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E se eu não quiser participar da Black Friday?

Fique tranquilo e não sinta-se obrigado a participar da Black Friday. O importante é trabalhar na melhor estratégia para o seu negócio!

Redação

Redação

A vantagens de promoções como a Black Friday são muitas, como a de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos (com ofertas exclusivas e diferenciadas). Porém, por mais que todo mundo incentive as lojas a darem grandes descontos e aproveitarem essa data para vender mais, se você não se sente preparado, poderá escolher em não participar da loucura que é a Black Friday.

E está tudo bem se você decidir não querer participar!

Muitas vezes, alguns lojistas ficam tão eufóricos quando chega essa data (pois é a chance de vender mais que o normal), que esquecem de planejar as promoções e preparar a sua loja com antecedência. Com isso, quando chega a tão esperada Black Friday, torna-se impossível administrar a demanda de pedidos, e é nesta hora que participar pode acabar prejudicando mais que ajudando.

Se você for participar da Black Friday é importante fazer todo um planejamento estratégico para este dia. Mas lembrando que planejar um mês ou dois meses de antecedência, ainda assim pode ser um pouco arriscado, se levar em conta que a concorrência já se prepara para essa data desde o início do ano.

Está na dúvida se deve ou não entrar nessa? Queremos te ajudar com isso, então listamos alguns pontos essenciais para você analisar:

1. Confira como está seu estoque. É fundamental avaliar quais são os possíveis produtos que valem a pena colocar em promoção, levantar a quantidade de cada um e assim garantir que terá produtos suficientes para suprir a demanda de pedidos.

2. Avalie a logística de entrega. Ver como será a forma de envio e de pagamento, as embalagens dos produtos, o valor do frete, a transportadora, o processo necessário em caso de trocas ou devoluções, etc. e se certificar que tudo estará correto e sem nenhum problema.

3. Se atenha a disponibilidade para o atendimento. É importante que durante a Black Friday, você tenha tempo para ficar a disposição dos clientes e assim responder suas eventuais dúvidas, já que normalmente eles querem e esperam respostas rápidas (ainda mais quando é promoção de um dia só). Sem contar, que você também terá que se preparar para o atendimento pós-venda, pois pode ocorrer de mercadorias não chegarem no prazo estipulado ou clientes querendo trocar algum produto adquirido. O foco durante esse período deve estar no relacionamento com o cliente.

4. Verifique se sua loja irá conseguir lidar com margens menores. Pense bem, pois se sua loja tem muitos custos operacionais e é preciso repassar, de alguma maneira, esse valor aos clientes para garantir que você continuará com o negócio funcionando, reduzir drasticamente o valor dos seus produtos pode não ser algo tão benéfico assim, e você irá perder a margem de lucro com a qual conta para tocar seu negócio.

Conseguiu realizar sua análise e decidir se vai participar?

Nossa última dica se você optou em não participar é: comece hoje mesmo a planejar uma estratégia e escolha uma outra data para fazer sua super promoção!

Com tudo planejado e preparado no seu tempo, as chances de bons resultados aumentam muito, mas muito mesmo!

Leia também: Black Friday: guia definitivo do lojista minestore

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Referências:
https://exame.abril.com.br/pme/5-motivos-para-sua-empresa-nao-participar-da-black-friday/
https://blog.minestore.com.br/como-preparar-sua-loja-virtual-para-a-black-friday/
https://gestaoclick.com.br/blog/sua-empresa-esta-preparada-para-black-friday