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O que é o Google Trends?

Veja o que é o Google Trends e como ele pode ajudar a sua loja virtual na hora de descobrir os itens mais pesquisados atualmente

Sueida Johann

Sueida Johann

Veja o que é o Google Trends e como ele pode ajudar a sua loja virtual na hora de descobrir os itens mais pesquisados atualmente

Hoje vamos falar sobre uma ferramenta do Google que tem uma função muito importante porque apresenta o interesse das pessoas por uma determinada palavra-chave. Veja o que é o Google Trends e como ele pode ajudar a sua loja virtual na hora de descobrir os itens mais pesquisados atualmente nas buscas do Google.

O Google Trends possibilita pesquisar como está a procura por qualquer tipo de item no site de busca do Google, e entende-se que quanto maior o interesse das pessoas por determinada palavra-chave maior é o número de pesquisas relacionadas ao produto, e isso pode ser muito útil para a sua loja!

1. Veja como funciona

No Google Trends, a pesquisa por um determinado termo pode ser feita utilizando alguns filtros, como:

  • Por região: selecionando um país específico ou todo o mundo.

  • Por período: desde 2004 até agora, ou um período personalizado, ou até de poucas horas, e outras opções.

  • Por categorias: como Ciência, Comida e bebida, Hobbies e lazer, e muitas outras.

  • Por pesquisa na Web: como no youtube, no Google Shopping, etc.

Também é possível comparar até 5 termos na pesquisa, e verificar por meio do gráfico o comparativo entre eles ao longo do tempo. Contudo, nunca se esqueça de filtrar por Brasil para ver os resultados de pesquisas realizadas por brasileiros.

Na verdade, o Google Trends é como se fosse um termômetro do que está fazendo mais sucesso por aí, e isso em todas as áreas, inclusive na área de atuação da sua loja virtual.

Se sua loja vende bicicletas, então você pode verificar como está a procura por esse item na internet nos últimos cinco anos no Brasil. E ainda pode comparar com outros itens para ver se o desempenho da bicicleta é melhor ou pior que os outros e, também, a concorrência que sua loja tem no mercado. Veja o resultado abaixo:

Google_Trends

Sua bicicleta ainda possui outras características que podem ser descobertas por meio do Google Trends, como interesse por região do Brasil e ainda tópicos relacionados:

Google_Trends_1

Google_Trends_2

Google_Trends_3

Além disso, ele é de suma importância para você saber como as pessoas pesquisam por determinados produtos. Será que a palavra TV é mais popular do que televisão? Será que elas buscam mais no singular ou no plural?

Isso ajuda muito você a posicionar o seu site em termos de SEO, pois ao comparar como as pessoas escrevem, é possível adotar a mesma nomenclatura nos títulos e nas descrições de produtos na sua loja.

2. Benefícios

É importante destacar que este serviço do Google é gratuito e não é necessário nem se cadastrar em nada.

Você vai efetuar pesquisas, como já faz no próprio Google, mas vai obter resultados específicos. É muito fácil!

Este serviço é muito bacana para consultar tendências de algum item em especial. Por exemplo, você está pensando em vender canecas personalizadas, você joga esse termo no Google Trends e verifica como está a procura no site de buscas do Google, se está sendo muito procurado ou se as pessoas não tem muito interesse por aquilo.

Se sua loja quer ampliar os produtos, o Google Trends é uma opção para pesquisar o que anda fazendo sucesso, e assim, você pode decidir se quer incorporar aos seus produtos e ter noção se venderá.

Atenção: para que o termo apareça no Trends, é preciso que ele tenha um volume de buscas significativo, por isso, é melhor você usar termos mais genéricos nas suas pesquisas.

O Google Trends também é muito útil para você verificar a sazonalidade de termos muito buscados, possibilitando verificar se há padrão nos picos de buscas para se planejar e criar ações com maior precisão.

3. Conclusão

O Google Trends é um facilitador na hora de consultar o que o povo andar querendo saber por aí e também quais são os temas mais atuais. Ele mostra o quê e como as pessoas estão pesquisando na internet e possibilita filtrar por categorias.

É uma ferramenta que pode ser usada pelos lojistas para tentar seguir o que seus clientes estão mais interessados e que tem mais potencial de ser vendido por sua loja.

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