Marketing |

Você já usa o Instagram Shopping para vender mais?

Explore mais essa ferramenta do Instagram, aproxime seus seguidores dos produtos e intensifique o volume de vendas com a facilidade de um clique!

Redação

Redação

Novas atualizações em plataformas antes utilizadas apenas como redes sociais são cada vez mais frequentes. Há um bom tempo esses canais pensam também nas marcas, que estão ali para desenvolver seus negócios e conquistar novos clientes.

Pensando nisso, o Instagram disponibilizou no fim do ano passado uma nova função: o Instagram Shopping. Você já conhece a ferramenta? Sabe como utilizar esse recurso nas suas publicações? Continue lendo o post que preparamos para tirar as dúvidas sobre essa nova forma de divulgar os produtos da sua loja :)

Como o Instagram Shopping funciona?

O último recurso lançado pela plataforma permite que você marque os produtos da sua loja diretamente nas publicações do perfil da sua marca. Com essa nova funcionalidade, o lojista consegue direcionar os consumidores facilmente para as páginas de produtos específicos dentro da loja virtual.

Marcar um produto se torna tão simples quanto marcar um amigo em publicações pessoais.

Por que usar o Instagram Shopping?

Explorar esse recurso é uma forma de aumentar a quantidade de visitantes na loja online e investir diretamente em conversão de vendas, uma vez que um consumidor já interessado no produto da publicação tem o link a distância de um toque de tela.

Pense de forma prática em duas situações. A primeira, como acontece muitas vezes hoje: um seguidor se interessa por algum produto de um publicação e tem que comentar perguntando os detalhes. Ou ainda, sair do Instagram para entrar na loja virtual e procurar no site o item que gostou. Esse é um caminho mais longo, que muitos deixam para fazer em outro momento e esquecem, muitos nem tem paciência de concretizar.

A segunda situação, já com o uso da ferramenta do Instagram Shopping, é que o usuário vê a publicação e, caso se interesse, pode verificar diretamente qual é o item da foto, clicar na marcação e ser direcionado para a página do produto. Mesmo que ele não clique no link para ser redirecionado para a loja, ao ver a marcação ele já tira dúvidas mais gerais, como o preço dos itens. Isso poupa tempo de atendimento para responder dúvidas recorrentes na rede social e quem faz esse tipo de contato pode utilizar esse tempo focando em estratégias e novas formas de divulgação.

instagram-shop-como-usar-2
Publicações de lojas da minestore que já utilizam a função Instagram Shopping

A ideia da funcionalidade realmente é encurtar e facilitar o caminho da compra através da plataforma como vitrine de venda.

Como usar: Passo a Passo

Para começar a marcar seus produtos nas publicações do perfil da sua marca, existem alguns passos que precisam ser seguidos:

1. Ter um perfil comercial no Instagram

O recurso está disponível no Instagram apenas para perfis comerciais. Então, se o perfil da sua loja ainda não possui essa especificação, esse é o primeiro passo a ser tomado. Para isso, basta você:

  • Fazer login na sua conta no Instagram;
  • Acessar “Configurações” no menu;
  • Clicar em “Conta” e em “Mudar para o perfil comercial”;
  • Então, a plataforma irá solicitar algumas informações como categoria da empresa e dados de contato;
  • Clique em “Concluir” e esse passo estará finalizado.

Além de estar apto para utilizar o Instagram Shopping, com uma conta comercial você consegue incluir informações relevantes para seus consumidores, como o link para sua loja virtual na biografia, horário de funcionamento e endereço (caso você tenha também uma loja física ou um ponto de retirada dos produtos).

2. Conecte sua conta de Instagram à conta do Facebook

Esse pode ser outro passo que você já até realizou e não sabia que era necessário para utilizar o Instagram Shopping. Se você ainda não vinculou as duas contas da sua marca, não se preocupe. É bastante simples:

  • Acesse sua conta no Instagram;
  • Clique no menu “Configurações”;
  • Acesse a opção “Conta” e então “Contas vinculadas”;
  • Selecione “Facebook”;
  • Insira suas informações de login conforme solicitado. Isso vinculará ao perfil que você utiliza para gerenciar a página da sua marca;
  • Para vincular à página, selecione a página da sua marca abaixo da opção “Compartilhar em”.

A ferramenta utiliza o mesmo catálogo de produtos configurado no Facebook e, por esse motivo, as contas precisam estar vinculadas. O que nos leva ao próximo passo.

3. Prepare seu catálogo de produtos

Seu catálogo de produtos pode ser criado e gerenciado pelas ferramentas próprias para esse fim, criadas pelo Facebook.

  • Comece acessando o Gerenciador de Negócios no Facebook > “Pessoas e ativos” > “Catálogos de produtos”;
  • Se você já possui uma conta configurada no Gerenciador de Negócios e está logado nela, pode abrir diretamente o link do Gerenciador de Catálogos e clicar na opção “Criar catálogo”;
  • Faça as configurações solicitadas pela ferramenta, de acordo com o que a sua marca vende;
  • Após criar o catálogo chegou a hora de inserir seus produtos. Essa etapa pode acontecer de duas maneiras:

Automatizada
Neste modelo será necessário adicionar uma URL pública do feed de produtos, e para isso, cada plataforma de e-commerce tem seu processo para esta integração. Fazendo deste jeito seus produtos estarão sempre atualizados quando realizar edições diretamente no seu e-commerce.

Para os lojistas que utilizam a minestore, nós temos um artigo que explica como integrar este recurso aqui.

Manual
Neste modelo você terá que inserir manualmente qualquer produto que desejar usar na postagem do Instagram. Lembre-se que toda vez que alterar algo no seu produto na loja virtual, como por exemplo o preço, terá que atualizar este valor manualmente também no catálogo do Facebook.

Depois de configurar seu catálogo, ele irá passar pela aprovação do Facebook - da mesma forma como acontece com os anúncios que você configura por lá - e em alguns dias você estará liberado para seguir para a próxima etapa.

4. Ative o recurso de compras no Instagram

Acesse novamente sua conta comercial no Instagram e vá até “Configurações”.

Depois, acesse o menu “Empresa” > “Compras” > “Continuar”.

Neste momento, você precisa selecionar o catálogo já configurado e aprovado que quer vincular à conta do Instagram. Então, clique em “Concluir” e passe para o próximo passo.

5. Adicione os produtos nas publicações

Depois das configurações feitas, recurso liberado para uso e criação de produtos no catálogo, você pode começar a utilizar o recurso do Instagram Shopping na prática nas publicações da sua loja virtual.

Agora, sempre que você for fazer uma nova publicação a opção “Marcar produtos” aparecerá antes da finalização do post. Basta selecionar essa opção, escolher os produtos que você quer adicionar e pronto! Assim os consumidores e visitantes do perfil da sua marca poderão ser direcionados para sua loja virtual de forma mais prática.

Você também pode fazer a marcação em publicações anteriores à configuração do Instagram Shopping.

Já tem uma loja virtual na minestore e quer configurar na plataforma a integração com o Instagram Shopping? Confira na nossa central de ajuda o artigo detalhado sobre o tema.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como usar o Instagram Shopping? Você pode acessar a página que a própria plataforma preparou para os empresários que querem explorar a ferramenta, aqui :)