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Por que fidelizar clientes é essencial para sua loja virtual não fechar as portas?

Fidelizar clientes é essencial para qualquer loja virtual. Porém, você, gestor, sabe como otimizar o processo por meio da tecnologia? Confira no post!

Redação

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Fidelizar clientes é uma das principais metas dos gestores de uma loja virtual. Sabendo que a prioridade é promover uma experiência positiva, ter em mente ações que vão mais além do atendimento prestado é algo fundamental. Estamos falando aqui de estratégias para encantar os consumidores e fazê-los, não apenas retornar à loja, como também recomendá-la a outras pessoas.

Você sabia que 69% das pessoas indicariam uma empresa a amigos após uma experiência de atendimento positiva? Portanto, é hora de fazer uma auto-análise do negócio e investir em ações que possam fidelizar clientes.

Porém, será que existe alguma fórmula ou estratégia efetiva para converter seus consumidores em defensores da marca? Continue acompanhando o conteúdo para saber mais sobre o assunto!

O comportamento dos consumidores mudou (e muito)

Independente do segmento trabalhado, o que movimenta e mantém qualquer loja virtual ão os clientes. Sabendo disso, e somada a uma ampla concorrência, muitas lojas buscam se posicionar para alcançar as metas de venda estipuladas. E mais do que isso: converter seus consumidores em fiéis seguidores da marca.

Mas, como se destacar diante de um mercado cada vez mais atento e exigente?
Afinal, muito desse desafio de fidelizar clientes se deve justamente a essa nova forma que estes lidam com os produtos e os serviços. Isto é, o avanço tecnológico, sobretudo referente ao acesso às informações, fez com que os indivíduos assumissem uma postura mais ativa durante sua jornada de compra.

Dito isso, podemos afirmar que os consumidores já não são mais os mesmos, uma vez que eles estão muito mais atentos aos detalhes dos produtos, dos serviços ou da experiência com a empresa de forma geral.

Neste momento, os gestores são convocados a uma reflexão sobre as estratégias adotadas pela empresa ao lidar com seus consumidores. Principalmente se o intuito for fidelizá-los em clientes.

Leia também: Dicas para fidelizar o consumidor de e-commerce

Tecnologia: essencial para fidelizar clientes?

Para auxiliar com a meta de fidelizar clientes, os gestores podem contar com a tecnologia como aliada. Portanto é importante se atentar quanto às soluções de mercado.

Neste caso, é possível contar com um programa de fidelidade ou ferramentas específicas, como é o caso de softwares e de aplicativos de automação comercial. Por meio desse tipo de solução, o gestor pode investir na criação de campanhas específicas para fidelizar mais clientes. Por exemplo, a cada aquisição de algum produto, o consumidor ganha pontos acumulativos para trocar em outras mercadorias.

Ou então se o cliente adquire até determinado valor, ele poderá obter um desconto na próxima compra. Aqui, o que vale é analisar o sistema de premiação, e compreender o que é mais atrativo aos consumidores.

Por meio de um sistema de automação comercial, sua loja virtual pode realizar ações distintas. Por exemplo, valores promocionais para determinados produtos que possuem, ou não, mais saída em determinada época ou determinada cidade.

Deste modo, os gestores conseguem visualizar com mais facilidade as ações mais efetivas. Isto é, uma visão mais horizontal do negócio como um todo.

E sabe qual a melhor parte? O gestor pode acompanhar todos os processos através da tela do seu tablet ou smartphone, ideal para um controle remoto, mais prático e dinâmico.

Explore um software de gestão de relacionamento

Outra ferramenta digital que auxilia os gestores a fidelizar clientes é o software CRM.

Com essa solução, é possível lidar com cada cliente ou prospect de forma individual. Ou seja, antecipar não só os desejos como também as necessidades dos consumidores. Deste modo, o gestor estreita os laços e torna a interação ainda mais efetiva.

Tendo acesso a todo o histórico e a informações valiosas sobre os clientes, é possível criar campanhas direcionadas a eles, como oferecer produtos de interesse ou descontos em mercadorias similares às já adquiridas anteriormente.

De forma geral, o software CRM agiliza a solução de problemas, potencializando o trabalho do gestor e de toda a equipe. Principalmente com relação à análise de resultados. A utilização do CRM também centraliza todos os processos, de modo que toda a gestão é feita em um só lugar. Isto é, também contribui para a redução de custos.

Vale destacar que a ferramenta é bastante acessível, proporcionando mais agilidade para lidar com as demandas internas, além do controle mais apurado do relacionamento com cada cliente.

O importante é se atualizar e investir!

Em síntese, a tecnologia, com todas as funcionalidades e facilidades, colabora para que a fidelização de clientes seja mais efetiva. Frente ao conhecimento das necessidades dos consumidores, a gestão torna-se mais simples e assertiva.

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*Este conteúdo é um guestpost e foi produzido pela equipe Teknisa.