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Quais etapas da venda online ficam com a minestore?

Aqui, nós cuidamos da tecnologia para você poder focar nos outros aspectos que farão o seu negócio decolar. Vem com a gente entender como isso funciona.

Redação

Redação

Mapeamos a jornada das vendas virtuais para poder explicar, passo-a-passo, cada etapa do processo que fica conosco, aqui na minestore, e quais responsabilidades ficam com você, lojista.
Quer ver só como é simples? Vem com a gente:

Etapa 0 - BRANDING

Quando nasce a alma do negócio.

Uma loja virtual deve ser mais do que apenas um site de venda de produtos. É preciso existir primeiro uma marca por trás dela, algo que irá gerar identificação nos consumidores.
É geralmente essa relação entre os valores da sua empresa e os valores dos seus clientes que será o principal motivador para a compra.

Já falamos em detalhes sobre a importância do branding para o seu e-commerce, por isso, vale a pena considerar um tempinho para entender que a responsabilidade de como o seu negócio será representado é a primeira decisão importante que você precisa tomar.

Etapa 1 - ESCOLHA DO PRODUTO

O que você vai vender?

Esta etapa nasce praticamente com a anterior, já que sua marca e seu produto deverão caminhar juntos. Mas, achamos importante separar aqui para que você, lojista, tire algum tempo para pensar a respeito de todas as implicações da escolha do produto que irá vender. Para isso, várias perguntas devem ser respondidas:

  • É você quem irá produzir o produto? (algo como slow fashion)
  • Ou você irá comprá-lo de algum revendedor? (e por isso, já tem um fornecedor em vista? - lembrando que já falamos de opções de melhores produtos para revender)
  • Ou ainda, será um infoproduto? (algum tipo de curso ou consultoria prestada digitalmente)
  • Você irá personalizar o seu produto?
  • Seu produto tem data de validade?
  • Seu produto sofre influência da sazonalidade? (muda muito rápido, ou quase não muda?)

Cada resposta influencia na maneira como a sua loja irá se comportar, portanto, ter a certeza daquilo que se está propondo logo no início evita muita dor de cabeça lá na frente.

Etapa 2 - LOGÍSTICA DE ENTREGA

Como o seu produto irá chegar até o seu cliente?

A partir do momento em que você define o que irá vender, deve pensar também em como irá enviar o seu produto ao cliente.
Para isso, é preciso ter dois fatores em mente: a embalagem e o custo do transporte.

Pense sempre na embalagem como algo além de uma simples proteção. Ela é parte da sua identidade e portanto, vale a pena começar a pensar nela lá na etapa do branding.

Quanto ao custo, tudo depende da opção de frete que você achar mais interessante para o seu negócio. No Brasil, existem algumas opções disponíveis que você pode cadastrar na minestore no momento em que estiver criando sua loja. Conheça as diferentes opções de frete aqui.

Etapa 3 - CADASTRO NA MINESTORE

Enfim, chegou a hora de abrir sua loja!

Com tudo definido, é hora de fazer seu cadastro na minestore para começar a criar a sua loja! Reúna todas as informações, pegue um café, sente em frente ao computador e acesse este link.

Depois de um breve cadastro, você será direcionado ao painel administrativo da sua loja. Aqui começa a aventura de cadastrar todos os produtos - não se esqueça de caprichar nas fotos e nas descrições! Elas ajudarão a fazer seus clientes se apaixonarem pelo seu produto.

Ah! Bem importante, esse cadastro inicial é GRATUITO! Se você quiser, depois pode fazer o upgrade para outros planos (UP, Plus e Prime), que possuem outras funcionalidades, mas o plano Trend, a versão inicial da minestore, já possui tudo o que você precisa para começar a vender (não há mensalidade, somente uma taxa administrativa de 2,99% por pedido efetivado - paga pelo seu cliente).

