site institucional |

Por que criar um site institucional?

Confira por que é interessante criar um site institucional para a sua loja virtual e, assim, divulgar seus produtos para criar proximidade com seus clientes

Sueida Johann

Sueida Johann

Confira por que é interessante criar um site institucional para a sua loja virtual e, assim, divulgar seus produtos para criar proximidade com seus clientes

Quando queremos procurar informações sobre uma empresa ou um serviço, vamos direto na internet para ver o site da empresa. Mas como é frustrante quando não há site ou ele está desatualizado! Pensando no grande volume de pesquisas feitas na internet é que sua loja deve ter um site institucional, com dados atualizados e relevantes para os clientes. Então, confira porque é interessante criar um site institucional para a sua loja virtual e, assim, divulgar seus produtos para criar proximidade com seus clientes.

O que é?

Um site institucional ou empresarial é um site de uma empresa em que há todas as informações sobre ela. Com um site uma empresa fala de si mesma, mostra seu trabalho, produtos e atinge seus clientes.

Motivos para ter um site institucional

Você deve estar pensando: se eu já tenho o site da minha loja hospedado em uma plataforma de ecommerce, como na minestore, então por que preciso ter um site institucional?

Bom, no site da loja, você basicamente se preocupa com os seus produtos e com as vendas. Já no site institucional você tem a oportunidade de falar mais sobre sua loja virtual e sobre seus serviços, criando proximidade com os clientes ou com quem ainda é apenas um interessado em conhecer o trabalho e produtos da sua loja.

Um site institucional é muito mais que um cartão de visitas, pois vai além de informações. Por meio dele é possível levar a sua loja para mais perto do público e produzir interação através de um blog, por exemplo. Além disso, você pode promover os valores da sua empresa e gerar mais empatia, segurança e credibilidade para os seus clientes.

No seu website, você pode e deve falar sobre sua loja virtual e divulgar o seu negócio, pois os clientes precisam de informações gerais e, também, de mais específicas para acreditar que sua loja é real e de confiança.

1. Falar sobre a história da sua empresa

Aproveite o site para expor a sua loja de forma positiva exibindo alguns itens que você já deve ter visto em diversos sites por aí. Por exemplo, o item Sobre nós ou Quem somos é utilizado para contar a história da empresa, como tudo começou, por que a loja foi criada, qual é o seu propósito enquanto empresa, etc. Isso cria proximidade com o público e humaniza a sua marca, pois mostra que houve trabalho e empenho de pessoas reais para que a empresa desse certo.

2. Expor seus produtos e serviços de maneira geral

Já o item Produtos e serviços é legal para expor o que sua loja faz, vende, produz, etc. Aqui, os clientes conhecem o negócio em si, e podem se identificar com seu trabalho e querer ir visitar a loja para ver de mais perto o que você tem para vender.

Na Galeria de fotos é possível colocar algumas imagens dos produtos para ilustrar o que tem de bom na sua loja virtual, aumentando o interesse dos visitantes para irem até sua loja.

3. Possibilitar contato

O Fale conosco é muito importante para gerar confiança, pois com endereço e telefone sua loja fica mais “real” aos olhos do cliente, e ao saber que tem um meio de entrar em contato direto, o visitante adquire confiança em comprar.

4. Gerar conteúdo relacionado

Um Blog é um meio para falar sobre conteúdos que seus clientes gostem e que tenham a ver com a proposta da loja, para assim divulgá-la ainda mais. Por sinal, já falamos sobre por que é importante sua loja ter um blog.

Vale salientar ainda que produzir conteúdo para um site com o passar do tempo começa a criar uma autoridade em determinado assunto, possibilitando você ranquear melhor nos buscadores para atrair potenciais clientes e interessados, gerando tráfego orgânico. Sem contar que transmite mais solidez à imagem da sua loja virtual.

Algumas dicas na hora de criar o site

Ao contrário de tempos atrás, hoje em dia é fácil fazer um site institucional e não é preciso ser um super especialista e ter muitos conhecimentos técnicos, tendo em vista que para isso existem algumas ferramentas disponíveis no mercado que auxiliam os lojistas a criar seu site.

Mas é bom estar atento a alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na hora da manutenção do seu site. Primeiro, pense em um custo mensal barato para que o dinheiro gasto não se torne um problema.

Fuja de cuidar da hospedagem do seu site, utilizando um serviço que faça isso para você, afinal é algo que dá trabalho e você não precisa se preocupar com isso se já existe quem cuide. Lembre-se de que é necessário focar no resultado da sua loja e não com atividades secundárias.

Procure usar uma plataforma que dê liberdade criativa para que seja possível você criar e alterar como bem entender a estrutura do site, acrescentado informações que julgar necessárias e relevantes para o seu público quando e como quiser.

É muito importante também que o serviço escolhido para criar seu site suporte o chamado domínio próprio (confira o artigo Qual a importância de um domínio próprioparaentendermais). Se, digamos, seu domínio for meunegocio.com.br, sua loja deve ficar em meunegocio.com.br/loja ou loja.meunegocio.com.br e, no site, ter um link “loja” apontando para esse endereço fica bem legal 😉

E aí?! Pronto para criar um site institucional bem legal, cheio de informações e promover sua loja virtual para seu público?!