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Está na hora da sua loja virtual ter uma newsletter!

Vem cá aprender a fazer uma newsletter show de bola! Como você divulga a sua loja virtual? As suas estratégias de marketing limitam-se apenas a publicações nas redes sociais? Pois então saiba que

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Vem cá aprender a fazer uma newsletter show de bola!

Como você divulga a sua loja virtual? As suas estratégias de marketing limitam-se apenas a publicações nas redes sociais? Pois então saiba que está na hora de você pensar em criar uma newsletter!

Em pleno 2016, é muito difícil encontrar alguém que não tenha e-mail. Se você conseguir o e-mail pessoal das pessoas que compram na sua loja, terá muito mais chance de fazer com que o seu conteúdo chegue diretamente na tela delas (ao contrário de redes sociais como o Facebook, que tem um algoritmo misterioso que distribui as suas fotos e matérias).

Com as ferramentas adequadas, você também consegue ver de perto quantas pessoas abriam o seu e-mail, quantos cadastros foram realizados nas suas listas e também quantos consumidores preferiram desistir de receber os seus materiais.

Se você está pensando em criar uma newsletter para a sua loja virtual, preste atenção nos seguintes tópicos:

Conheça o seu público a fundo (e crie conteúdo que tenha tudo a ver com ele!)

Para que as pessoas que recebem o seu material tenham interesse em abrir a sua newsletter, conheça muito bem o seu público. Escreva informações que realmente possam ajudar e agradar os seus consumidores, e que deixe-os morrendo de felicidade ao ver que receberam um e-mail da sua marca.
Você, muito melhor do que nós, sabe o que vai deixar o seu consumidor feliz. Então trate de caprichar no conteúdo, hein?

Crie títulos interessantes

Não importa que o seu conteúdo seja fantástico. Se o título da sua newsletter não for bom, provavelmente o consumidor não vai nem abrir o material, e todo o seu trabalho terá sido em vão. Coloque-se no lugar do seu consumidor e avalie se você abriria um e-mail com o título escolhido.

Capriche no design

Uma newsletter é muito mais do que apenas um apanhado de textos, ela é uma experiência. Se o seu cliente abrir a news e, antes mesmo de se fixar no conteúdo, for atraído por imagens e cores interessantes, certamente vai ter vontade de ler o seu material.

Escolha boas plataformas de newsletter

Tem muita plataforma de newsletter interessante aí no mercado. Dê uma pesquisada básica no Mailchimp, na Mailee, na Aweber e escolha a sua favorita.

O importante na hora de escolher qual delas você vai usar é avaliar se ela é fácil de mexer (afinal de contas você não quer perder tempo se preocupando com detalhes, né?!), se o valor está adequado ao momento da sua loja e se ela oferece todas as funcionalidades necessárias.

Periodicidade

Falar de periodicidade é muito delicado. Infelizmente, não podemos te passar um macete de quanto tempo você deve esperar para mandar um novo e-mail. Existem algumas newsletters que são disparadas diariamente. Outras, toda semana, ou a cada 15 dias. Isso vai depender principalmente de dois fatores:

– Você realmente tem o que compartilhar? Se você for mandar uma newsletter apenas para cumprir tabela, melhor nem perder seu tempo. Só escreva quando tiver algum conteúdo que seja completamente interessante.

– O seu consumidor gosta de receber e-mail de quanto em quanto tempo? Você pode muito bem perguntar para os seus clientes a melhor periodicidade para receber novidades via e-mail. Também pode analisar os relatórios fornecidos pela sua plataforma de newsletter. Quando uma pessoa cancela a inscrição na sua lista de e-mail, precisa marcar o motivo da desistência. Observe os motivos apresentados e melhore os pontos fracos.

Conte pra gente, lojista: quais são as suas newsletters favoritas?