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O que é análise digital e por que devo usá-la?

Uma boa análise digital está por trás de todo e-commerce de sucesso. Aprenda mais sobre isso! Criar a sua própria loja e vender seus produtos na internet são atividades que exigem planejamento, objetivos

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Uma boa análise digital está por trás de todo e-commerce de sucesso. Aprenda mais sobre isso!

Criar a sua própria loja e vender seus produtos na internet são atividades que exigem planejamento, objetivos e estratégias muito bem definidos. Mas, na maioria dos casos, é difícil avaliar a maneira como isso está sendo colocado em prática e se tudo está alinhado para atingir as suas metas com o e-commerce. É nessa hora que entra a análise digital.

Mas o que é análise digital?

É o estudo de dados do seu negócio online, para que você possa entender e melhorar os resultados das vendas, a administração ou as estratégias de marketing.

Para fazer uma boa análise digital, é preciso ter objetivos mercadológicos bem definidos e volume de informação – para que seja possível mensurar o que acontece dentro do site.

Por que devo utilizar a análise digital na minha loja?

Analisar as informações da sua loja virtual permite que você entenda as métricas e modifique o seu planejamento para que os objetivos sejam alcançados. Os dados justificam, embasam e deixam a situação mais clara, ajudando você a tomar decisões para melhorar os resultados, ganhar visibilidade e converter clientes para o seu negócio.

Como a análise digital acontece?

A análise digital de um e-commerce pode ser dividida em quatro etapas:

  1. **Definição dos objetivos: **é o que traz foco para o seu negócio, identificando o que você deseja alcançar com a loja, quais são as metas e necessidades do seu e-commerce. Esses objetivos devem ser bem claros e plausíveis, para que você possa alcançá-los com os recursos que possui.
  2. **Definição dos KPI’s: **os key performance indicators – indicadores chaves de desempenho – servem, como o próprio nome já diz, para entender como está o andamento e evolução do seu e-commerce. Os KPI’s partem dos objetivos e são, geralmente, representados por quantidades ou porcentagens, que permitem medir a eficácia de cada ação. Nessa fase, o ideal é identificar 3 indicadores relevantes para análise, como a quantidade de pessoas que visitam o seu site; quais são os produtos mais vendidos, etc.
  3. **Coleta de dados: **depoisde definir os objetivos e KPI’s do seu e-commerce, é preciso reunir os dados de alguma maneira, para que você possa visualizá-los. Uma dica é usar o Google****Analytics, plataforma gratuita do Google que permite a coleta e análise dessas informações sobre o seu site.
  4. Criação de um relatório: é hora de colocar tudo no papel e analisar. O próprio Google Analytics permite que você crie relatórios e cruze todos os dados antes de estudá-los, separando-os por data, taxas ou informações relevantes para sua pesquisa.

E o que eu faço com tudo isso?

Os relatórios vão permitir que você entenda toda a informação referente ao seu site, quais são os produtos com mais acessos, porque as pessoas não estão finalizando a compra ou sendo levadas para determinada parte da sua lojinha. Com isso, você pode fazer as alterações que julgar necessárias — como melhorar as tags dos seus produtos ou investir mais em SEO.
Para saber como essas mudanças são recebidas pelo público, é preciso fazer a análise digital mais de uma vez. Conforme a sua loja for crescendo, continue acompanhando esses dados, para descobrir o que dá certo (ou não) e se destacar seus produtos na internet.