design responsivo |

Design responsivo: o que é e por que você precisa ter?

A partir de agora, vamos receber redatores convidados. Hoje é a vez da galera do Moip trazer algumas dicas sobre design responsivo.

Redação

Redação

Em 2014, 9,4% de todas as compras online foram realizadas em dispositivos móveis, segundo o relatório Webshoppers divulgado pela E-bit no começo deste ano. O crescimento do m-commerce (o e-commerce mobile) entre 2013 e 2014 chegou a 84%, e a tendência é de que esses indicadores continuem aumentando nos próximos anos.

Vender na internet hoje inclui necessariamente uma preocupação com os usuários de tablets e smartphones — em países como os EUA, já são feitas mais buscas online nesse tipo de dispositivos do que em computadores desktops.

Mas como vender de maneira eficiente para todos os públicos? Como estar presente com boa usabilidade, independente do formato e tamanho da tela? A resposta é o Design Responsivo para e-commerce. Mas não se assuste, pois vamos aqui detalhar o que é o design responsivo e por que você precisa entendê-lo para garantir o sucesso do seu e-commerce diante das tendências atuais na web.

O que é design responsivo

Há algum tempo, a maioria dos computadores utilizavam um monitor de resolução 800×600 ou 1024×768 pixels. Para os websites, a dimensão das telas não representava muito na usabilidade e navegação de suas interfaces.

Hoje em dia, temos não só uma infinidade de resoluções e proporções de telas de computadores, mas também dispositivos móveis, como tablets e smartphones com tamanhos e resoluções diversas, o que tem um grande impacto na qualidade da experiência do usuário.

Um site responsivo se adapta à resolução da tela onde está sendo mostrado, podendo, inclusive, alterar a formatação dos elementos e diagramação da tela para garantir a melhor experiência ao usuário.

Confira, por exemplo, o site da minestore em diferentes dispositivos:

Imagem1

Nos smartphones, por exemplo, os menus e botões se ajustam para permitir a navegação com toques de maneira confortável e intuitiva usando a ponta dos dedos ao invés do mouse.

Design responsivo e mecanismos de buscas

Uma das principais vantagens atualmente de se optar por sites responsivos é o impacto nos mecanismos de buscas, principalmente depois do recente anúncio de mudanças no algoritmo de buscas do Google, que vão privilegiar aqueles preparados para navegação em dispositivos móveis.

Para o e-commerce, o tráfego orgânico (aqueles usuários que vêm de resultados não pagos de buscas) representa a maior fatia dos visitantes na maioria dos casos. Perder representatividade nos mecanismos de buscas, portanto, é sinônimo de perda de vendas.

Pagamentos e segurança mobile

E-commerces responsivos devem ter bem resolvida a questão dos pagamentos e da segurança para o usuário. Contar com uma solução que contemple designs responsivos para múltiplas formas de pagamento é vital para vender bem em dispositivos móveis.

Um site que se adequa a cada situação, ou seja, um site responsivo, representa a melhor solução para vender bem para usuários em qualquer plataforma. Para uma loja virtual, isso significa, por exemplo, que os consumidores poderão fazer suas compras independentemente de estarem usando o celular ou o computador.

Em um momento de convergências de mídias, no qual a TV pauta o assunto das redes sociais e vice-versa, é indispensável estar acessível para pesquisas de oportunidade, que acontecem majoritariamente em dispositivos móveis.

A experiência do usuário dita o sucesso do m-commerce

Cada dispositivo tem características próprias que determinam, em grande parte, a maneira como as pessoas fazem uso delas. Para se adaptar aos dispositivos móveis, é preciso, na verdade, adaptar-se à maneira como as pessoas navegam neles.

Smartphones são usados com as pontas dos dedos, ao invés de mouses e teclados físicos. Toda informação em cada tela deve ser calculada para ser facilmente consumida, levando em consideração todas as variantes possíveis.
Já nos tablets, com telas um pouco maiores que os smartphones, é possível trabalhar de forma eficiente e agradável com um número maior de informações.

Fonte: Moip

O Moip é uma solução de pagamentos para lojas virtuais e físicas, assinaturas online e marketplaces. Baseado na cultura da inovação e da flexibilidade, a empresa oferece aos seus clientes mais de 15 opções de meios de pagamento, ferramentas de gestão de risco e segurança, além de adesão simplificada. Saiba mais em moip.com.br.