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Por que ninguém compra da minha loja virtual?

Os 10 principais motivos – e possíveis soluções para eles Uma pesquisa divulgada pelo Alex O’Byrne, do wemakewebsites.com, analisou 19.000 pessoas (em 2012, mas as razões ainda são bem atuais) e

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Os 10 principais motivos – e possíveis soluções para eles

Uma pesquisa divulgada pelo Alex O’Byrne, do wemakewebsites.com, analisou 19.000 pessoas (em 2012, mas as razões ainda são bem atuais) e chegou aos 14 principais motivos pelos quais as pessoas não concluem suas compras em uma loja virtual. Separamos aqui os 10 motivos que foram apontados como os maiores problemas na hora de comprar online e possíveis soluções para eles.

1. Custos inesperados na hora da compra (56%)
A chave para evitar esse tipo de problema é mostrar os custos de envio e outras taxas sobre a compra o mais cedo possível. Se há frete grátis, é legal mostrar isso já na página do produto – sabendo que não haverá mais nenhum custo, o visitante se sente bem mais inclinado a fechar a compra.

2. “Eu só tava dando uma olhada” (37%)
Nesse caso, parece que não há muito a se fazer. Mas, se você otimizar algumas coisas na sua loja, vai garantir que essa olhadinha se converta em compras posteriormente. Procure oferecer uma experiência de navegação legal e um conteúdo bacana (aproveitando para convidar para um café assinar a newsletter). Além disso, se a pessoa deixar o carrinho abandonado, você também pode mandar emails de “sentimos sua falta!”.

3. Encontrei um preço melhor em outro lugar (36%) e 4. Achei tudo muito caro (32%)
Quando seu preço é muito diferente do de seus competidores, você deve explicar a seus clientes por que é mais vantajoso comprar na sua loja e não em outras. O ponto aí é ter uma boa value proposition, aquele motivo pelo qual você é especial e vai assegurar a melhor experiência de compra ao seu cliente. Outra tática boa é apresentar reviews de compradores sobre os seus produtos – pode encorajar outras pessoas a confiarem mais em você.

5. Decidi não comprar**(26%)**
Definitivamente, a coisa mais importante depois de conseguir uma venda é conseguir o email da pessoa que visitou sua loja virtual. Isso porque, se você não conseguiu vender na primeira visita, poderá vender para a pessoa depois, principalmente se continuar em contato e oferecer vários produtos relacionados que podem interessá-la.

6. O site é muito complicado e não consegui encontrar nada (25%)
Para o e-commerce, a regra é clara: mantenha tudo bem simples e deixe em sua loja só o que as pessoas precisam. Produtos em destaque, categorias bem pensadas e um checkout simplificado. Isso, você pode assegurar já na plataforma que está usando – boas plataformas costumam ter temas mais bem pensados.

7. O site é lento e bugou todo (24%)
Poooor favor! A parte mais difícil de todas – conseguir que as pessoas cheguem até a sua loja e olhem seus produtos – você já conseguiu. Aí, na coisa mais básica e web 1.0 possível, você vai falhar? Ruim, bem ruim! Garanta que sua plataforma é funcional e não vai te deixar na mão o tempo todo.

8. O processo tava muito complicado e demorando demais (21%)
Se o seu checkout é muito complicado, com cadastros enormes, três ou quatro passos, o comprador pode se desmotivar e largar tudo pela metade. (sem querer se gabar, mas a minestore tem um checkout ultrassimples de apenas duas páginas :D). É legal, também, que você teste periodicamente o processo de compra da sua loja, pra ver se tudo está correndo bem.

9. Muitos problemas com o pagamento (18%)
É importante otimizar o checkout o tempo todo, e garantir que o gateway de pagamento da sua loja seja prático e não acabe impedindo o cliente de fechar sua compra.

10. Não achei o site muito seguro (17%)
Novamente, aqui é bom que o site esteja rodando em https e que seu gateway de pagamento seja bem confiável. Para tranquilizar o cliente, conte a ele sobre tudo isso – e use vários depoimentos de outros clientes.