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Guia de Bordo – Preparando sua loja para a Black Friday

Quer participar dessa festa? Montamos um guia com o que não pode faltar na sua loja Você já deve saber que a Black Friday é o evento que abre (ainda que extraoficialmente) a

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Quer participar dessa festa? Montamos um guia com o que não pode faltar na sua loja

Você já deve saber que a Black Friday é o evento que abre (ainda que extraoficialmente) a temporada de vendas de natal, deixando comerciantes varejistas com aquele brilho nos olhos que tem muito pouco a ver com o espírito natalino (não se engane!). Deve ter ouvido também, em algum lugar, que as projeções para esse ano são animadoras e a faturamento das lojas virtuais deve chegar na casa do bilhão. Mas como preparar sua loja virtual para descer para o playbrincar de Black Friday direito? Bem, há algumas coisas que você pode fazer (mesmo em cima da hora) para aumentar suas vendas ou, ao menos, conquistar mais visitantes na sua loja virtual nesse período. Dê uma olhada nas nossas dicas:

Infraestrutura

De tempos em tempos, é interessante passar um pente fino pela sua loja virtual fazendo uma porção de análises. Olhar, por exemplo, quais produtos mais venderam nos últimos tempos e analisar cuidadosamente a página desses produtos. Tem alguma tag, ou algum aspecto da descrição, que pode ter levado a esse aumento nas vendas? É possível mexer na descrição de outros produtos para deixá-los mais localizáveis ou vendê-los mais? Analise toda a parte de textos da sua loja e mude o que for necessário para te ajudar a ser encontrado pelo seu público-alvo. Dê uma olhada nas fotos: elas têm um ar profissional? Mostram o seu produto em uso, por pessoas, comunicam a mensagem que você quer passar?

Canais de divulgação

Faça um plano (mesmo que mental) pensando nos canais onde você vai divulgar as promoções da Black Friday na sua loja. Vale tudo: imagens e postagem no Facebook, posts no blog, Instagram, Twitter… Prepare as imagens com antecedência e, se preferir, vá postando teasers com mais antecedência anunciando que, na sexta-feira, todos devem estar preparados. Se você já tem campanhas pagas no Adwords ou no Facebook Ads, pode mudar algum dos anúncios para incluir palavras-chave que se relacionem com o dia de descontos, já que muitas pessoas procuram por ‘descontos de black friday’ junto com as tradicionais buscas de ‘ideias de presente de natal’ etc. Conte com seus fiéis escudeiros (toda loja tem os seus) para ajudar a compartilhar as promoções nas redes sociais.

Bons negócios

Muitas vezes, pequenas lojas virtuais não têm uma margem de lucro enorme que permita baixar o preço de um produto em 70%, como as gigantes do ecommerce conseguem fazer. Mas isso não é motivo para fazer promoções com a metade do dobro (pelamor) ou para se desesperar e não participar dessas promoções. O importante é calcular o quanto de desconto pode ser oferecido sem ameaçar muito suas margens e pensar em outras vantagens a oferecer para os clientes. Frete grátis, por exemplo, é algo que convence qualquer um a colocar um produto no carrinho – arcar com esse valor pode ser um investimento valioso!

Conquista e continuidade

Datas como a Black Friday são ótimas para trazer à sua loja clientes novos e que ainda não conheciam seu trabalho. Cabe a você, no entanto, conquistar esses clientes e fazer com que eles comprem de novo (e de novo, e de novo…). Para isso, vale o capricho na embalagem, aqueles mimos de agradecimento pela compra e a sua preparação para oferecer o melhor serviço de atendimento ao cliente. Depois da venda e da entrega, peça feedback para saber o que mais o agradou na compra e acompanhe esse cliente, oferecendo produtos que se ligam ao que ele comprou.