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Estratégias e tipos de promoções para a sua loja virtual

Veja algumas estratégias e tipos de promoções que podem ajudar sua loja virtual na hora de vender mais por menos

Sueida Johann

Sueida Johann

Veja algumas estratégias e tipos de promoções que podem ajudar sua loja virtual na hora de vender mais por menos

Recentemente falamos sobre dicas para alavancar as vendas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados e, entre essas dicas, está a boa e velha promoção. Neste artigo, vamos falar sobre algumas estratégias e tipos de promoções que podem ajudar sua loja virtual na hora de vender mais por menos, mas sem perder o lucro.

É inegável que as promoções sempre atraem a atenção dos consumidores, que mesmo não precisando do produto em oferta, muitas vezes acabam comprando para “aproveitar a oportunidade”.

Diante disso, os lojistas devem sim utilizar essa ferramenta para vender mais e lucrar mais. Mas como fazer? Bom, existem estratégias que ajudam na hora de fazer uma promoção e existem vários tipos de promoções que podem ser mais adequados para cada situação ou data.

1. Estratégias para fazer uma promoção

As estratégias, na hora de organizar uma promoção, são fundamentais e muito importantes para manter o foco do motivo da promoção. Afinal, o objetivo é a lucratividade e, para isso, um bom planejamento garante que seu lucro não suma.

Para fazer uma promoção, não basta escolher alguns produtos aleatórios e, simplesmente, baixar o preço, é preciso planejar o quer vender, por que e como.

Também é preciso ficar atento ao período pós-promoção e estar preparado para eventuais devoluções e trocas de produtos, resolver entregas atrasadas e, ainda, gerar relatórios para acompanhar como foi o resultado da promoção, se fez sucesso e o que pode ser melhorado para a próxima.

Veja algumas estratégias para fazer uma boa promoção:

  • Definir um público alvo que se deseja atingir com a promoção, para que o seu sucesso seja mais assertivo.

  • Determine um início e um fim para a vigência da promoção para que assim se possa ter um controle maior do estoque dos produtos que entraram na promoção.

  • Planejar qual é a meta de lucro que se deseja alcançar com a promoção para que no final as contas fechem e as vendas com preço menor gerem tanto lucro quanto com o preço normal.

  • Estar atento ao estoque para que os produtos de final de estação, como roupas, ou produtos encalhados por algum motivo, sejam liquidados e não gerem prejuízo parados no estoque.

  • Divulgar por todos os meios possíveis, afinal é fundamental que seus clientes fiquem sabendo de sua promoção. Para isso, vale criar um e-mail de promoção, vale utilizar as redes sociais para falar da oferta e vale também criar uma banner chamativo na página da loja.

2. Tipos de promoções

A promoção também é conhecida como Sale, Oferta, Desconto ou Liquidação, mas isso não importa, o que o cliente vai entender é: preço menor!

Nós, enquanto consumidores, já conhecemos alguns dos tipos de promoções que o comércio costuma fazer e que dão certo. Sua loja virtual também pode se utilizar dessa receitas prontas e mandar ver nas promoções, basta estudar qual é o melhor tipo para o seu objetivo.

Veja alguns tipos de promoções:

  • Desconto em porcentagem ou valor. Por exemplo: dar 30% de desconto em uma determinada seção da loja, ou em produtos pré-selecionados. Ou estipular um valor fixo de R$ 100,00 de desconto nas compras acima de R$ 400,00.

  • Cupom de determinado valor para a próxima compra ou para a primeira compra na loja.

  • Leve 3 pague 2, em um verdadeiro combo de produtos, o cliente escolhe três produtos de determinado valor, mas só paga dois deles, o terceiro sai de graça.

  • Desconto progressivo: quanto mais peças o cliente comprar maior é o desconto. Uma peça tem 20%, duas tem 25%, e se levar a terceira ou mais tem 30% de desconto.

  • Frete grátis nas compras ou grátis acima de um determinado valor.

  • Datas especiais, nosso calendário é cheio delas, como Natal, Dia das Crianças, dia das Mães, e por aí vai. Cada data tem um público específico e a promoção deve levar isso em conta, escolhendo os produtos que mais combinam com a data comemorativa. Outra data especial pode ser o mês de aniversário do seu cliente, ele vai adorar ser lembrado e ganhar um descontinho de presente.

  • Para determinado segmento, usando Google Analytics para monitorar seus clientes, você perceberá do que eles mais gostam, o que mais compram e, assim, poderá direcionar uma promoção especial para eles.

  • Uma promoção relâmpago, só hoje! Ou com duração de algumas horas, enfim, o consumidor deve correr para aproveitar e comprar.

  • Uma promoção exclusiva para determinado público, por exemplo, só para o pessoal do Facebook, que segue a página da loja e curtem suas postagens. Esse público que é bem ativo merece uma promoção especial só para eles.

E aí, pronto para fazer uma promoção bem bacana para os seus clientes e ganhar muito dindin? Compartilhe com a gente nos comentários as suas dúvidas e experiências com promoções!

Créditos da Imagem: Freepik

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