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Dia do Consumidor: como preparar seu e-commerce para bombar nesta data

O Dia do Consumidor está chegando e é uma grande oportunidade para seu e-commerce! Veja nossas dicas, prepare sua loja e aproveite essa data para vender mais.

Redação

Redação

Como sabemos, dia 15 de Março é o dia internacional do consumidor, que traz uma excelente oportunidade para seu e-commerce conquistar clientes e vender mais. Para isso, é importante que você fique atento aos seus concorrentes e não permita que eles te deixem para trás.

É necessário planejar desde já, envolvendo todos seus setores para aumentar as chances de conversão nesta data. Acompanhe nossas dicas de como preparar seu e-commerce para bombar no Dia do Consumidor e não deixe para formular sua estratégia de marketing e vendas na última hora.

Marketing Digital

O Dia do Consumidor certamente não pode deixar de entrar em sua estratégia de marketing digital, tendo em vista que, juntamente com outras datas como o próprio Black Friday, ele é uma ótima chance de atrair clientes para sua loja online. Portanto, esteja pronto para fazer com que sua marca se destaque entre os concorrentes. Como?

Prepare seus anúncios pagos

Os anúncios pagos são uma excelente opção para garantir que suas ofertas sejam vistas, isso porque plataformas como marketplaces, o Google e as redes sociais são capazes de direcioná-los para o público que melhor se encaixa com o perfil de seus clientes.

Para atingir bons resultados com os anúncios no dia do consumidor, é necessário trabalhar utilizando palavras-chave otimizadas. Além disso, é esperado que seus concorrentes também busquem utilizar esta mesma estratégia, portanto, certifique-se de chamar atenção para os principais produtos e serviços oferecidos por seu e-commerce.

Campanhas de e-mail marketing

Utilizando sua própria base de clientes, prepare seu material de marketing para disparar em campanhas de e-mail. Lembre-se de trabalhar de forma segmentada, enviando conteúdo relevante para cada perfil de cliente, levando em consideração suas preferências, interesses e também compras anteriores.

Assim como nos anúncios, faça uso de palavras-chave e não deixe de aproveitar para aumentar o senso de urgência, informando o tempo de duração de suas promoções e ofertas, assim como expectativas em relação ao estoque dos produtos.

Produza conteúdo e alavanque as redes sociais

As redes sociais são um excelente canal para se trabalhar o marketing de conteúdo, portanto, considere desde já começar a produzir vídeos promocionais ou artigos para o blog de seu ecommerce, por exemplo.

E claro, não deixe de compartilhar todo este conteúdo na página de seu ecommerce no Facebook e Instagram. Educar o mercado e alertar para esta data comemorativa é uma ótima forma de chamar a atenção de seus leads e aumentar as chances de reativar clientes.

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Vendas

Para garantir o sucesso de suas estratégias no Dia do Consumidor, é importante trabalhar oferecendo exatamente o que os clientes buscam nesta data: preços baixos e melhores condições.

Ofertas e descontos exclusivos

Oferecer promoções e descontos é o natural para o Dia do Consumidor, mas trabalhar apenas com o valor dos produtos e serviços pode não ser o suficiente para fazer com que seu e-commerce se destaque entre os demais.

Por isso, busque oferecer vantagens adicionais, como estratégias de cross selling e upselling para agregar valor às suas ofertas e chamar a atenção dos clientes.

Além disso, outra tática comumente empregada por e-commerces nas datas comemorativas é trabalhar sobre o valor do frete - que muitas vezes pode ser o maior diferencial entre seu e-commerce e a concorrência.

Programas de fidelidade

O dia do consumidor tem o potencial de trazer mais visitantes e clientes para sua loja, não deixe de aproveitar esta oportunidade e fazer o possível para retê-los.

Além de ofertas exclusivas, considere investir em programas de fidelidade para aumentar suas chances de retenção, visando prolongar o benefício gerado por esta data comemorativa.

Atenção na logística

Para garantir a satisfação dos clientes que aproveitaram esta oportunidade para comprar de seu e-commerce, é muito importante dar atenção especial à logística de entrega, assim como controle de estoque.

Afinal, um número elevado de pedidos pode impactar negativamente o prazo de entrega oferecido por sua empresa.

Se existem chances disso acontecer em seu e-commerce, seja honesto com seu público e informe sobre possíveis atrasos devido ao elevado número de pedidos, ou mesmo invista em tecnologias que podem ajudá-lo a melhorar a entrega de encomendas.

Atendimento ao cliente

Sua equipe de atendimento deve estar preparada para lidar com o aumento do fluxo de visitantes durante o período de suas promoções e ofertas especiais programadas para o Dia do Consumidor.

Para conquistar clientes e fazer do seu atendimento um diferencial competitivo, não deixe de utilizar um chat online na loja, considerado o melhor canal por ser capaz de oferecer atendimento em tempo real.

Lembre-se, dúvidas são muito comuns durante a jornada do cliente e, inclusive, são o maior motivo para carrinhos de compra abandonados e perdas de venda na página de checkout, por exemplo.

Utilize chatbots com convites proativos

Através de uma plataforma de chat, você poderá utilizar chatbots com convites proativos para otimizar seu atendimento e abordar visitantes na loja.

Mensagens oferecendo cupons de desconto, informando sobre ofertas especiais ou simplesmente oferecendo assistência são muito bem vindas durante estas datas. Muitas vezes, um simples “Olá, posso ajudá-lo?” pode ser tudo que um visitante precisa.

O chat online é muito mais que apenas um canal de suporte, ele permite que seus representantes auxiliem o cliente por toda sua jornada, percorrendo cada etapa de seu funil de vendas e proporcionando uma experiência personalizada.

Está preparado para vender mais no Dia do Consumidor?

Agora você sabe como começar a preparar seu e-commerce e para que tenha um bom desempenho e atinja os resultados esperados no Dia do Consumidor, a “Black Friday do primeiro semestre”.

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Este conteúdo é um guestpost e foi produzido pela equipe Jivochat.