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O que é SEO e por que ele é importante para a sua loja virtual?

Entenda o que é SEO e como esse conjunto de técnicas pode ajudar a sua loja virtual a aparecer melhor nos resultados orgânicos de buscas na internet.

Redação

Redação

Existem muitos recursos por aí para ajudar na divulgação e ranqueamento da sua loja, e neste artigo vamos falar sobre o que é SEO e como esse conjunto de técnicas, que vale tanto para o sites como para blogs, pode ajudar a sua loja virtual a aparecer melhor nos resultados orgânicos de buscas na internet.

Já abordamos sobre esse assunto no artigo “O que é o Google Search Console?”, que trata justamente de como monitorar e permanecer nos principais resultados de busca do Google. Mas, como é um assunto importante, queremos reforçar essa ideia, afinal sua loja precisa se destacar no mundo virtual e ser conhecida pelo seu público-alvo.

1. O que é SEO?

SEO significa “Search Engine Optimization” ou “Otimização para Mecanismo de Busca”.

O objetivo das técnicas de SEO é trabalhar o conteúdo de uma página para poder ser lido e identificado corretamente por um buscador. Sendo assim, seguir as boas práticas vai gerar um melhor posicionamento nos resultados de buscas em relação aos seus concorrentes. Em outras palavras, é utilizar-se de recursos e técnicas para que sua loja virtual apareça — e bem! — nas buscas feitas pelos potenciais clientes que estão no meio digital.

Não é de hoje que insistimos em nossos artigos que fazer seu negócio aparecer, com muita divulgação, propaganda e marketing, é fundamental para o sucesso. E, com o uso das técnicas de SEO, sua loja tem muito mais chances de se destacar. E é sempre bom lembrar que trabalhar SEO de verdade significa seguir boas práticas que o próprio Google e demais buscadores divulgam.

O SEO consiste, basicamente, em aliar fatores que possibilitam interpretar o conteúdo de forma que possa gerar mais tráfego e mais conversões.

2. Por que investir em ações e melhorias de SEO?

Pare e pense. Hoje, quando você quer solucionar rapidamente alguma dúvida, onde procura? Tenho certeza que a resposta “Google” passou pela sua cabeça, certo?

E não somente para resolução de dúvidas a plataforma é utilizada diariamente. Os mecanismos de busca são fonte de pesquisa e informação também quando queremos buscar opções de marcas, pesquisar preços ou até mesmo entender melhor as especificações sobre determinado produto.

Por esse motivo, quem aparece nos primeiros resultados das pesquisas tem vantagem comercial frente aos concorrentes. Afinal, as chances de alguém clicar nos primeiros links são muito maiores do que as chances de ficar navegando em muitas páginas de resultados.

3. Como funciona?

Como já falamos, o SEO consiste em utilizar diversas estratégias, que juntas, levam sua página a preencher diversos requisitos e aparecer bem nos buscadores, como o Google. Neste artigo, escolhemos abordar dois itens importantes que fazem muita diferença no momento de organizar um SEO e ter sucesso com ele: usar as palavras-chaves corretas e conhecer seu o público-alvo.

Palavra-chave

Para o SEO gerar o que é esperado, é essencial focar nas palavras-chaves que vão divulgar sua loja e seus produtos quando uma pessoa buscar por elas. Ou seja, descrever tudo de forma específica, do jeito que elas são procuradas, para que facilite o buscador a indexar sua loja e seus produtos na hora que seu cliente estiver pesquisando na web.

Quando o visitante procura, por exemplo, “calça de moletom azul”, ele escreve desse jeito mesmo, bem específico, lá no site de busca. Pensando em SEO, a descrição da calça que você vende na sua loja também deve ter essa descrição, ou o mais próximo disso, para que o buscador ache sua loja no meio de tantas outras e a posicione nos primeiros lugares. Vale a máxima: as pessoas buscam muito mais por TV do que por Televisão. Você pode usar o Google Trends para verificar esse comportamento.

Essa é a importância das palavras-chaves certas: elas facilitam a vida do buscador e das pessoas. Elas funcionam como pistas que o buscador vai seguindo para, enfim, achar sua loja:

  • Utilize palavras-chave que sejam mais próximas de como as pessoas procuram.

  • Facilite a exibição da sua pista. Se sua loja vende tênis, coloque: “Tênis adidas masculino modelo x”. Nunca coloque: “produtoAS1957go” com um código que o consumidor não sabe.

  • Capriche no visual, com uma página com carregamento rápido e imagens bonitas do produto.

Público-alvo

Além das palavras-chaves, é importante definir quem é o seu público-alvo. Isso já é meio caminho andado para desenvolver uma estratégia vencedora de SEO. Atingir quem realmente importa, fazendo uma campanha direcionada, reduz tempo e dinheiro, já que a estratégia fica mais concentrada. Isso não significa poupar esforços, pelo contrário, seu cliente precisa ser instigado a todo o momento para visitar sua loja.

Se o seu negócio vende roupas esportivas, por exemplo, o público-alvo seria alguém com perfil de esportista, atleta. Palavras-chaves mais abrangentes como “camiseta”, “bermuda”, “tênis”, atraem um público mais genérico. Porém, se forem utilizadas palavras-chaves mais específicas para cada produto o Google vai considerar sua loja e produtos mais relevantes para aqueles (nas buscas que eles fizerem) que procuram por algo mais específico, como “camiseta de time”, “bermuda para surfe”, “tênis para corrida”.

Nesse cenário, entende-se que o SEO trabalha para tornar seu site relevante diante do público que interessa e, assim, gera conversões.

Tenha em mente também que o próprio Google admite que otimizar o conteúdo de um site para o buscador é um trabalho com resultados a partir de 4 meses e que precisam ser pensados no longo prazo. É um investimento que precisa ser plantado para os frutos serem colhidos futuramente..

4. Conclusão

Aprendeu o que é SEO? Esse processo ajuda na promoção da sua loja virtual e garante que as pessoas certas cheguem até ela. Clientes em potencial precisam saber o que você vende, e uma boa estratégia de SEO vai permitir que eles  descubram a sua loja.

Mas atenção, essa otimização (o tal SEO) é um processo contínuo, ou seja, não é algo que você faz uma vez e nunca mais revisita. E tem mais: em geral, você não vai dar saltos absurdos no ranqueamento nas buscas do Google. Você precisa fazer isso continuamente para ir melhorando e aprendendo um pouquinho todos os dias.

Quer dar o próximo passo para otimizar as páginas da sua loja virtual?

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