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O que é um clube de assinaturas? Entenda porque investir nesse modelo de vendas

Enxergou a possibilidade de criar um negócio ou expandir suas vendas com um clube de assinaturas? Descubra tudo o que esse modelo pode oferecer.

Redação

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Os clubes de assinaturas já fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que você nem se dê conta. Eles vão desde plataformas que oferecem serviços de streaming, como os famosos Netflix e Spotify, até a entrega mensal de uma mesma categoria de produtos para consumidores recorrentes. Hoje já são milhares os clubes de assinatura para os mais diversos tipos de produtos: vinhos, artigos beleza, livros, roupas, comida congelada e por aí vai...

Se engana quem pensa que oferecer um clube de assinatura para os consumidores funciona apenas para grandes lojistas. Esse modelo de vendas funciona muito bem para diversos segmentos e oferece vantagens para pequenos empresários também, principalmente através de plataformas de e-commerce.

Segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o mercado de serviços por assinatura cresceu 167% nos últimos quatro anos e a estimativa para 2018 era atingir mais de 800 empresas com um faturamento total de R$ 782 milhões.

Quer entender melhor porque é interessante oferecer esse tipo de venda? Continue lendo o post que preparamos!

Afinal, como funciona um clube de assinaturas?

A venda por assinatura nada mais é do que uma venda recorrente. O lojista oferece para os consumidores um produto ou serviço por um valor fixado e entrega frequente, com opções de planos de acordo com as necessidades de cada cliente.

Normalmente as opções de pagamento também são facilitadas de forma automática - através, cobrança mensal via cartão de crédito ou boletos pré-programados.

O ponto mais interessante desse formato - para o lojista e para o consumidor - é que ele elimina o processo de repetição da compra. Assim, a transação comercial é mais prática e cria-se um vínculo da empresa com o consumidor, principalmente porque pessoas que aderem a clubes de assinatura o fazem por ter grande identificação com o produto ou serviço.

A fidelização dos clientes se torna assim mais fácil. O cancelamento da participação no clube também deve ser facilitado, para que o consumidor enxergue esse vínculo como algo que o beneficia e que entrega algo de interesse dele - e não que tem o objetivo de prendê-lo.

Você também pode gostar de ler: Dicas para fidelizar o consumidor do e-commerce

Principais vantagens da venda por assinatura

Além do vínculo através da venda por repetição de forma mais estável, os clubes por assinatura estão se multiplicando por muitos motivos. Investir em um clube de assinatura significa oferecer benefícios incríveis para as duas partes:

Vantagens para o lojista

  • Maiores chances de fidelização e retenção de clientes: como já comentamos, com a adesão à assinatura, se o consumidor fica satisfeito com o produto ou serviço, a repetição da compra já está assegurada de modo automático;

  • Melhor previsibilidades da receita: como o número de assinantes é de fácil controle e o valor cobrado é fixo de acordo com o plano assinado, possibilita ao empreendedor prever as entradas e lucros dentro do mês. Essa renda linear também facilita a expansão dos negócios;

  • Melhor aproveitamento e gerenciamento do estoque: com o processo de compra e vendas facilitado e a previsibilidade da demanda mensal, o estoque também pode ser melhor aproveitado e distribuído entre os assinantes.

Vantagens para o consumidor

  • Preços mais atrativos: dentro dos clubes de assinatura os valores dos produtos são mais interessantes, se comparados com o consumo individual dos itens;

  • Exclusividade e personalização: os clubes de assinatura normalmente oferecem uma qualidade, seleção e fator surpresa de produtos e serviços que transmitem um valor de exclusividade aos assinantes;

  • Mais comodidade: o consumidor acessa o serviço de onde quiser ou recebe os produtos diretamente no endereço escolhido. Praticidade é palavra-chave nos clubes de assinatura.

Acredita que o clube de assinaturas se encaixa no seu modelo de negócios? Para se beneficiar de todos esses pontos, tire essa ideia do papel! Defina os detalhes do seu novo produto, entenda quem é o público que gostaria dessa assinatura e procure as ferramentas certas para tornar o seu clube realidade.

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