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O que você pode fazer no seu blog para vender mais na loja virtual

Um blog pode te ajudar a vender mais enquanto entra em contato com seus compradores. Que tal? Desde que a internet surgiu, muita coisa mudou. Mas, se tem um negócio que persiste e,

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Um blog pode te ajudar a vender mais enquanto entra em contato com seus compradores. Que tal?

Desde que a internet surgiu, muita coisa mudou. Mas, se tem um negócio que persiste e, mesmo tendo passado por várias fases, continua firme e forte pela interwebs, é o blog. Há algum tempo, ele virou o queridinho dos analistas de marketing digital e tem sido recomendado desde então como uma ferramenta para chamar a atenção dos internautas, seja lá qual for seu objetivo com ele. Para lojas virtuais, o blog oferece resultados bem bons – principalmente no sentido de que é mais efetivo do que uma loja virtual para chegar ao topo das pesquisas (e, consequentemente, direcionar as pessoas que estão procurando o que você oferece até a sua loja virtual).

Mesmo que a gente veja por aí, cada vez mais, uma enxurrada de blogueiros que nem sempre tem algo* muito novo* a dizer… bom, poderíamos dizer o mesmo sobre a *enxurrada de lojas virtuais *que vêm tomando o mundo de arrasto. E isso não te impediu de abrir seu próprio negócio online, porque o que você tem a mostrar é diferente – é seu. Certo? Então, colocar sua marca na cabeça e no coração dos clientes com um blog pode ser uma ótima alternativa, e você deveria tentar. Reunimos aqui algumas dicas que trazem bons resultados para ajudar a compor um plano de conteúdo e montar um blog especial para a sua lojinha.

– Ficar mais íntimo

O blog surgiu como uma espécie de diário virtual, com as pessoas contando segredos e compartilhando parte de suas rotinas com qualquer pessoa no mundo. Ler um blog, então, é também um jeito de conhecer alguém melhor. No caso da sua marca, o blog pode ajudar a transmitir –  junto com o branding e toda a parte visual – os valores e a visão de mundo da sua loja virtual. Assim, as pessoas que se identificam com aquele estilo de vida podem ficar mais próximos da sua marca, tornando-se bem mais que consumidores.

– Adequar a linguagem

Dentro de todos esses esforços para construir uma marca forte – que seja lembrada e, portanto, fique destacada no meio daquela enxurrada de lojas virtuais de que estávamos falando mais cedo –, estabelecer um tom para toda a parte de comunicação da sua loja virtual é uma das coisas mais importantes a se fazer. Toda essa linguagem é pensada a partir de uma persona, alguém que represente o público-alvo e para quem a marca está falando. Escrever periodicamente num blog ajuda *bastante *a desenvolver toda essa linguagem e torna as outras mensagens da loja virtual – emails, embalagens, atendimento ao cliente – bem mais fáceis.

– Reforçar visualmente sua marca

Depois que você cuidou com carinho do logotipo e de toda a parte de design e branding da marca, customizando o tema da sua loja virtual para ficar bem bonito e traduzir alguns conceitos principais, o blog pode ajudar a dar consistência, visualmente, para todos esses esforços de construção de marca. Como a maioria dos blogs – e principalmente as plataformas mais utilizadas, Tumblr e WordPress – permitem uma customização bem bacana, você pode deixar tudo bem uniformizado.

– Cuidar (especialmente) da SEO

Otimizar a sua presença nos mecanismos de busca é essencial, porque a maioria das pessoas usa o Google para fazer *praticamente tudo. *Você aí, inclusive, deve procurar produtos e serviços na internet – normalmente sem ir além da segunda página de resultados. Daí por que é tão importante entender de SEO para ficar bem colocado nos resultados de pesquisas. O blog, por facilitar as coisas para que os mecanismos de busca saibam do que você está falando, é o melhor aliado quando falamos dessa otimização. Além disso, por ter *muito mais conteúdo *que a sua loja virtual, faz com que você chegue ao topo da primeira página do Google (ou quase isso) bem mais rápido.

– Ter uma newsletter (e conquistar leitores para ela)

Mais do que qualquer rede social, o email é uma das ferramentas que traz os melhores resultados para a divulgação online, porque é um lugar em que você consegue bem mais atenção das pessoas. Só que assinatura em newsletter não se pega, se conquista. É preciso que as pessoas deem autorização para que você esteja na caixa de entrada delas semanalmente. Com um blog, isso fica bem mais fácil – se alguém gostou do conteúdo que viu, pode assinar a newsletter e receber, periodicamente, os posts do blog que mais fizeram sucesso ou os lançamentos e produtos novos disponíveis na loja virtual (vê onde queremos chegar?).

– Coletar informações preciosas

Observar o comportamento dos leitores do blog te dá informações importantíssimas sobre quem é seu público-alvo e onde ele está. Utilizando ferramentas como o Google Analytics, é possível saber mais sobre quem são as pessoas que visitam seu blog, de onde elas vêm, o que fazem, de que se alimentam etc. etc. (praticamente um Globo Repórter do varejo virtual). Com essas informações na mão, fica mais fácil saber se sua loja virtual está indo pelo caminho correto ou se é preciso fazer algum ajuste, e você consegue fundamentar bem melhor suas decisões.

– Mostrar reviews positivas (ou não)

A maioria das lojas virtuais disponibiliza um espaço para que as pessoas escrevam suas impressões sobre os produtos comprados. Isso porque as reviews são poderosíssimas para ajudar os outros compradores a tomarem suas decisões e comprar (ou não) um produto quando estão em dúvida. Você pode utilizar o blog como um espaço para coletar e mostrar reviews dos clientes sobre seus produtos. Se as críticas foram negativas, dá para mostrar como sua loja virtual fez com que o cliente ficasse satisfeito depois de alguma reclamação – e, assim, você mostra a todo mundo que se importa com quem está comprando.

– Fazer concursos e promoções

Uma tática bastante comum na blogosfera é fazer promoções e concursos ou, ainda, sortear brindes para os leitores ou oferecer algum promocode especial para quem chegou à loja virtual através do blog. Além de ser um jeito legal de fazer com que mais pessoas cheguem até lá (uma das condições para participar da promoção pode ser, por exemplo, compartilhar ou comentar em algum link), você ainda tem a vantagem de já ter vários produtos em estoque que podem ser sorteados. Assim, é possível dar vazão àquelas coisas que estão ocupando o estoque ao mesmo tempo em que divulga sua marca e produtos.

– Criar uma comunidade

Uma das partes mais legais de ter uma loja virtual é entrar em contato com as pessoas que se identificam com tudo aquilo que você expressa na sua marca e nos produtos que colocou à venda. Bem mais do que utilizar as informações dessas pessoas para vender mais, aproveite a chance única de construir uma comunidade, com gente unida por interesses em comum, que pode trocar informações e experiências através da sua loja virtual. Dê atenção especial ao blog e torne-o um clube: oferecendo promoções exclusivas, mostrando os lançamentos com exclusividade (e, por que não, deixando que as pessoas deem feedback em novos projetos).

– Direcionar os leitores para a loja virtual

No fim do dia, por mais que você consiga construir uma comunidade de leitores ativos – que é, absolutamente, o que desejamos e indicamos aqui –, o blog ainda é uma ferramenta da sua loja virtual. Tente não perder muito esse objetivo de vista e dedique alguns espaços do blog especialmente para direcionar os leitores à sua loja virtual e aos produtos.

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