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Qual a importância de um domínio próprio?

Como uma URL personalizada transforma o modo como o consumidor enxerga sua loja Credibilidade e confiança. Só com essas duas palavras já dá pra responder a pergunta central a que este texto se

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Como uma URL personalizada transforma o modo como o consumidor enxerga sua loja

Credibilidade e confiança. Só com essas duas palavras já dá pra responder a pergunta central a que este texto se propõe. Ter um domínio próprio para o seu e-commerce é passar para o cliente uma imagem de seriedade, comprometimento e segurança. É falar para ele: “Ei, aqui você pode comprar sem medo!”.

O domínio de um site vem em primeiro na ordem dos fatores captados pelo consumidor. Antes de reparar na logo da sua marca, no design da página ou mesmo no conteúdo, o cliente cria uma imagem inconsciente baseada no domínio da sua loja. **Ter o domínio do site equivale a oferecer ao consumidor um e-commerce com identidade própria, um lugar exclusivo na rede. **

Você já deve ter percebido que lojas com domínio próprio são encontradas muito mais facilmente pelos sites de busca. Isso acontece porque a posse de um domínio permite que você selecione palavras-chaves para tornar seu e-commerce mais rastreável dentro da rede. Fica muito mais fácil fazer seu cliente chegar até você! Além disso, é pouco provável que alguém memorize o endereço do seu site se ele for extremamente longo e pouco intuitivo.

Ter uma URL personalizada com o nome da sua marca também evita que o consumidor fique em dúvida se está no lugar certo. Acessar uma loja virtual cuja URL difere do nome da marca causa incerteza e no mínimo um pouco de desconfiança, já que não fica claro se o site é mesmo oficial. E já que ter o próprio domínio não é nenhum bicho de sete cabeças, tenha em mente que seu cliente já espera isso da sua marca. Afinal, se ele vai confiar no seu serviço, precisa se sentir seguro o suficiente para realizar a compra.

Na hora de determinar seu domínio, procure fazer uma escolha que reflita com clareza o tipo de produto que você vende. Aposte em algo fácil de ser memorizado, faça brainstorms e deixe de lado as ideias muito temporais, que sairão de moda e serão esquecidas dentro de alguns anos. Palavras curtas e de pronúncia simples também são uma ótima opção. É o caso, por exemplo, de sites como cade.com.br, danone.com.br ou coca-cola.com.br. Estrangeirismos são inimigos nesse momento. Sites como schwart.com.br dificilmente serão lembrados, já que a palavra não fica clara na memória do consumidor (ainda que seja curta).  

Escolhido o nome, o primeiro passo é verificar se o domínio está disponível ou se já existe na rede. O site registro.br é a melhor opção para realizar essa tarefa. Caso já tenha sido registrado, você encontrará sugestões similares que podem ser utilizadas. Decidiu sua URL? Para oficializá-la você precisa fornecer alguns dados como CPF e um número de telefone válido.

Feito o cadastro, é só realizar o pagamento e configurar o seu domínio para começar a usar sua página. A minestore criou para você um tutorial bem simples de como fazer isso: dá uma olhada aqui! É rapidinho e muito importante para finalizar o processo.

Lembre-se: ter uma URL personalizada é fácil, rápido e com certeza será um dos investimentos mais importantes para que seu e-commerce seja visto com seriedade. Vamos começar?