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Quais métricas de desempenho são importantes para seu ecommerce?

Rastrear e avaliar métricas de desempenho ajuda a medir o sucesso da sua loja virtual As métricas de desempenho são dados que ajudam a medir e determinar o sucesso de um ecommerce – costumamos

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Rastrear e avaliar métricas de desempenho ajuda a medir o sucesso da sua loja virtual

As métricas de desempenho são dados que ajudam a medir e determinar o sucesso de um ecommerce – costumamos colocar nesse balaio dados como a taxa de conversão, número de visitas e tempo médio de acesso, por exemplo. Há uma infinidade de métricas que podem ser avaliadas na sua loja virtual, mas o mais importante de tudo é saber quais delas são ideais para acompanhar e medir o desenvolvimento da sua loja, especificamente. Começamos esse post com uma lista das principais métricas e, depois, contamos o que você pode fazer com todas elas. Spoiler: ainda não temos nenhuma receita milagrosa 😀

As principais métricas para avaliar na sua loja virtual

Nessa lista, estão as métricas mais comuns utilizadas para análises de marketing digital. Todos esses termos povoam textos e artigos internet afora – garantimos que você já deve ter ouvido alguns deles –, e a descrição de cada um vai ajudar a entender melhor os indicadores de sucesso da sua loja virtual. Vale lembrar, no entanto, que os termos podem variar um pouco, ainda que as métricas a que eles se referem sejam basicamente as mesmas.

Conversão/Taxa de Conversão – o número de pessoas que realizaram uma ação desejada. Essa ação é algo que você tinha em mente como objetivo para uma campanha e pode variar de ‘completar o email num sign-up’ a ‘comprar determinado produto’ ou ‘assinar uma newsletter’.

Leads – potenciais conversões. As pessoas que podem ser leads são todas aquelas que se interessam (ou podem descobrir que têm interesse) pelo seu produto ou serviço. Relaxa: é uma categoria bastante ampla mesmo.

Engajamento/Taxa de Engajamento – o número total de curtidas, comentários e compartilhamentos de um post (diferente, portanto, dos números de visualização).

Alcance – o número que determina o tamanho do público com o qual você está se comunicando (no Facebook, por exemplo, há os números do alcance orgânico e do alcance pago, que ajudam a visualizar bem esse conceito).

Impressões – o número de pessoas que visualizam uma página da sua loja virtual ou um post/tweet/foto nas mídias sociais.

Funil – considera-se funil de conversão como o caminho que um lead segue até converter, fechando uma compra, assinando uma newsletter ou cumprindo o objetivo da sua campanha.

Visitas x Visitas únicas – o número de visitas conta cada acesso que sua loja virtual teve, sem considerar pessoas que acessaram a loja mais de uma vez. O número de visitas únicas, então, conta quantas pessoas acessaram determinada página.

Taxa de Rejeição (Bounce rate) – essa taxa considera a porcentagem de pessoas que abrem sua página da web e fecham a página imediatamente, visualizando apenas aquela página.

Taxa de saída – conta a porcentagem de pessoas que saíram da sua loja virtual de determinada página, mesmo tendo acessado outras páginas antes dela. É uma métrica importante para perceber o comportamento do cliente dentro da sua loja.

Tempo médio de acesso – a medida, em minutos e segundos, do tempo que um cliente passa no seu site antes de sair.

Taxa de crescimento da audiência – uma comparação da sua audiência atual com a audiência de um tempo determinado no passado (última semana, último mês, último ano etc.).

Taxa média de engajamento – os números de engajamento considerados com relação à quantidade total de seguidores.

Taxa de resposta – é possível medir essa taxa considerando a sua velocidade para responder a comentários e perguntas nas mídias sociais ou a velocidade do time de marketing para entrar em contato com leads em algum ponto do funil de conversão.

Número de inbound links – Inbound links são todas as menções e redirecionamentos de outras páginas para a página da sua loja virtual. É uma medida bem importante para os mecanismos de SEO.

O que querem dizer todos esses números? Qual é o mais importante para uma loja virtual?

Pois bem: se há uma verdade minimamente incontestável sobre administrar uma loja virtual é que cada ecommerce tem uma origem e um destino próprios, e é muito difícil aplicar a mesma receita de bolo em todas as lojas virtuais do mundo todo. Aí é que entra o seu talento de administrador e marketeiro virtual. Na minestore, concentramos nossos esforços em ajudar cada lojista a encontrar o melhor caminho para vender muito online. Isso normalmente envolve considerar a natureza de cada loja virtual particularmente – produtos, público-alvo, modos de divulgação etc. – para encontrar o melhor jeito de lidar com essas métricas.

Um dos indicativos mais comuns para o sucesso da sua loja virtual é a taxa de conversão. No ecommerce brasileiro, a taxa de conversão média gira em torno de 1,5%, o que significa 15 vendas a cada 1000 visitas em lojas virtuais (isso envolvendo desde os gigantes do ecommerce até os pequenos varejistas virtuais). Quando você planeja uma campanha de marketing, deve ter em mente *quais métricas você quer mudar *(para mais ou para menos). Portanto, esses números guiam várias ações dentro da sua loja virtual, e são um jeito de mensurar quantitativamente o que está melhorando por lá. Daí por que é tão importante escolher algumas delas – seja o número de assinantes da newsletter, a taxa de conversão, o número de visitas etc. – para registrar e acompanhar sempre.

Dentre todas as métricas que apresentamos nessa lista, algumas são mais adequadas para medir o sucesso do seu ecommerce do que outras. Há métricas que servem puramente à vaidade: é claro que é bacana perceber que a taxa de rejeição diminuiu ou que o tempo médio de acesso está maior, mas no que isso impacta sua loja de verdade? Outras métricas, quando combinadas, te ajudam a medir com maior exatidão o que está acontecendo – e servem como estopim para campanhas de marketing virtual.

Por último – mas não menos importante –, vem o fato de que as métricas, mesmo sendo ferramentas incríveis, ajudam a mensurar apenas quantitativamente o que está acontecendo com sua loja virtual. Há ainda outra medida na qual você deve prestar atenção, e ela é de natureza mais qualitativa: aquele comentário positivo de um cliente, o email da pessoa que comprou e adorou o produto, aquele desconhecido que compartilhou sua página porque se identificou bastante etc. etc. Preste atenção nisso também: esse tipo de métrica, ainda que não possa ser colocada com exatidão numa planilha, mostra o quanto seu negócio pode mudar a vida das pessoas para melhor. O que é ótimo :)

Fontes e mais leitura: aqui e aqui.