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Cyber Monday - a hora e a vez do comércio online

Saiba como aproveitar a data que consolidou as compras pela internet antes das festas de final de ano. Ela pode ser a solução ideal para o seu negócio.

Redação

Redação

Muito se fala sobre a Black Friday quando Novembro se aproxima. A data já entrou para o calendário dos brasileiros como um momento de grandes oportunidades e descontos acima da média, o que, somado ao período de décimo terceiro salário e aos presentes de final de ano, faz disparar as vendas do comércio no período.

Mas, outra data tão importante quanto, e que está, aos poucos, ganhando força no Brasil, é a Cyber Monday.

Como o nome já propõe, ela é uma data de ofertas que acontece literalmente na segunda-feira logo após a Black Friday - ou seja, este ano a Cyber Monday irá acontecer em 26 de Novembro de 2018.

Criada inicialmente para ofertar descontos em produtos eletrônicos, ela logo dominou vários outros setores. Outra característica era a de oferecer descontos no varejo online, já que a Black Friday tradicionalmente acontecia com mais força nas lojas físicas, mas as lojas físicas também já abraçaram a data, e vice-versa, provando que o brasileiro gosta mesmo é de desconto, não importa de onde ele venha.

Mas, por que essa data pode ser interessante para a sua loja? Por uma série de motivos que listamos agora:

1) Você pode usar a Cyber Monday para espiar o que seus concorrentes estão fazendo

Não quer ou ainda não está preparado para participar da Cyber Monday este ano? Sem problemas! Aproveite o período para visitar as lojas dos seus concorrentes e veja o que eles estão fazendo para atrair clientes. Anote, planeje e no próximo ano, use essas informações para construir uma estratégia ainda mais poderosa.

Não sabe como começar? Elencamos três estratégias de como fazer isso de forma bem prática:

  • Assine suas listas de email. Assim, você receberá na sua caixa de entrada as comunicações que seus concorrentes estiverem disparando para os clientes.
  • Siga-os em suas mídias sociais. E lembre de deixar os alertas de notificações ligados, assim, a cada post, você saberá o que eles estão publicando.
  • Cadastre a loja do seu concorrente no VisualPing. Caso seja feita qualquer alteração no site, você receberá um email e ficará sabendo na hora.
2) Você pode fugir da avalanche de promoções da Black Friday...

Por ser a "prima mais conhecida", é normal que muitos clientes se sintam sufocados por receberem tantos estímulos da Black Friday ao mesmo tempo. Por isso, muitas marcas podem acabar sumindo frente a outros concorrentes com maior poder de divulgação ou descontos mais atrativos.

Desta forma, a Cyber Monday pode ser o período ideal, após a tempestade, para sua marca puxar um pouquinho da atenção do consumidor para si.

3) ...ou você pode emendar a Black Friday nela e dar um sentido de continuidade ao seu cliente.

Todo cliente gosta quando percebe que tem mais uma oportunidade de aproveitar uma oferta ou que uma loja está dando diferentes benefícios para que ele faça a escolha do quê aproveitar.

Portanto, durante a Cyber Monday, aproveite para oferecer diferentes ofertas, ou descontos em produtos diferentes daqueles praticados durante a Black Friday, para que o cliente perceba que as oportunidades ainda não acabaram.

Só cuidado: não baixe valores ainda mais do que os praticados durante a Black Friday, senão os clientes que compraram na primeira oportunidade podem se sentir lesados e exigirem reparação de preços.

Uma excelente sugestão para aproveitar o melhor das duas datas é ofertar cupons para os clientes que compraram durante a Black Friday voltarem e comprarem também durante a Cyber Monday. Assim, você estica o vínculo e mantém o cliente mais tempo com você.

4) A Cyber Monday bateu recorde de vendas em 2017.

Se alguém tinha dúvidas do potencial da Cyber Monday, a Adobe trouxe um relatório que acabou com todas elas. Segundo a pesquisa, foram US$ 6.59 bilhões de dólares gerados apenas durante a segunda-feira.

E os hábitos do consumidor durante esse período também são interessantes de observar. Alguns aprendizados para levar em consideração na hora de montar sua estratégia:

  • Os horários com picos de vendas foram entre às 20h e 23 e entre às 23h e meia-noite da segunda feira.
  • 75% das compras foram feitas por smartphones, confirmando cada vez mais a tendências de que os e-commerces precisam estar preparados para receber essa demanda.

Então, que tal aproveitar essa oportunidade para conquistar mais clientes?

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Leia também: E se eu não quiser participar da Black Friday?

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Referências:

https://pt.shopify.com/blog/como-se-preparar-para-black-friday-cyber-monday
http://blog.gazinatacado.com.br/cyber-monday-vendas/
https://www.tudocelular.com/android/noticias/n114771/adobe-revela-dados-sobre-a-cyber-mondey-eua.html