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E-commerce de produtos de beleza: dicas para 2016

O e-commerce de beleza vai bombar em 2016, e você já pode ir se preparando desde já para isso Ter um e-commerce de produtos de beleza é tendência para 2016, de acordo com

Keslen Deléo

Keslen Deléo

O e-commerce de beleza vai bombar em 2016, e você já pode ir se preparando desde já para isso

Ter um e-commerce de produtos de beleza é tendência para 2016, de acordo com a pesquisa realizada pelo PayPal, que nós publicamos neste texto aqui. O segmento de beleza e saúde lidera o ranking de categorias que farão sucesso no ano que vem, juntamente com a de gêneros alimentícios (ambos com 31%).

Para ajudar as pessoas que pretendem abrir ou aperfeiçoar um e-commerce de produtos de beleza, fizemos um levantamento de tópicos importantes. Confira-os a seguir.

1- Como as pessoas chegam até o e-commerce de produtos de beleza

Em 2014 a agência americana PM Digital chegou à conclusão de que 40% do tráfego das lojas virtuais desse segmento são geradas através de mecanismos de busca, como o Google. Já as redes sociais respondem por 12% dos acessos.

Já que as pessoas, em geral, já sabem o tipo de produto que desejam comprar e estão no conforto de suas casas, elas preferem sentar na frente do computador e gastar um tempinho pesquisando quais são os sites que oferecem o melhor preço. Daí, o grande número de acessos através do Google!

Neste cenário, o primeiro desafio para quem comanda um e-commerce de produtos de beleza é fazer de tudo para que a loja virtual esteja nos principais resultados do mecanismo de busca.

2- Diferenciais da sua loja

Se os consumidores estão pesquisando com frequência antes de comprar um determinado produto, você precisa pensar quais são os seus diferenciais que vão chamar a atenção de quem ainda não te conhece.
Pode ser o preço, o atendimento, etc. Pense em quais são os seus diferenciais e invista neles.

3- Produtos de uso frequente

Ainda falando em diferenciais… Oposto às lojas que vendem roupas ou acessórios, por exemplo, os produtos de beleza precisam ser adquiridos com muito mais frequência. Se você agradar o seu cliente, é bem possível que ele compre sempre do seu e-commerce.

Só este tópico pode geral um novo post para o blog. Existem n maneiras de você se diferenciar e oferecer uma experiência única para o consumidor. Algumas ideias básicas:

  • Capriche na embalagem
  • Tenha canais de comunicação com conteúdos que realmente ajudam o consumidor
  • Entre em contato com o comprador para saber o que ele achou da mercadoria
  • Envie uma mensagem ou e-mail quando você perceber que já está na época do cliente adquirir o produto novamente (você pode fazer cálculos de quanto tempo ele vai levar para terminar um frasco de produto e mandar um recadinho falando que está disponível para encaminhar um novo exemplar)
  • Tenha um preço competitivo
  • Entregue os produtos sempre dentro do prazo combinado

4- Armazenamento e entrega

Produtos de beleza precisam de cuidados especiais, tanto no armazenamento (devem ficar longe da luz e do calor) quando na entrega (podem quebrar ou vazar). Pensar na logística deles é fundamental para o sucesso do seu e-commerce.

5- Produtos originais

Pooor favor, não precisamos nem dizer que você deve vender produtos originais e deixar isso bem claro para o seu consumidor. Ao comprar os produtos de um fornecedor, tenha certeza de que ele é honesto e não está te vendendo gato por lebre.

6- Como usar

Tenha conteúdos informativos tanto na sua loja quanto nas suas redes sociais. Pode ser que você esteja vendendo produtos de beleza sensacionais, mas se o seu consumidor não souber como usá-los e para que eles servem, de nada vai adiantar. Publique vídeos curtos no seu Instagram e Facebook, capriche nos textos e faça fotos legais. Tenha certeza de que isso vai fazer com que o comprador tenha mais confiança.

Além de falar sobre e-commerce de produtos de beleza, nos próximos dias também vamos trazer dicas para quem deseja abrir uma loja virtual de gêneros alimentícios e também de artigos domésticos (que ficou com a terceira posição na Pesquisa do PayPal, com 27%). Fique de olho nos textos para já começar o ano que vem com sucesso nas suas vendas!

Fonte: (1)