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O que é Gamification e porque usar no seu e-commerce

É hora de se inspirar nos games e incentivar a participação dos seus clientes na loja.

Redação

Redação

Gamification, ou gamificação, é uma estratégia que está fazendo sucesso atualmente. Ela permite aplicar as estruturas, mecânicas, design e tecnologia dos jogos em contextos diferentes – de um blog a uma ação publicitária.

Mas por que isso é importante?

Hoje em dia, cerca de 79% das pessoas acreditam que os games melhoram a produtividade (de acordo com pesquisa da Ophosphere) e 50% das inovações no último ano estão relacionadas à gamificação (segundo o Gartner Group). Essa estratégia, por envolver muita tecnologia e recursos digitais, tem tudo a ver com o e-commerce! Com o Gamification você pode incentivar o compartilhamento de links, a interação dos usuários e aumentar a visibilidade da loja, potencializando as vendas. O público passa a ser um jogador, que cria o conteúdo ao lado das marcas, fica motivado a se cadastrar e acompanhar as novidades.

O que preciso saber para aplicar o Gamification?

- Não é só entretenimento.

Apesar de explorar as possibilidades do universo gamer, a estratégia de Gamification não quer dizer apenas diversão. Ela explora muito da tecnologia e, também, da psicologia, por trabalhar com reconhecimento, competitividade e encorajar a interação entre as pessoas.

- É uma estratégia a longo prazo.

Antes de aplicar uma ação de Gamification, você deve conhecer bem o seu público e entender que o retorno pode ser demorado, por depender do engajamento e aceitação do público.

- Você precisa criar seu próprio game.

O seu jogo ou estratégia deve estar relacionado com a sua marca ou setor, para não confundir as pessoas e parecer sem propósito. Existem muitos tipos de jogos, prêmios, concursos e reconhecimento, que devem fazer sentido dentro do site, funcionar corretamente e estarem adequados ao público.

Quais são as melhores ações de Gamification para um e-commerce?

Quer aplicar as estratégias de Gamification na sua loja? Descubra quais são as possibilidades e comece já a adaptar o seu site para essa tecnologia:

- Prêmios.

Essa ação estimula os clientes a completarem tarefas (como seguir a marca nas redes sociais) ou fazer um determinado número de compras, para ganharem prêmios, emblemas e até algum tipo de benefício, como fazer parte de um grupo VIP ou receber descontos.

- Interação entre fãs.

Essa técnica faz com que os usuários postem comentários e interajam com outras pessoas dentro do site, ganhando pontos ou reconhecimento – que se transformam em descontos ou benefícios.

- Programas de pontos.

Essa é uma das estratégias mais comuns nos programas de fidelidade. O usuário acumula pontos a cada compra (que podem ser computados em uma área restrita do site ou enviados por e-mail), viagem ou interação dentro da loja, e pode trocar por novos produtos ou descontos depois de reunir uma determinada quantidade de pontos.

- Leaderboards.

Esses quadros de liderança estimulam a competitividade, mostrando a soma de pontos (recebidos por jogos, comentários ou compras) a todos os usuários, fazendo com que comparem a pontuação e joguem mais, para atingir alguma área específica do site ou entrar em um grupo VIP.

- Jogos e Competições Temáticas.

Disponibilizar jogos no site (como quizzes, que podem ser convertidos em pontos para descontos ou benefícios) ou criar competições temáticas (como cupons e concursos em datas comemorativas) são opções divertidas e que conquistam clientes que estão em dúvida entre mais de uma loja.