|

Pesquisa aponta os problemas de logística nos e-commerces do Brasil

Para chegar a esses dados, a ABComm entrevistou 451 pessoas entre os dias 17 e 27 de agosto de 2015 Você está satisfeito com os serviços dos Correios? O valor dos fretes é

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Para chegar a esses dados, a ABComm entrevistou 451 pessoas entre os dias 17 e 27 de agosto de 2015

Você está satisfeito com os serviços dos Correios? O valor dos fretes é um problema para a sua loja virtual? Você tem o hábito de oferecer frete grátis? Esses foram alguns dos questionamentos levantados pela pesquisa Logística no E-commerce Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Desde 2013 a instituição organiza esse estudo, com o objetivo de analisar quais são as principais dificuldades das lojas virtuais quando o assunto é logística e transporte de mercadorias.

Na pesquisa, 62.6% dos entrevistados apontaram o frete como o maior gasto das lojas, seguido pela armazenagem (19.9%) e manuseio (17.5%). Falando de armazenagem, 73,3% dos lojistas entrevistados ainda não aderiram ao modelo de dropshipping (para entender melhor sobre isso, não deixe de conferir o nosso artigo aqui). 19.8% dos que já usam estoques consignados disponibilizam parte dos seus produtos dessa maneira, e só 6% oferecem todos os seus produtos nesse formato.

Os entrevistados também tiveram a oportunidade de avaliar os serviços prestados pelos Correios. 44,8% deles disseram que o serviço é razoável, 7.7% que ele é péssimo e apenas 3,5% que ele é ótimo. Essa insatisfação é alta por alguns problemas como atraso nas entregas (71.8%), extravios (47.9) e preços abusivos (35.4%).

O frete grátis ainda está bastante presente na estratégia das lojas virtuais. O motivo para elas oferecem esse modelo de entrega é que ele aumenta as vendas (65.4%) e porque os concorrentes também apresentam esse hábito (34,6%).

Em relação ao envio de produtos para o exterior, apenas 15.8% dos entrevistados têm esse hábito.

A ABComm também perguntou para os lojistas quais são as datas mais importantes para o e-commerce. O Natal ficou em primeiro lugar, seguido pela Black Friday (heeey, temos um material muito legal aqui para quem deseja arrasar nessa data!), Dia das Mães e Dia dos Namorados.

E você, lojista, concorda com os dados apresentados pela pesquisa? Teria mais alguma reflexão a respeito da logística do e-commerce brasileiro? Se sim, deixe a sua observação aqui nos comentários! =)

Ahh, a pesquisa completa você pode conferir aqui.

Fonte: (1)