como vender mais no natal |

Guia de Natal para os lojistas minestore

Já vai separando aquele seu clássico CD da Simone, porque está quase na hora de botar a trilha sonora de Natal pra rodar! Férias, Natal, família, comilança. O final de dezembro é, definitivamente,

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Já vai separando aquele seu clássico CD da Simone, porque está quase na hora de botar a trilha sonora de Natal pra rodar!

Férias, Natal, família, comilança. O final de dezembro é, definitivamente, uma delícia! Se você é dono de uma loja, então, certamente deve esperar essa época do ano mais ansiosamente ainda. Também pudera: mesmo com crise, a expectativa é que o Natal movimente cerca de R$ 53 bilhões, de acordo com a Pesquisa Natal 2015, realizada pela Deloitte.

Sabendo disso, está esperando o que para preparar a sua loja virtual para dezembro? =D

Se você não sabe exatamente por onde começar e o que fazer para vender mais durante o Natal, fique tranquilo! Nós criamos este pequeno manual com algumas dicas que você pode adotar na sua loja virtual. Confira!

Como preparar a sua loja virtual para o Natal

1- Personalize a sua loja virtual

Um pouco antes da Black Friday deste ano, nossa equipe de designers criou uma série de materiais visuais para que os lojistas da minestore pudessem caracterizar os seus e-commerces para a data. O sucesso foi tão grande, que decidimos repedir a dose!

Baixando este material aqui você terá acesso a quatro modelos diferentes de banners para a página inicial do seu e-commerce, e quatro opções de capas para o Facebook da sua loja. Se por acaso você quiser personalizar a mensagem escrita nas imagens, pode alterar os banners no Photoshop ou então no GIMP, usando as fontes que também disponibilizamos nesse pacote.

Olha só os modelos de banner que criamos:

facebook-cover-01

facebook-cover-02

facebook-cover-03

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Colocar essa arte na sua loja virtual é moleza. Você só precisa clicar no botão customizar, no menu esquerdo do seu dashboard e descer a barrinha lateral das preferências do tema até chegar na opção banner. Por ali, a imagem que você curtir e depois clique em salvar (pois é, simples assim!)

Captura de Tela 2015-12-08 às 17.00.20

2- Organize o seu estoque

Como anda o seu estoque de produtos? Este é o momento ideal para você confirmar se realmente tem todas as peças que estão sendo oferecidas na sua loja virtual, se precisa encomendar alguma mercadoria específica, refazer algum produto, etc.

Ninguém aqui quer passar pela gafe de vender um produto e depois se dar conta de que não tem ele no estoque, né?! =P

3- Revise as descrições dos seus produtos

Acredite em nós: época de Natal é correria! Com a divulgação adequada (falaremos disso mais pra frente!) é provável que a sua loja receba mais visitas e que você tenha muito trabalho!

Para facilitar a sua vida e evitar que você precise ficar respondendo dúvidas básicas dos clientes, procure ser o mais claro possível em todas as descrições de produtos do seu site. Na descrição, coloque todas as medidas, as cores disponíveis, o tipo de material, etc.

Além disso, quando a descrição dos seus produtos é bem feita, a chance de você ser encontrado através dos mecanismos de busca é maior. Coloque-se no lugar do seu consumidor e pense quais são as palavras-chave que ele usaria para chegar até o seu produto.

Para conferir como fazer uma descrição de produtos legal, acesse este artigo.

4- Contato

Não é por acaso que a sua loja na minestore tem uma aba chamada “sobre”. Por lá você pode, além de descrever a sua história, colocar o seu telefone e e-mail! Se por acaso os seus consumidores tiverem qualquer tipo de dúvida, eles precisam encontrar facilmente na sua loja virtual alguma forma de falar contigo (seja um e-mail, um número de Whatsapp, etc).

Ahh, depois de colocar os dados para contato na sua loja virtual, não deixe de ficar de olho nesses canais! Se por acaso os seus consumidores precisarem tirar qualquer tipo de dúvida, você deve respondê-los rapidamente.

5- Envio

Um dos detalhes mais críticos para o e-commerce na época das datas comemorativas é, sem dúvida, o envio dos produtos. Se por acaso o seu consumidor estiver comprando um item para dar de presente de Natal, ele precisa chegar antes do dia 24 de dezembro!

Para que os seus produtos cheguem a tempo, procure enviá-los o mais rápido possível! Se por acaso você sentir que eles vão atrasar, não deixe de entrar em contato com o comprador e explicar a situação. Lembre-se que é melhor perder uma venda pontual, do que perder um cliente!

6- Apresentação

Na hora de encaminhar o seu produto, capriche na apresentação. Receber encomendas pelo correio é legal, mas a experiência do consumidor pode ser muito melhor se você se esforçar para fazer uma embalagem legal, encaminhar um cartão, etc.

Tenha certeza de que o cliente vai comentar sobre o seu capricho com os amigos!

Como divulgar a sua loja virtual no Natal

Caprichar na divulgação é extremamente importante para que a sua loja virtual receba visitas na época do Natal! Confira aqui algumas sugestões do que você pode fazer para chegar até o seu público alvo.

1- Disparo de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de divulgação. Você já pode começar a pensar em uma mensagem bacana para encaminhar para os seus clientes, falando que a sua loja vai ter uma série de produtos legais no Natal.

Se você quiser receber a relação de todas as pessoas que já compraram no seu e-commerce, entre em contato com a minestore através do chat da sua loja com pelo menos uma semana de antecedência!

2- Facebook Ads

Fazer anúncios segmentados no Facebook é uma excelente maneira de chegar até o seu consumidor.
Para aprender a fazer ações no Facebook Ads, baixe gratuitamente o nosso e-book “Como anunciar sua loja virtual no Facebook”.

3- Divulgar nas redes sociais

Snapchat, Instagram, Twitter… A sua loja virtual certamente deve contar com algumas redes sociais e você pode usá-las a seu favor! Divulgue através desses canais quais são as novidades do seu e-commerce para a época de Natal. No kit com os materiais para personalizar a sua loja colocamos algumas sugestões de capa para Facebook. Não deixe de usá-las!

4- Post no blog da sua loja virtual

A sua loja virtual tem um blog? Então use esse espaço para compartilhar quais são os produtos que os clientes podem encontrar no seu e-commerce durante o Natal.

Procure criar textos informativos, que ajudem o cliente na escolha dos presentes. Lembre-se de que esse espaço não combina com mensagens publicitárias, ok?

Por aqui  já trouxemos algumas dicas de como produzir conteúdos interessantes para o blog da sua loja virtual. Não deixe de conferir!

5- Google Ads

Para alcançar novos clientes que estão procurando exatamente os produtos que você oferece, faça uma campanha de Google Ads especial de Natal!

Saiba como fazer neste artigo.

Independente da forma que você vai gerenciar a sua loja virtual durante o Natal, conte sempre conosco! Toda a equipe da minestore estará a postos para te ajudar no que for preciso, ok?! =D