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Como trazer mais clientes para a sua loja virtual

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Keslen Deléo

Keslen Deléo

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Esse artigo traz algumas táticas para aumentar o movimento do seu e-commerce. É importante conhecer a diferença entre estratégia (em grego, strategía)tática. Táticas são as coisas que você faz pensando em executar uma estratégia. E a estratégia é o que você faz para atingir determinado objetivo. Todo mundo que tem uma loja virtual deve deve definir objetivos, estratégia e táticas – nessa ordem – para aumentar o movimento da loja.

Para agregar mais (valor) clientes à sua loja virtual (que é o seu objetivo), você deve ter uma estratégia, da qual fazem parte essas táticas. Dá uma olhada:

(Des)conta comigo
Descontos não são exatamente um plano a longo prazo, mas eles podem ser muito efetivos na hora de trazer novos consumidores para a sua loja. Primeiro, você pode calcular quanto, mais ou menos, custa para você conquistar um cliente novo (uma matemática ultra-avançada; você pode chegar nela estimando quanto gasta em propaganda para quantos novos clientes você conquista a cada mês… enfim, science, bitch!). E, aí, você vai ter uma ideia de quanto pode dar de desconto nos seus produtos (em um número limitado e tal). Depois, é só anunciar para o mundo (Twitter, blog etc.), e oferecer um serviço bem legal para que você não atraia só os caçadores-de-descontos, mas também pessoas que vão continuar comprando com você.

Let the games begin
Competições e concursos podem ser um jeito legal de espalhar o nome da sua loja por aí, mas é importante manter o propósito da sua loja (nada de concurso de cuspe à distância, portanto). O sistema de votos e outros critérios do concurso também podem ajudar a chamar a atenção de todo mundo – se é preciso que os amigos do concorrente votem, por exemplo, é bem provável que mais gente chegue até a sua página.

Amostras grátis
Quanto mais coisas você puder fazer para quebrar as barreiras que separam o cliente dos seus produtos, melhor. Isso inclui distribuir um pouco da alegria dele para que o mundo a conheça! Às vezes, e dependendo do que você vende, não vai ser a coisa mais rentável do mundo, mas vale a pena se você confia bastante no seu produto e se é fácil de fazer uma amostra dele.

Tamo junto
Fazer parcerias com um canal que tenha uma audiência complementar, mas não seja necessariamente um adversário, pode ser um jeito efetivo de conseguir novos clientes. Pode ser algo simples como uma troca de tráfego mesmo: colocar um banner no site que tem mais acessos (e um conteúdo parecido), combinar uns guest posts e tal.

C o n t e ú d o
Outra coisa que não é muito a curto prazo, mas escrever conteúdo interessante e atrelar isso ao domínio da sua loja pode render muitos frutos lá na frente. Principalmente porque isso, aliado ao SEO, vai trazer um movimento orgânico bem importante para a sua loja e vai encorajar seus clientes a compartilharem e criarem uma relação especial com o que você produz.

Ofereça produtos/serviços novos
Pode soar óbvio, mas um bom jeito de capturar um novo segmento de consumidores é oferecer um produto (ou serviço) totalmente novo! E não precisa ser complicado (apesar de parecer): dá pra reposicionar um produto já existente (pois é).

Anuncie aqui
É a maneira mais elementar de direcionar pessoas até um produto ou serviço, não esqueça dela! Dá pra experimentar bastante com o Google Ads, que ajuda a controlar e refinar sua propaganda de várias maneiras.

Bom dia, faces
Na era das mídias sociais, um bom marketing não é só trazer as pessoas até você, mas é também estar lá nos canais onde seus clientes estão participando (seja o Facebook, Twitter, Instagram ou aquelas mais obscuras, como o Reddit – vai saber). Escolha os canais certos para o seu negócio e participe neles de modo autêntico – lembre que as mídias sociais estão lá para te ajudar a criar histórias sobre seu produto que você possa compartilhar com os outros.

Pra tudo tem uma primeira vez
Ao facilitar as coisas na primeira compra, você aumenta as chances de conversão de apenas-visitantes para fiéis-clientes. Algumas lojas online oferecem um desconto para quem se cadastra/compra pela primeira vez, e a chave para isso dar certo é deixar bem claro que essa é uma oportunidade única e os clientes devem aproveitá-la naquele momento.

Quem te contou?
O melhor e mais valioso jeito de conquistar clientes é quando um cliente seu te indica para um amigo. Quando isso acontece, o marketing é tão bem feito (pelos seus clientes) que você só precisa se preocupar em deixar tudo correndo bem, porque os clientes vão chegar fazendo fila (ou quase). Esse sistema de referências pode ser feito no boca a boca (e, para isso, você tem que caprichar nos bons produtos, bons preços e excelente serviço) ou quando você abre um espaço para recomendações e reviews no seu site.

Por yongfook, em http://bit.ly/1gue7qT