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Por que é importante a sua loja participar da Black Friday?

Chega novembro e todo mundo só fala nela. Como se preparar, melhores descontos... mas você já se perguntou se a data vale realmente o esforço da sua marca?

Redação

Redação

No próximo dia 23 de Novembro acontece a tradicional Black Friday. A data, que nasceu do calendário americano, foi rapidamente incorporada pelo público brasileiro que já espera ansiosa pelos descontos acima da média daqueles praticados ao longo do ano.

Clientes aproveitam para antecipar as compras de Natal e varejistas esvaziam os estoques para o próximo ano. O que parecia uma situação de ganhos mútuos acabou se tornando uma verdadeira avalanche de promessas vazias e preços elevados com antecedência para simular descontos para os consumidores. Com isso, a data perdeu certa credibilidade e o consumidor ficou com o pé atrás.

Por isso, em um ano de tantas incertezas, vale a reflexão: será que é importante a sua loja participar desse movimento do varejo?

Alguns argumentos ainda apontam nessa direção. Por exemplo:

Estimativas do mercado

Apesar da desconfiança, o comportamento do consumidor já está se moldando para realizar suas compras durante a Black Friday.

O Google liberou uma pesquisa em que confirma que o movimento em direção a lojas e a busca por itens em promoção aumenta vertiginosamente durante a Black Friday. Por exemplo, as vendas em estabelecimentos físicos crescem 3,5 vezes em relação às outras sextas-feiras do ano.

As buscas por palavra-chaves também aumentam significativamente em novembro. Em 2016, itens como Chromecast chegaram a variar em +213% nesse período.

E os dados de faturamento do e-bit não deixam dúvida: o consumo durante a Black Friday tem aumentado gradativamente. A previsão é de um crescimento de pelo menos 15% neste ano.

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A perspectiva da Diretora de Negócios do Facebook Brasil, Gabriela Comazetto, é de que 80% dos brasileiros pretendem comprar algo nesta Black Friday, sendo que 59% pretende comprar itens pra eles mesmo e 23% pretendem presentear a família.

Fontes:
http://cio.com.br/opiniao/2017/12/01/black-friday-licoes-para-por-em-pratica-em-2018/
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-seller-day/

Oportunidade de primeiro contato com cliente

Um dos principais segredos a respeito da Black Friday é que a promoção pode durar apenas um dia, mas o relacionamento com o cliente conquistado nesse dia pode e deve durar para sempre.

É importante lembrar que o aspecto financeiro é uma excelente porta de entrada para o seu cliente, que pode estar namorando a sua loja há algum tempo, só esperando um desconto mais atrativo para finalmente realizar a primeira compra.

E é a partir do momento em que o cliente confirma o pedido que você deve entrar em ação. Cuidar do pós-venda e do relacionamento com esse cliente, entendendo seus hábitos, gostos e oferecendo-lhe outros produtos pelos quais ele talvez possa se interessar são uma garantia de obter não apenas um número expressivo de vendas durante a Black Friday, como também, mais um cliente fiel para a sua carteira.

Aproveitar o efeito manada

O que impulsiona grandes datas como a Black Friday ainda é o comportamento do ser humano de querer aproveitar uma boa oportunidade. De achar aquele grande desconto de que todos estão falando e depois comparar as compras com outras pessoas que também participaram da ação.

Portanto, que tal aproveitar esse momento em que o consumidor já se prepara para gastar um pouco a mais (afinal, as festas e o décimo terceiro permitem um gasto acima da curva), para lançar uma promoção? Algo no estilo pague dois e leve três pode ser excelente para cobrir os presentes de Natal de muitas pessoas da família e ainda aumentar o ticket médio da sua loja.

Black Friday é sinônimo de oportunidade. E as pessoas já sabem disso. Portanto, qualquer lançamento ou venda em maior escala que você possa deixar para fazer durante esse período, parecerá ainda mais atrativo aos olhos do público.

Os contras para a participação na Black Friday são tudo aquilo que pode queimar a sua loja aos olhos do cliente - falsos descontos, falta de estoque, um mau atendimento e uma entrega atrasada são apenas alguns dos exemplos da má impressão que o seu cliente pode ter da sua loja após experimentá-la durante a Black Friday.

Mas se você está organizado para se preparar para a demanda, então, vale a pena repassar os pontos que listamos acima.

O que acha de aproveitar o momento do mercado e do consumidor para vender ainda mais nessa Black Friday?

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Leia também: Black Friday: guia definitivo para o lojista da minestore

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Referências:

https://blog.minestore.com.br/como-preparar-sua-loja-virtual-para-a-black-friday/
https://blog.minestore.com.br/balanco-da-black-friday-2015/
https://blog.minestore.com.br/8-dicas-para-preparar-seu-e-commerce-para-a-black-friday/
https://blog.minestore.com.br/black-friday-guia-definitivo-para-o-lojista-da-minestore/
https://blog.minestore.com.br/black-friday-esta-na-hora-de-comecar-os-preparativos/
https://blog.minestore.com.br/previsoes-e-numeros-para-o-ecommerce-na-black-friday-2014/
https://blog.minestore.com.br/pesquisa-traz-dados-interessantes-sobre-a-black-friday-2015/
https://blog.minestore.com.br/confira-o-codigo-de-etica-para-a-black-friday-2014/
https://blog.minestore.com.br/descubra-como-receber-o-selo-black-friday-legal-2015/
https://blog.minestore.com.br/black-friday-promete-muitas-vendas-mesmo-em-tempos-de-crise/
https://blog.minestore.com.br/e-commerce-tera-mais-uma-black-friday-em-marco/
https://blog.minestore.com.br/guia-de-bordo-preparando-sua-loja-para-a-black-friday/
https://blog.minestore.com.br/e-se-eu-nao-quiser-participar-da-black-friday/
https://blog.minestore.com.br/black-friday-tres-em-cada-quatro-consumidores-pretendem-fazer-compras/
https://blog.minestore.com.br/confira-as-datas-comemorativas-mais-lucrativas-para-o-e-commerce/
https://blog.minestore.com.br/produto-barato-demais-pode-nao-vender-entenda/
https://blog.minestore.com.br/18-de-marco-dia-do-consumidor-brasil/
http://www.smarketsolutions.com.br/mercado/por-que-meu-varejo-deve-participar-da-black-friday/
https://conta.mobi/blog/black-friday-o-que-essa-promocao-ensina-sobre-vendas/