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Como utilizar as tags para vender mais na sua loja virtual

<span data-sheets-userformat="[null,null,769,[null,0],null,null,null,null,null,null,null,1,0]" data-sheets-value="[null,2,"#hashtags #fazem #as #pessoas #encontrarem #voc\u00ea, #certo?"

Keslen Deléo

Keslen Deléo

<span data-sheets-userformat="[null,null,769,[null,0],null,null,null,null,null,null,null,1,0]" data-sheets-value="[null,2,"#hashtags #fazem #as #pessoas #encontrarem #voc\u00ea, #certo?"]">#hashtags #fazem #as #pessoas #encontrarem #você, #certo?

Escolher uma tag adequada, quando cadastra seus produtos, é essencial para dirigir o tipo certo de consumidor para a sua loja, além de facilitar a navegação desse mesmo consumidor entre os seus produtos.

Hashtags – essas palavras que são escritas com o símbolo # – servem para agrupar conteúdo e fazer uns hiperlinks. Quando você está no Twitter, por exemplo, e quer dar spoiler do episódio novo de Game of Thrones, pode usar as hashtags #GoT ou #GameofThrones para seu tweet aparecer em qualquer busca por esses termos (e para incitar o ódio de toda a humanidade, claro). O que não pode é postar foto de gatinho e colocar lá #olhaquecoisamaisfofinha porque, veja bem, ninguém vai fazer uma busca por essa hashtag.

Numa loja virtual, a tag funciona para abrir hiperlinks e agrupar produtos que se parecem. Nesse ponto, você pode usar elas tanto dentro das mesmas categorias quanto para sugerir outras compras possíveis, mas não muito óbvias. Por exemplo: se sua loja vende anéis e brincos, você pode pensar em tags do tipo #joias ou #presentes. Aí, quando alguém estiver lá comprando coisas, pode descobrir outros produtos que não pensou em buscar. As tags se diferenciam das categorias porque, enquanto na categoria a ordem é mais hierárquica, nas tags a relação é bem mais livre (o que significa que pode colocar tags como #lindeza ou #insano, se sua loja for bem ousada :P).

Algumas dicas para taguear seus produtos:

– Ao pensar em suas tags, olhe bem para o produto e imagine que termos poderiam servir para direcionar um consumidor interessado até essa página. Depois, você pode conferir em serviços como o Planejador de palavras-chave do Google Adwords se essas palavras-chave são pesquisadas no Google ou não (depois de fazer seu cadastro no Google Adwords, que pode ser com sua conta do Google mesmo, você deve clicar emFerramentas > Planejador de palavras-chave). Às vezes, você vai descobrir, pesquisando lá, que algum termo parecido rende mais pesquisas (e, consequentemente, maior chance de acessos).

– Tente manter entre 3 e 5 tags para cada produto. Além disso, não use tags com muitos caracteres (#édifícilpralermuitaspalavrasjuntasassim).