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O que é e para que serve o Círculo Cromático?

Entenda o que é e como o Círculo Cromático pode ser um grande aliado da sua loja virtual para transmitir as emoções corretas aos clientes.

Redação

Redação

Queremos falar um pouco mais sobre cores. Como prometido no artigo "Como utilizar a psicologia das cores na sua loja virtual", vamos abordar mais uma faceta desse tema tão interessante. Agora, ajudaremos você a entender o que é e como aplicar o Círculo Cromático na sua loja virtual, com as boas ideias de combinação de cores que ele pode dar.

O Círculo Cromático já é um conhecido nosso desde a época da escola, quando aprendemos sobre as cores primárias, secundárias, terciárias, e assim vai… E quem diria que agora você pode aplicar esse conhecimento na sua loja virtual!

Lembra do Sir Isaac Newton, lá de 1666, de que falamos no outro artigo? Então, ele representou pela primeira vez o chamado Disco de Newton, também conhecido como Círculo Cromático ou Círculo de Cores, com as cores primárias e depois as secundárias, terciárias… Por meio desse mecanismo, é possível combinar as cores de maneira que essas combinações pareçam harmônicas ao nosso olhar. É muito legal!

Parece complicado escolher cores que combinem? Com esse recurso fica tão simples de visualizar que até chega a parecer óbvio! Depois de estudar o Círculo Cromático, você vai perceber combinações de cores por aí afora que nem reparava antes.

Vamos ver um pouco mais sobre como aplicar esse recurso secular na sua loja virtual?

O que é?

O Círculo Cromático é uma representação das 12 cores que o olho humano pode perceber. Ele é representado, literalmente, na forma de um círculo (ou pizza, se preferir), com as cores distribuídas perfeitamente de tal maneira que geram diversas combinações, sejam ligando cores de lados opostos, cores lado a lado, etc.

Você já viu um arco-íris, não viu? Então, o círculo de cores representa basicamente as mesmas cores, mas com a possibilidade de visualizar combinações entre elas.

Existem diversos tipos de círculo, desde os mais simples, mostrando as cores primárias e secundárias, alguns acrescentando as cores terciárias, até os mais complexos, com uma escala de tons de cada uma das cores.

O Círculo Cromático é um recurso muito utilizado em diversas áreas, como na pintura, na decoração e até para escolher o look do dia a dia. E você, lojista, também pode aplicar na sua loja virtual, escolhendo harmoniosamente as cores que representarão sua loja.

Repare bem como as cores estão em absolutamente todos os lugares e como somos atraídos por elas. Não se esqueça que as cores transmitem emoções, então qual é a emoção que você deseja que sua loja virtual transmita? Você pode sim escolher uma cor só, sem problemas, mas se quiser mais de uma cor, use sem medo o Círculo de Cores, pois ele te ajudará a visualizar e escolher quais cores podem representar o que você deseja transmitir.

Sua loja é de roupas para praia, por exemplo, então pense: que cores representam praia? Que cores representam bem a minha loja? Quero transmitir a ideia de mar, Sol e calor? Então uma das muitas opções, por exemplo, seria a combinação de azul e laranja. Ou seja o grupo de harmonia complementar. Veja mais nos próximos tópicos ! 🙂

Grupos de cores

Nessa ideia de harmonização, existem os chamados “grupos de cores” que facilitam a visualização da combinação das diversas cores.

Abaixo, nas figuras, mostramos como os grupos funcionam. Veja como as cores, ainda que distantes no Círculo Cromático (como no exemplo do Grupo de Harmonia Triádica, mais adiante), funcionam bem juntas.

Grupo de Harmonia Monocromática: uma cor e seus diferentes tons (tom sobre tom). Não traz muito contraste, mas fica simples e elegante.

monocromatico

Grupo de Harmonia Analógica: uma cor dominante e as demais cores adjacentes (vizinhas) a ela. É fácil de combinar e geram um resultado mais rico do que a anterior.

analogo

Grupo de Harmonia Complementar: cores opostas entre si estão posicionadas em lados contrários no círculo. É legal escolher uma das cores como dominante, e a outra somente utilizada para alguns toques mais sutis mas que se destacam também.

complementar

Grupo de Harmonia Triádica: três cores equidistantes no círculo, a escolha das cores forma um triângulo. Essa combinação é mais balanceada que a anterior, isso pode ser bom ou ruim, você decide.

triade

Grupo de Complemento Dividido: dois pares de cores localizadas em lados opostos do círculo. Trabalhar com 4 cores é um desafio, mas o resultado pode ser fenomenal.

quatro_cores

Se você já tem uma cor em mente e quer saber como combinar, a Adobe tem um site que ajuda você a utilizar o Círculo Cromático (falamos dele no artigo passado, lembra?). É o Adobe Color. Você escolhe o tipo de regra e combinação que quer usar, e ele faz o resto automaticamente. E grátis!

Falamos do Adobe Color e os resultados dele são sensacionais, mas geramos as figuras acima no Color Calculator, Sessions College for Professional Design. Com essa ferramenta, é mais fácil entender o Círculo Cromático que no Adobe Color, mas recomendamos testar ambas  e decidir de qual gosta mais. Também gostamos do Paletton: é mais complicadinho de usar, porém também gera resultados bem legais.

E o que você ganha com isso?

Escolher cores usando os grupos de cores no Círculo Cromático tem uma graaande vantagem: simplifica sua vida! Você não precisa ficar quebrando a cabeça, tentando ver o que combina com o quê.

Com esse recurso, a visualização da combinação de cores é algo mais simples e pode ser aplicado em diversas áreas da sua loja virtual, tanto no logotipo que é algo mais permanente, quanto em uma campanha de marketing específica, em uma foto para divulgação de um produto. Enfim, em tudo que você precisar escolher cores!

Aproveite o Círculo Cromático como um aliado que pode facilitar a sua vida e ajudar a sua loja virtual a ser lembrada como aquela loja lindona, já que a harmonização das cores se torna mais fácil de ser entendida e vista.

Gostou do tema? Este artigo foi útil? Expresse sua opinião nos comentários e nos ajude a definir as próximas pautas. Queremos ouvi-los para trazer conteúdos cada vez mais pertinentes aos lojistas e iniciantes em e-commerce!