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[E-Commerce Brasil 2016] Resultado da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online

O estudo foi organizado pelo E-commerce Brasil em parceria com o Sebrae

Redação

Redação

No mês passado, São Paulo foi palco para o Fórum E-Commerce Brasil, principal evento do segmento que acontece no país. Na ocasião, os participantes puderam conferir uma série de palestras e novidades relacionadas à área das lojas virtuais.

Um dos conteúdos compartilhados durante o encontro foi o resultado da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, conduzido pelo E-commerce Brasil em parceria com o Sebrae.

Durante o mês de junho de 2016, mais de 2.700 pessoas foram entrevistadas. O resultado dessa pesquisa tornou-se um material pra lá de interessante e leitura obrigatória para quem trabalha com comércio eletrônico.

Confira 8 dados interessantes apontados pelo estudo:

1. Fechamento do mês com lucro

Apesar da crise, 51% das lojas virtuais fecharam o mês de junho com lucro.

2. Como as pessoas fazem as vendas?

Existe uma série de maneiras diferentes de se vender pela internet. A 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online mostrou que 45% dos entrevistados usam plataformas de e-commerce alugadas e 32% usam uma plataforma própria. 24% das pessoas utilizam marketplaces ou shoppings virtuais, enquanto 35% fazem vendas pelas redes sociais.

3. Destino das compras

O principal destino das vendas de e-commerce é São Paulo (80%), seguido pelo Rio de Janeiro (63%), Minhas Gerais (53%), Rio Grande do Sul (32%) e Paraná (27%).

4. Principais segmentos

Os principais segmentos de atuação dos e-commerces são: moda (30%), casa & decoração (13%), informática (12%), beleza (10%).

5. Média de pedidos mensais

Os entrevistados apresentaram uma média de 50 pedidos realizados mensalmente.

6. Taxa de conversão

A tava de conversão dos e-commerces brasileiros é de 1,5%.

7. Abandono de carrinho

Já a taxa de abandono de carrinho é de 34%. Apesar de ainda ser uma porcentagem alta, esse dado está melhorando. Em 2014 o abandono era de 58% e em 2015, de 38%.

8. Atendimento

Os principais canais de atendimento utilizado pelo e-commerce brasileiro são: e-mail (97%), Facebook (79%), por telefone (62%), pelo chat da loja (60%), por Whatsapp (49%).

Quer conferir os dados completos da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online. Então acesse este link.