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Qual o próximo passo para o seu negócio continuar crescendo?

É preciso estar sempre buscando novas direções para a sua empresa, se atualizar e entender aquilo que o mercado está precisando para não ficar pra trás.

Redação

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Então, você já possui um negócio e ele parece estar indo bem. Só que, apesar das contas estarem no azul, chegou um momento em que você percebeu que poderia estar ganhando mais, ou a hora em que sente que pode explorar novos mercados e possibilidades dentro do seu negócio.

Se você quer dar esse próximo passo para fazer a sua marca crescer, por onde começar?
Confira agora algumas dicas que vão te ajudar a melhorar o seu negócio para que ele continue crescendo e se tornando cada vez mais lucrativo:

O primeiro a se fazer é atacar o problema de dentro para fora.

1) Corrija as rotas falhas

O primeiro passo antes de começar a crescer é entender quais são as possíveis melhorias e correções de que o seu negócio precisa. É como uma reforma de casa: não adianta erguer mais um andar se o primeiro ainda está com infiltração. É preciso corrigir os problemas antes de expandir.

E um bom jeito de fazer isso é pedindo a opinião dos seus principais clientes. Com certeza, aqueles mais próximos a você sabem te dizer o que você poderia estar fazendo melhor. Escute, aprenda e implemente.

Afinal, você não quer que seu negócio cresça de forma desgovernada e desorganizada, certo? Às vezes é importante dar esse passo atrás e olhar com certo distanciamento, para que o crescimento não seja uma dor de cabeça no futuro.

2) Estude a concorrência

Quanto tempo do seu dia você tira para analisar o que os seus concorrentes estão fazendo? Quais foram as últimas campanhas do mesmo segmento da sua empresa que você viu na TV, no rádio ou na internet?

Você acredita que tem dado a devida atenção para os negócios que competem com o seu?

Se você ainda não faz nada disso, esse é o momento de se debruçar e descobrir o que eles estão fazendo e somar esse conhecimento à experiência que você já possui dos anos à frente do seu negócio.

Você verá que, de posse dessas duas frentes de atuação (análise + experiência), você logo irá encontrar uma maneira de estar um passo à frente do seu concorrente em sua próxima iniciativa.

3) Reavalie a experiência do consumidor

Vivemos em uma era em que a experiência é o maior valor agregado que o seu produto pode oferecer. Pense em personalizações, diferenciais que vão desde o produto até a forma como você se relaciona com o seu cliente. Você o chama pelo nome? Sabe quando é o seu aniversário? De que cor ele mais gosta baseado no padrão de compra dele? Pequenos detalhes como esse podem fazer toda a diferença quando ele está comprando com você ou com o seu concorrente.

Trata-se não mais de uma prestação de serviços ou uma venda de produtos apenas, mas sim de um relacionamento entre marca e ser humano. Pensando nisso, fica bem mais fácil pensar a respeito: como você pode surpreender a pessoa que está do outro lado do balcão ou da telinha do computador?

4) Reveja a sua presença online

Aja como um stalker da sua própria marca e faça o seguinte exercício: busque por ela nos principais ambientes online - buscadores, redes sociais, sites de resenhas. O que aparece? Críticas positivas? Negativas? Nada?

Apenas por essa busca inicial você já poderá sentir como a sua marca está sendo percebida pelo consumidor que procura por ela na internet.

Uma excelente forma de crescer é se certificar de que a sua marca é encontrável - endereços e telefones devem estar atualizados, e é sempre bom que haja um site para centralizar todas as informações de contato e de apresentação da empresa, ou que as redes sociais mais adequadas ao seu público estejam sendo atualizadas para fomentar conversas sobre ela.

E dependendo do seu produto, depois que tudo isso já estiver em andamento, talvez seja o momento de começar a pensar em expandir suas vendas para a internet, afinal, a praticidade tem feito cada vez mais parte do pacote de experiência que as pessoas têm consumido. Então, que tal começar hoje mesmo a colocar essas pequenas atitudes em prática para fazer o seu negócio crescer ainda mais nos próximos meses?

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Que tal dar o próximo passo para o seu negócio crescer?

Leia também: Como transformar sua loja física em virtual?

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Referências:

https://blog.minestore.com.br/custos-vantagens-loja-fisica-virtual/
https://freesider.com.br/produtividade-e-gestao/como-aumentar-as-vendas-de-um-negocio/
https://www.agendor.com.br/blog/o-que-e-experiencia-do-cliente/