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Como utilizar cupons de promoção na sua loja virtual: 13 boas práticas

Nem só de promoção vive uma loja virtual, mas cupons e descontos podem ajudar bastante: descubra como Nesses tempos em que sua loja virtual precisa competir com groupons, amazons e aliexpresses, vender online

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Nem só de promoção vive uma loja virtual, mas cupons e descontos podem ajudar bastante: descubra como

Nesses tempos em que sua loja virtual precisa competir com groupons, amazons e aliexpresses, vender online adequando o preço que**você calculou para seus produtos ao preço que os gigantes praticam pode parecer impossível. E às vezes é mesmo, viu. Nessas horas, deixar bem claro que os produtos à venda na sua loja virtual são diferentes dos produtos baratíssimos de outros ecommerces ou construir uma marca sólida e engajada com os consumidores são estratégias que podem funcionar bem.

Mesmo assim, de vez em quando, pode ser necessário que você  faça promoções ou conceda alguns descontos. Aí, a melhor tática é aproveitar ao máximo essas concessões para aumentar as vendas da sua loja virtual sem ameaçar seu orçamento e sempre, **sempre utilizar os promocodes para rastrear a origem de cada compra e ver quais promoções funcionam melhor. **Nesse post do Mashable, Scott Gerber coletou dicas de 13 empreendedores sobre quais são as melhores táticas para utilizar cupons de desconto em lojas virtuais. Essas dicas podem te ajudar a delinear os planos do seu ecommerce com relação às promoções.

1. Como estratégia para carrinhos abandonados e remarketing

Códigos promocionais são essenciais a uma loja virtual se ela está num mercado competitivo. Os empreendedores podem usar cupons em suas estratégias de remarketing, com banners, ou nos emails para quem abandonou o carrinho de compras, para conquistar os clientes de volta para a página da loja virtual. No entanto, se você quer construir um negócio sustentável, nunca faça do produto com desconto sua única value proposition. (Pablo Palatnik, ShadesDaddy.com)

2. Distribuindo através de parceiros

Em nosso negócio, descobrimos um meio de utilizar cupons e descontos especiais que trouxe ótimos resultados: Nós damos ofertas de desconto especiais para nossos parceiros, para que possam distribuir essas ofertas ao público deles. A gente define um período de tempo e uma quantidade-limite de utilizações de um código promocional, por exemplo. Além disso, oferecemos uma comissão dessas vendas para os parceiros, o que dá incentivo extra para que eles promovam as ofertas. (Pete Kennedy, Main Street ROI)

3. Para rastrear e medir o ROI de anúncios

Cupons com códigos promocionais são um ótimo jeito de rastrear e medir o ROI de divulgação da sua loja virtual. Basta usar um código diferente para cada campanha de anúncio (ex. uma para o Google Ads, outra para campanhas de Facebook) e você consegue ver exatamente quantas vendas cada campanha gerou. Com um pouco mais de conhecimento técnico, você também consegue usar os códigos dos cupons para rastreamento – até o nível de palavras-chave das suas campanhas de busca – o que é crítico para a otimização. (Phil Frost, Main Street ROI)

4. Recompensando fãs leais no Facebook

Na sua fanpage, você pode oferecer cupons e descontos para seus fãs diretamente pelo Facebook (ou, ainda, por apps especiais para isso). Ao invés de apenas oferecer um cupom para todo mundo, acho interessante recompensar os fãs mais leais, como faz uma empresa chamada Earthegy, que vende joias. Eles oferecem descontos e promoções apenas para as pessoas que mais interagem com a página, descobertas através de um app. (Natalie MacNeil, She Takes on the World)

5. Para rastrear e descobrir o retorno de ações em eventos

Códigos promocionais são ótimos para descobrir quais canais de venda funcionam melhor para a sua loja virtual. Nos nossos eventos fora da internet, distribuímos cupons de desconto com códigos específicos, para ver quais canais rendem mais vendas e concentrar nossos esforços de otimização nesses canais. (Tim Jahn, matchist)