Dentro do painel da minestore você irá encontrar uma ferramenta de inserção de produtos super fácil de entender. Os assuntos ficam todos agrupados no menu lateral para que você sempre saiba onde está cada coisa que precisar.

Alguns aspectos importantes desta etapa:

  1. O novíssimo editor de temas da minestore.
    Por ele, você consegue montar o visual da sua loja de uma maneira totalmente personalizável, para deixá-la do jeitinho que você quiser. A partir de três layouts-base iniciais, você escolhe como combinar as opções de módulos para montar sua loja. E o que é melhor: sem precisar saber programar! É tudo intuitivo.
    Ah, e pode ficar tranquilo porque a minestore estudou tudo que existe de mais avançado em relação a experiência do usuário e usabilidade para que seu cliente tenha a melhor navegação durante a visita a sua loja.

  2. Segurança é com a gente
    Todos os lojistas da minestore recebem o certificado SSL gratuitamente, o que transmite muito mais credibilidade para a sua loja. Não sabe o que é isso? Explicamos o que é um certificado de segurança aqui.

  3. A escolha do gateway de pagamento
    A minestore trabalha com as principais opções do mercado e cada uma delas oferece diferentes benefícios e taxas que você deve levar em consideração na hora de escolher a mais adequada para o seu negócio. Explicamos cada uma delas em detalhes aqui.

  4. A criação dos termos de uso da sua loja.
    Nenhum lojista pode começar a vender online se não informar de forma clara como a relação entre a loja e o cliente irá acontecer. Lembrando que a minestore não interfere em decisões de troca, devolução ou outros aspectos que você queira trazer para a negociação que está ofertando, portanto, cabe ao lojista informar como isso irá acontecer. Demos várias dicas sobre como não esquecer de nada na hora de redigir seu termo aqui.

Etapa 4 - DIVULGAÇÃO

Tudo pronto? É hora de começar a divulgar sua loja!

Agora que sua loja está no ar, é hora de convidar as pessoas para conhecê-la. Saber buscar seu público na internet é parte do sucesso de um negócio virtual e o blog da minestore está cheio de dicas sobre esse assunto!

Aqui você encontra 5 maneiras de divulgar sua loja virtual. E não se esqueça: as redes sociais são suas grandes aliadas nessa etapa. Investir em uma boa presença nelas para começar a estabelecer um relacionamento verdadeiro com seu público é parte daquele posicionamento que você começou a construir lá atrás, na etapa de branding.

Etapa 5 - PEDIDO DE COMPRA

Sua primeira venda aconteceu! E agora?

Seu esforço de divulgação deu certo e atraiu clientes interessados no estilo da sua loja. O que acontece a partir daqui é uma responsabilidade compartilhada entre a minestore, os gateways de pagamento e você, lojista. Para facilitar, criamos uma tabela com cada uma das etapas do pedido de compra e as responsabilidades de cada envolvido:

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Etapa 6 - PÓS-VENDA

Porque a venda é só o começo…

Então, sua primeira venda aconteceu. Agora você tem uma oportunidade incrível de fidelizar seu cliente, fazer com que ele volte a comprar com você e, ainda melhor: que ele se torne um influenciador da sua marca, contando para as pessoas do círculo social dele ou dela que a experiência de compra na sua loja foi incrível!

Deixamos aqui algumas dicas práticas para fidelizar seu cliente.
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Viu como é fácil?

Com as responsabilidades divididas, fica muito mais tranquilo gerenciar sua loja online.
Deixe toda a parte tecnológica nas mãos de uma empresa experiente como a minestore, assim, você fica tranquilo para tocar o seu negócio focando sua atenção naquilo que realmente importa: o seu produto.

Que tal começar sua loja virtual com a minestore agora mesmo? É gratuito!

Clique aqui para saber mais =)
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Referências:

https://blog.minestore.com.br/quanto-custa-criar-uma-loja-virtual/
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-passo-a-passo-das-vendas-virtuais,1156a674acbc5410VgnVCM2000003c74010aRCRD