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Qual o próximo passo para o seu negócio continuar crescendo?

É preciso estar sempre buscando novas direções para a sua empresa, se atualizar e entender aquilo que o mercado está precisando para não ficar pra trás.

Redação

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Então, você já possui um negócio e ele parece estar indo bem. Só que, apesar das contas estarem no azul, chegou um momento em que você percebeu que poderia estar ganhando mais, ou fazendo algo além daquilo a que já se dedica hoje.

Mas como? O que fazer?

O primeiro passo para te ajudar a responder essas perguntas é atacar o problema de dentro para fora.

Confira agora algumas dicas que vão te ajudar a melhorar o seu negócio para que ele continue crescendo e se tornando cada vez mais lucrativo:

1) Corrija as rotas falhas

O primeiro passo antes de começar a crescer é entender quais são as possíveis melhorias e correções de que o seu negócio precisa. É como uma reforma de casa: não adianta erguer mais um andar se o primeiro ainda está com infiltração. É preciso corrigir os problemas antes de expandir.

E um bom jeito de fazer isso é pedindo a opinião dos seus principais clientes. Com certeza, aqueles mais próximos a você sabem te dizer o que você poderia estar fazendo melhor. Escute, aprenda e implemente.

2) Estude a concorrência

Quanto tempo do seu dia você tira para analisar o que o seu concorrente está fazendo? Quais foram as últimas campanhas do mesmo segmento da sua empresa que você viu na TV, no rádio ou na internet?

Você acredita que tem dado a devida atenção para os negócios que competem com o seu?

Se você ainda não faz nada disso, esse é o momento de se debruçar e descobrir o que eles estão fazendo e somar esse conhecimento à experiência que você já possui dos anos à frente do seu negócio.

Você verá que, de posse dessas duas frentes de atuação (análise + experiência), você logo irá encontrar uma maneira de estar um passo à frente do seu concorrente em sua próxima iniciativa.

3) Reavalie a experiência do consumidor

Vivemos em uma era em que a experiência é o maior valor agregado que o seu produto pode oferecer. Pense em personalizações, diferenciais que vão desde o produto até a forma como você se relaciona com o seu cliente. Você o chama pelo nome? Sabe quando é o seu aniversário? De que cor ele mais gosta baseado no padrão de compra dele? Pequenos detalhes como esse podem fazer toda a diferença quando ele está comprando com você ou com o seu concorrente.

Trata-se não mais de uma prestação de serviços ou uma venda de produtos apenas, mas sim, de um relacionamento entre marca e ser humano. Pensando nisso, fica bem mais fácil pensar a respeito: como você pode surpreender a pessoa que está do outro lado do balcão ou da telinha do computador?

4) Reveja a sua presença online

Aja como um stalker da sua própria marca e faça o seguinte exercício: busque por ela nos principais ambientes online - buscadores, redes sociais, sites de resenhas. O que aparece? Críticas positivas? Negativas? Nada?

Apenas por essa busca inicial você já poderá sentir como a sua marca está sendo percebida pelo consumidor que procura por ela na internet.

Uma excelente forma de crescer é se certificar de que a sua marca é encontrável - endereços e telefones devem estar atualizados, e é sempre bom que haja um site para centralizar todas as informações de contato e de apresentação da empresa, ou que as redes sociais mais adequadas ao seu público estejam sendo atualizadas para fomentar conversas sobre ela.

E dependendo do seu produto, depois que tudo isso já estiver em andamento, talvez seja o momento de começar a pensar em expandir suas vendas para a internet, afinal, a praticidade tem feito cada vez mais parte do pacote de experiência que as pessoas têm consumido. Então, que tal começar hoje mesmo a colocar essas pequenas atitudes em prática para fazer o seu negócio crescer ainda mais no ano que vem?

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Que tal dar o próximo passo para o seu negócio crescer?

Leia também: Como transformar sua loja física em virtual?

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Referências:

https://blog.minestore.com.br/custos-vantagens-loja-fisica-virtual/
https://freesider.com.br/produtividade-e-gestao/como-aumentar-as-vendas-de-um-negocio/
https://www.agendor.com.br/blog/o-que-e-experiencia-do-cliente/