6. Encorajando a ação

Use descontos ou cupons promocionais para oferecer desconto às pessoas que ainda não compraram na sua loja virtual. Por criarem um senso de urgência, a tendência é que com os descontos as pessoas tomem decisões mais rápido e vão em frente com suas compras. Essa urgência é ótima para encorajar pessoas que estão em cima do muro a  fecharem a compra. (DC Fawcett, Paramount Digital Publishing)

7. Customizando e aprendendo

A maioria dos negócios comete o erro de usar cupons unicamente para aumentar a conversão. Há uma oportunidade muito maior neles: por meio das promoções, é possível conhecer melhor o comportamento dos consumidores e ter informações poderosas sobre o que funciona melhor. Para isso, basta criar códigos específicos para serem utilizados em diferentes canais, usar códigos customizados com parceiros e, então, testar diferentes formatos de desconto para maximizar as conversões baseado nos dados obtidos. (Anderson Schoenrock, ScanDigital)

8. Para usar em mercados competitivos

O problema com cupons promocionais é que você entra no jogo de competir pelo preço, o que pode não funcionar muito bem para prestadores de serviços ou aqueles negócios com um produto único que só é distribuído pela loja virtual. Contudo, promoções podem ser ótimas para varejistas que competem com outros sites para vender os mesmos itens. Um desconto de 10% pode ser o fator decisivo para um consumidor escolher sua loja ao invés da concorrente. (Laura Roeder, LKR)

9. Cupons com código de desconto fecham vendas

Os consumidores estão, cada vez mais, programados para farejar bons negócios, então códigos de desconto são itens essenciais para qualquer negócio online. Nossas melhores conversões de cupons vêm de um banner ou uma área na nossa homepage com o nome “Cupons”. Clicando lá, surge um formulário para assinar nossa newsletter e o primeiro email que o consumidor recebe contém um código promocional para ser utilizado na loja virtual. (Anthony Saladino, Kitchen Cabinet Kings).

10. Peça e você receberá

No ano passado, tivemos alguns atletas famosos retwittando um cupom de desconto para todos os seus seguidores. Cumulativamente, nosso código de desconto foi para 2 milhões de usuários do Twitter. Mas, surpreendentemente, a conversão daquela campanha foi menor do que a da nossa estratégia atual, que é dar desconto para toda e qualquer pessoa que pedir. Nós encorajamos as pessoas a pedirem um código promocional nas nossas páginas de redes sociais. A conversão é maior quando as pessoas pedem do que quando nós estamos pedindo. (Brett Farmiloe, Markitors)

11. Fazendo pequenas gentilezas

Pegue um punhado de códigos de desconto e utilize-os para surpreender os clientes. Você pode mandar mensagens do tipo “Você é um cliente tão especial que merece 20% de desconto em sua próxima compra. Obrigado por estar conosco!”. Pequenos atos de generosidade como esse fazem muito pela construção da sua marca na mente dos clientes. (Robert Sofia, Platinum Advisor Marketing Strategies, LLC)

12. Considerando o custo de aquisição de clientes

Nunca ofereça descontos ou códigos promocionais antes de entender como funciona o seu negócio em termos econômicos. Já vi amigos serem enterrados por sites de desconto – não porque sites de desconto sejam ruins, mas porque os negócios não estavam bem definidos nesse sentido. Antes de oferecer qualquer tipo de desconto, conheça o valor de aquisição dos seus clientes (e quanto eles rendem para a sua loja) e só depois decida se oferecer descontos assim compensam a longo prazo. (Sunil Rajaraman, Scripted.com)

13. Para colaborar com revendedores

Quer motivar afiliados a revenderem seus produtos? Dê a eles um código promocional que eles possam repassar, e use o código para rastrear as vendas de cada afiliado. No fim, os compradores ganham descontos, os revendedores ganham comissão e você ganha novos clientes. (Sean Ogle, Location 180, LLC)

Ah! Temos um guia que explica direitinho como configurar promoções e criar cupons promocionais para a sua loja virtual com a minestore. Dá uma olhada, é só clicar aqui.