Marketing |

Planejamento de marketing digital para o seu e-commerce em 2016

Antes de sair anunciando por aí, não deixe de conferir o nosso texto!

Redação

Redação

Uma coisa é fato: a divulgação é extremamente importante para que os clientes cheguem até o seu negócio. Você já deve ter percebido que, caso a sua loja não seja divulgada para ninguém, é muito mais difícil vender algum produto, né!
Neste ano, que tal fazer uma divulgação muito mais organizada para chegar até o seu público-alvo?! Fazendo um planejamento de marketing digital você pode ter uma visão geral de quais são as estratégias necessárias para vender mais. Olha só algumas dicas que vão facilitar demais a sua vida (no final do texto, também sugerimos um material da Resultados Digitais, que traz uma tabela muito útil para o seu planejamento de marketing digital).

1. Analise a sua empresa

Antes de tomar qualquer decisão é importante analisar a sua loja virtual. Quais são os seus planos com ela? Você pretende se dedicar apenas a ela (e por isso depende que ela fature muito), ou o e-commerce é apenas um hobbie para você? Como estão as vendas atualmente? Por que um cliente escolheria a sua loja e não a do concorrente?
Responder a essas perguntas vai te ajudar não apenas a desenhar o plano de marketing digital, mas também permite que você conheça melhor a sua empresa!

2. Tenha em mente quem é o seu público-alvo

Antes de você tomar qualquer decisão de marketing, deve sempre ter em mente quem exatamente é o seu consumidor. Você pode fazer isso construindo uma persona, conforme este texto aqui.
Ao ter claro com quem você está dialogando, é possível determinar quais são os melhores canais e estratégias para chegar até o consumidor final.
Apenas um exemplo (em meio a tantos) da importância de saber informações sobre o seu público: na hora de anunciar no Facebook, você pode definir para qual faixa etária, gênero, etc. que o post será entregue.

3. Ações que você pretende desenvolver durante o ano

Antes de pensar nas as ações de marketing que você vai desenvolver durante o ano, pare e pense no que de significativo vai acontecer na sua loja virtual em 2016. Escreva em um papel quais são as datas comemorativas que entram no seu calendário de vendas (Dia dos Namorados, Black Friday, Natal), quais são os meses que vão contar com lançamento de produtos, etc.
Se você quiser divulgar essas ações de uma forma diferente, já coloque elas no seu plano!

4. Objetivos com o marketing digital

Antes de sair fazendo anúncios por aí você deve ter muito claro quais são os seus objetivos ao anunciar. Você quer vender mais? Quer ser referência em um determinado segmento? Quer que a sua loja esteja na “boca do povo”? Pretende receber mais visitas no blog?
Só depois de desenhar exatamente o objetivo que você pode pensar nas ações que devem ser realizadas.

5. Ações para atingir os objetivos de marketing

Depois de decidir o que você quer em 2016, é hora de definir quais ações devem ser executadas para atingir esses objetivos.
Você quer que mais pessoas acessem o seu site quando uma nova coleção for lançada? Então pode impulsionar um determinado post do seu Facebook que leva os clientes para uma página com as novidades.
Você quer que as pessoas encontrem o seu produto quando fizerem uma busca no Google? Então pode investir no Google Ads.
Você quer que a sua página fique numa boa colocação quando os seus clientes a procurarem nos mecanismos de busca? Então deve fazer um trabalho de SEO.
Depois de pensar em todas as ações que devem ser realizadas para que você atinja o seu objetivo, é hora de colocar essas atividades num calendário. Assim é possível saber o que exatamente você deve fazer em cada mês para cumprir o seu planejamento.
Ahh, lembre-se que tudo isso tem um custo. Agora no começo do ano você já deve pensar em quantos reais vai destinar para anúncios, posts patrocinados, etc. Isso deve entrar no seu planejamento financeiro para 2016 (na quarta-feira vamos falar sobre esse assunto aqui no blog!).
A Resultados Digitais criou um material muito interessante para quem quer fazer um planejamento de marketing digital legal neste ano. Ele não é focado em e-commerce, mas mesmo assim pode te ajudar a organizar os seus planos para divulgar a sua loja virtual.

Faça o download do material nesta página.