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O que é cartão fidelidade?

Aprenda o que é cartão fidelidade, adotado por empresas de diversos ramos visando gerar benefícios para o negócio e para a fidelização dos clientes

Sueida Johann

Sueida Johann

Aprenda o que é cartão fidelidade, adotado por empresas de diversos ramos visando gerar benefícios para o negócio e para a fidelização dos clientes

Você sabe o que é cartão fidelidade? O cartão fidelidade pode ser entendido como uma estratégia de marketing que busca proporcionar proximidade com os clientes, assim como, vantagens para eles e para os próprios comerciantes.

Todos nós, enquanto consumidores, gostamos quando ganhamos algum benefício em nossas compras, certo? Como um desconto, ou um brinde. A ideia do cartão fidelidade das empresas é, justamente, criar um meio de dar vantagens e benefícios para os clientes que sempre compram, ou como o nome já diz, são fiéis.

O que é cartão fidelidade?

O cartão fidelidade nada mais é do que uma estratégia que permite premiar os clientes que já compram na sua loja virtual com certa frequência. Por meio de um sistema de pontos que são ganhos e acumulados conforme as compras são feitas, os clientes podem ir pontuando para mais tarde obter os benefícios estipulados. As milhas das companhias aéreas são um exemplo de um programa de fidelidade, ou o Dotz, que são pontos acumulados com as compras no cartão de crédito, também é um modelo dessa estratégia.

Para aumentar as chances de um cliente continuar voltando para a sua loja, pode-se adotar a estratégia do cartão fidelidade, já que o objetivo principal é vender mais para os mesmos clientes, ou seja, aqueles que já compram com regularidade e que gostam da sua loja.

Além disso, esse tipo de programa gera vantagens não só para os clientes, mas também para a sua loja, como: marketing para sua empresa, pois é mais uma forma de divulgação; aumento das vendas e do faturamento; e diferenciação das lojas concorrentes no mercado.

Para o seu cartão fidelidade se destacar e ser um chamativo para os clientes, é preciso escolher um nome legal para o programa, já que ele também servirá como marketing para a sua loja.

Tipos de recompensas

Os tipos de recompensas devem ser estudados para proporcionar uma vantagem real ao cliente, não adianta tentar enganá-lo e dar um desconto fictício, por exemplo. As recompensas podem ser descontos (reais!), brindes, acumular pontos para trocar por prêmios, um valor em dinheiro para gastar na próxima compra, etc.

Para adequar a recompensa, é importante ficar atento ao perfil de compras dos clientes para, desta forma, proporcionar um benefício que tenha a ver com o que eles gostam e costumam comprar. Não adianta dar como brinde um chapéu se o seu cliente nunca comprou nada nessa linha de produtos, por exemplo.

O sistema de pontuação deve ser bem pensado para que as vantagens oferecidas aos clientes não sejam nem muito facilitadas e nem muito difíceis. Se for muito fácil para o cliente obter os benefícios, sua loja terá problemas com aumento de custos para manter o programa. De outro lado, se for muito difícil para o cliente receber o benefício, tendo que acumular pontos infinitos, ele pode perder o interesse em participar e de comprar em sua loja.

Acompanhar os resultados

Para saber se a estratégia do cartão fidelidade está funcionando para a sua loja virtual, não esqueça de acompanhar os resultados do programa e se os clientes estão fazendo uso das vantagens oferecidas pelo cartão. Não basta criar o benefício, é preciso observar se está dando certo e trazendo vantagens, não só para os consumidores, mas também para a sua loja, ou seja, se está gerando o lucro esperado com a implantação desse sistema de recompensa.

Às vezes, por motivos diversos, um programa como esse pode não trazer o aumento de vendas esperado, então é interessante estar atento às vendas e ao lucro. Se para sua empresa não compensa manter um programa de fidelidade, estude outra forma de angariar e fidelizar clientes.

Resumindo

Se você está pensando em fazer marketing da sua loja virtual e aumentar as conversões atingindo quem já é um bom cliente, uma estratégia a ser adotada é o cartão fidelidade.

Apresentar um programa legal de recompensas e presentear quem é seu cliente fiel é uma maneira de fidelizar ainda mais e fazer propaganda da sua loja.

Todos os consumidores gostam de ser bem tratados e de saber que a loja na qual eles sempre compram também oferece vantagens. Mas lembre-se: para valer a pena implantar esse programa, é preciso estudar o perfil da sua clientela e saber se existe interesse nos benefícios oferecidos.

Além do cartão fidelidade utilizado como meio para gerar marketing para a sua loja virtual, confira também outros artigos nos quais abordamos sobre o assunto: A importância do email marketing para sua loja virtual; Por que criar um site institucional?; Mídia para loja virtual: guia para iniciantes; Como anunciar sua loja virtual no Google, dentre outros. 😊