Loja Virtual |

Vender com frete grátis

Confira dicas fundamentais de porque vender com frete grátis e, apesar dos custos do envio, obter lucratividade e aumentar o tráfego na sua loja virtual.

Redação

Redação

O frete grátis, sem dúvida nenhuma, é um atrativo fortíssimo para a realização de uma venda. Muitas vezes, o cliente até escolhe os produtos, vai para a finalização da compra, mas quando informa seu CEP e descobre o valor do frete, ele abandona o carrinho. Para ajudar a concretizar a venda, confira dicas fundamentais de porque vender com frete grátis e, apesar dos custos do envio, obter lucratividade e aumentar o tráfego na sua loja virtual.

Se por um lado, esse cliente que desistiu por causa do frete conheceu sua loja e seus produtos, e quem sabe em uma próxima vez ele vá até o final e realize a compra, por outro lado, ele gravou na memória que sua loja não tem um frete barato para sua região e, dificilmente, ele voltará tão cedo. Por isso, é legal traçar estratégias que resultem em vendas concretizadas, e uma dessas estratégias é o frete grátis.

Mas cuidado, não saia oferecendo frete grátis para todos e a toda hora. Coloque na ponta do lápis, faça cálculos, estude os números e avalie se vale a pena e se a lucratividade será boa, porque a verdade é que o frete grátis só existe no imaginário do cliente, porque para o lojista ele não existe.

O frete é um ponto fundamental para uma loja virtual. Afinal, além do custo do produto, ainda há mais um valor a ser pago, e muitos clientes, por inúmeros motivos, naquele momento, não estão dispostos a arcar com mais essa despesa, e desistem da compra.

Objetivo do frete grátis

O objetivo de cada lojista, no momento de oferecer o frete grátis, pode variar. Mas existem alguns motivos que são mais comuns, por exemplo:

  • Divulgar a loja aumentando o tráfego: utilizar o frete grátis como fator atrativo para novos visitantes e, também, clientes fiéis. Pode ser por um período de tempo, como 24 horas ou final de semana. Esse tempo de início e fim estimula a decisão rápida de compra.

  • Promover um produto ou categoria: selecionar alguns itens para aumentar as conversões de vendas deles, aproveitando para, quem sabe, desencalhar o estoque.

  • Aumentar o ticket médio de venda: estipular um valor mínimo de compra para poder ser beneficiado com o frete gratuito. Muitas vezes, para alcançar o valor, o cliente compra uma ou algumas peças a mais.

Margem de lucro

Preste atenção a esse item, pois a margem de lucro é muito importante quando se pensa em oferecer frete grátis. O custo de envio do produto para o cliente fica todo a cargo da loja virtual e é necessário avaliar se a margem de lucro ainda vai valer a pena.

Ao oferecer o frete grátis para o cliente, primeiro calcule os custos do envio e a lucratividade a ser alcançada mesmo nas regiões mais remotas. Se a conta fechar e o lucro compensar a despesa do frete, então vá em frente. Porém, fique alerta em relação à margem de lucro, pois muitas vezes o perfil de comprador pode mudar devido à localização.

Estude alguns produtos da sua loja que são os mais queridinhos pelo público para entrarem na oferta do frete grátis e gerar mais vendas e, assim, um maior ticket médio, compensando a despesa com o frete.

As transportadoras podem ser grandes aliadas na hora de oferecer o frete grátis. Basta aprender a negociar com elas de forma que todos saiam ganhando. Mantenha uma relação próxima com as transportadoras para que, a cada intenção de promover o frete grátis em sua loja, fique mais fácil entrar em um acordo, por exemplo, sobre o volume de entregas ou a região.

E não se esqueça da logística reversa. Quando o cliente decide devolver o produto que comprou, o custo também fica por conta da loja. Inclua esta possível despesa nas contas também.

Além disso, vale reiterar que lojistas com produtos de público muito sensível a preço podem sofrer ao adotar o frete grátis, pois muito consumidor consulta buscadores de preço e quem mostra o frete só no carrinho vai sair na vantagem nesse caso. Por causa disso, é importante você conhecer muito bem o mercado dos seus produtos e seus concorrentes.

Qualidade da entrega

Só porque seu cliente não vai pagar pelo frete, não significa que a qualidade de entrega possa ser ruim. A experiência de compra do cliente nunca deve ser esquecida, ou seja, com frete grátis ou não, ele efetuou uma compra em sua loja e espera que o produto chegue em sua casa no prazo estipulado, conforme qualquer outra compra.

Para melhor atender a expectativa de espera pela chegada da mercadoria em casa, disponibilize aos clientes os códigos de rastreamento para que ele acompanhe todo o processo.

E, caso algo dê errado, como atraso na entrega, preste toda a assistência ao seu cliente. Isso faz toda a diferença para a experiência de compra e fidelização.

Em resumo

Promover vendas com frete grátis atrai, e muito, a clientela para sua loja virtual, afinal essa modalidade ainda é vista como uma vantagem e o público em geral gosta de vantagens e descontos. Além de atrair, ele pode gerar um ticket médio de vendas maior que o normal e, ainda, ajudar a diminuir o estoque, tudo depende do seu objetivo. Entretanto, não esqueça de calcular todas as despesas que sua loja terá para que seja possível manter a margem de lucro ideal para que sua loja continue prosperando. Boas vendas! 😊