como vender online |

mine entrevista: Amilton, da Sexy One

Quer saber como é ter uma loja física e uma virtual, juntas? Dá uma olhada aqui! A Sexy One é a loja virtual que está com a minestore desde os primórdios mesmo. Foi

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Quer saber como é ter uma loja física e uma virtual, juntas? Dá uma olhada aqui!

A Sexy One é a loja virtual que está com a minestore desde os primórdios mesmo. Foi depois de o Amilton (pai) sofrer com todas as plataformas de e-commerce que testou para complementar as lojas físicas que já tinha em Curitiba-PR que surgiu no Amilton (filho), o nosso designer (e, consequentemente, em todo o nosso time) a motivação para criar uma plataforma descomplicada e ajudar não só o(s) Amilton(s), mas também outros lojistas pelo mundo. Conversamos melhor com o Amilton (pai) para saber como estão as coisas agora, na minestore, além de descobrir como uma loja virtual ajuda em um negócio tão específico como um sex shop, já que há pessoas que se sentem bem mais confortáveis fazendo essas compras pela internet (vamos lá, né, gente, no século 21 a gente já não precisa ter vergonha de sexo :D). Dê uma olhada na loja e acompanhe aí mais uma edição do talk show minestore:

A criação da minestore deve muito à Sexyone (principalmente às dificuldades que você enfrentou com as outras plataformas). Você pode falar mais sobre isso para a gente?

Desde a nossa primeira loja, já se passaram 7 anos e nós testamos praticamente todas soluções de e-commerce de lá pra cá. Cada plataforma tinha seus prós e contras, mas em absolutamente todas o dia a dia de gerenciamento da loja sempre foi um processo doloroso e complicado. Acredito que todo esse tempo somado aos problemas que tivemos em cada uma dessas plataformas foram muito úteis na construção da minestore, principalmente para saber o que evitar e que partes não deveriam ser repetidas.

Sobre todas essas plataformas que você vem usando nesses 7 anos: o que tinha de mais complicado nelas?

Vários fatores são desfavoráveis nas plataformas existentes no mercado. Um deles é o custo, porque normalmente pagamos caro sem retorno com suporte técnico e soluções para as nossas necessidades. Cada comércio tem suas peculiaridades e necessita de soluções bem específicas que normalmente nunca chegam.
Outro fator é a complexidade: muitas destas plataformas trazem várias dificuldades na manutenção, controle de estoque e cadastro de produtos, e acabam complicando o que deveria ser fácil e rápido.

A Sexyone surgiu como loja física e, só depois, evoluiu também para o e-commerce. De que jeito você acha que o e-commerce ajuda quem já tem lojas físicas? Como é ter a loja física e a virtual, especificamente para um sex shop, como é seu caso?

Sabemos que existe muita resistência ou receio (ainda) nas pessoas para comprar online. Ter uma loja física ajuda e muito na credibilidade, porque o cliente sente-se mais seguro para comprar. Sem falar que, tendo a loja física e a virtual, uma acaba alavancando as vendas da outra, ou seja: a loja virtual acaba servindo como um meio de propaganda da loja física, que em contrapartida traz mais credibilidade à loja virtual.

Em nosso ramo, acreditamos que a loja virtual é um ótimo canal para atingir o público que por um motivo ou outro tem receio de frequentar um sex shop. Por isso, estamos investindo cada vez mais para deixar nossa loja virtual entre as melhores do segmento.

E agora, com a minestore e uma loja virtual novinha em folha, quais são os planos?

Agora com a minestore, o processo de gerenciamento ficou muito mais ágil e nós finalmente conseguimos ter a liberdade de construir nosso layout com a qualidade e simplicidade que queríamos, o que nos dá uma injeção de ânimo para cada vez mais investirmos na nossa loja virtual. Não tem comparação na hora de fazer a manutenção do site, incluir um produto, controlar pedidos, no atendimento ao cliente etc. etc. Isso tudo, com toda certeza, também vai levar a um aumento das vendas.

Que dica você daria pra quem já tem uma loja física, mas quer expandir para as vendas online?

Para quem tem loja física e pensa em montar um e-commerce, a minha sugestão é: não pense duas vezes antes de montar sua loja virtual! Talvez no começo você não saia vendendo horrores (embora isso até possa acontecer), mas uma coisa é certa: a loja virtual vai fazer sua loja física ser mais conhecida e vice-versa.

Maravilha! Lojista que passa dos três pedidos, aqui, pode pedir música. Indica aí uma bela canção pra embalar nossos leitores :)

Então lá vai a música, mas tomo a liberdade de junto com ela incluir um recado do grande Bono que cada vez faz mais sentido (pena que ecoe ao vento): U2 – One