Marketing |

Ideias de promoções imperdíveis para aplicar na sua loja virtual

Quer aplicar alguma promoção nos produtos do seu e-commerce, mas está sem ideias? Confira nossas sugestões no post completo do blog.

Redação

Redação

Pense como consumidor - que você com certeza também é! - e lembre-se como promoções são atrativas. Então, por que não oferecê-las também no seu e-commerce?

Nesse post, preparamos algumas ideias de promoções simples de aplicar e que vão trazer resultados interessante de vendas para o seu negócio!

Ideias de promoções para e-commerce

Alguns lojistas pensam que estarão perdendo seu lucro aplicando descontos nos produtos disponíveis na loja virtual.

Mas a verdade é que esse tipo de ação ajuda a atrair novos visitantes para a sua página, incentivar consumidores que estavam na dúvida em fechar ou não uma compra e fidelizar clientes que já compraram uma vez e ficarão felizes em comprar novamente com preços ainda mais atrativos. Uma promoção pode ser o que falta para alguém que está namorando um item na sua loja há tempos finalmente comprá-lo!

Mas então, como incluir esse tipo de ação na sua loja? Confira nossas sugestões:

Promoções sazonais

Você pode vincular as promoções da sua loja com as datas comemorativas e comerciais. Outra ideia é fazer uma promoção maior no seu site na data de aniversário da sua marca. Você pode aplicar um mesmo desconto em todo o site ou em determinadas categorias.

Esse tipo de desconto em massa também é muito interessante principalmente em datas grandes para o varejo, como a Black Friday, Dia do Consumidor, Natal… E, por estarem atreladas à uma data, geram um senso de urgência no consumidor, para comprar logo e não aproveitar uma oportunidade que não estará disponível em breve.

Faça um calendário com as datas que você quer explorar, para não perder nenhuma oportunidade ao longo do ano e se programar com antecedência para aplicar as promoções e divulgá-las.

Cupom de desconto

O cupom de desconto é uma das formas mais efetivas de direcionar descontos e promoções se você tem um objetivo mais específico por trás disto. Explicamos: ele funciona com a geração de um código promocional que deve ser aplicado ao carrinho na finalização da compra.

Assim, um cupom de desconto pode ser disponibilizado apenas para público específicos e em situações especiais, como primeira compra, datas comemorativas, como moeda de troca para pesquisas, no aniversário do cliente… O mais interessante no cupom de desconto é que, normalmente, para recebê-lo, o visitante precisa disponibilizar o e-mail. E esse contato mais próximo vale ouro para você, lojista.

Nesse tipo de benefício, é importante deixar claro quais são as condições de uso do cupom de desconto. Por exemplo, ele pode ser cumulativo com outros descontos? Terá um prazo para expiração? Explique os detalhes de como o cliente poderá usar o código no momento em que o divulgar.

Promoções aplicadas ao frete

Um valor de frete alto pode ser uma barreira para um cliente fechar uma compra. Se esse é um problema recorrente com o seu e-commerce, pode ser legal pensar em uma promoção aplicada ao valor do frete e não ao valor de um produto.

Calcule bem esse tipo de promoção, para não ter nenhum tipo de prejuízo. Você pode colocar alguns critérios mais específicos também. Por exemplo, para ter um frete grátis, a compra precisa ter um valor mínimo. Deixe essas informações bem claras e acessíveis para não ter nenhum problema com o consumidor.

Desconto em cima de uma faixa de valor do pedido

Se você quiser, pode também oferecer um desconto somente para compras maiores dentro do seu site. Por exemplo: pedidos acima de R$ 200 ganham desconto de 15%.

Essa é uma estratégia bastante usada para estimular o consumo de mais itens dentro de uma mesma compra. Por exemplo, vamos imaginar que sua loja venda camisetas a um valor fixo de R$ 60 e você cadastrou essa promoção acima, de desconto para compras de mais de R$ 200. Se um consumidor já selecionou 3 camisetas (um total de R$ 180), a promoção pode ser um atrativo para que ele selecione mais uma peça e aproveite para levar quarto camisetas, de R$ 240 por R$ 204 reais.

Pense no que poderia funcionar dentro do seu modelo de negócios para definir a faixa de preço e o desconto.

Como aplicar as promoções?

Pesquise sobre a aplicação de promoções e descontos na plataforma de e-commerce que você utiliza para manter a sua loja no ar. Afinal, você não vai querer aplicar os descontos manualmente, em cada um dos produtos selecionados de acordo com a sua estratégia, não é mesmo?

Aqui na minestore, por exemplo, você pode configurar descontos e preços especiais para seus produtos de forma automatizada, agendar promoções futuras e com determinado período de vigência e configurar vários tipos de promoções - até mais de uma ao mesmo tempo. Se quiser entender melhor as possibilidades na minestore, temos um artigo sobre o tema na nossa central de ajuda.

Escolha também como o desconto será aplicado, se será um valor fixo de desconto (R$ 10,00) ou uma porcentagem fixa (R$10%).

Você pode se interessar: 6 funcionalidades que vão fazer seu e-commerce crescer

Não se esqueça de divulgar suas promoções

Se você já tem uma ideia de promoção que quer aplicar na sua loja, pense também um uma etapa que é fundamental para potencializar a vendas nesta situação: contar para as pessoas.

Divulgue as promoções disponíveis na sua loja através dos perfis da sua marca nas redes sociais, enviando e-mails para aqueles clientes que já se cadastraram para receber as novidades ou que já fizeram alguma compra no seu site, através de anúncios e campanhas pagas e também no próprio e-commerce, com um banner de destaque na home ou até mesmo uma pop-up que aparece só no momento de saída da página.

As possibilidades aqui são muitas! O mais importante é fazer com que as pessoas fiquem sabendo da promoção e possam aproveitá-la.

E lembre-se, quando falamos de promoções e descontos, timing é tudo! Um site que está em liquidação o tempo todo perde credibilidade e passa uma imagem de que quer se aproveitar da ingenuidade dos consumidores.

Que tal aplicar uma promoção na sua loja ainda essa semana? Se tiver qualquer dúvida, nos escreva aqui nos comentários e ficaremos felizes em te ajudar!
Boas vendas :)