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Como usar o Whatsapp para vender (sem ser chato ou insistente)

O Whatsapp pode ser uma excelente ferramenta para quem quer um contato mais próximo com os clientes. Você tem o Whatsapp no seu celular? Provavelmente a sua resposta deve ser sim. No Brasil,

Keslen Deléo

Keslen Deléo

O Whatsapp pode ser uma excelente ferramenta para quem quer um contato mais próximo com os clientes.

Você tem o Whatsapp no seu celular? Provavelmente a sua resposta deve ser sim. No Brasil, mais de 47 milhões de pessoas têm esse aplicativo instalado em seus aparelhos, e 70% dessa galera usa o app diariamente.

Esse número é alto por motivos óbvios: o Whatsapp é simples e fácil de usar e, quando conectado no Wifi, não gasta nada de créditos (quem nunca pediu a senha da internet do restaurante para conseguir responder mensagens do Whats que atire a primeira pedra!).

A quantidade considerável de gente que usa o aplicativo está fazendo com que empresas o incluam em suas estratégias de marketing.

Sabendo disso, por que não usar você também o Whatsapp para vender mais na sua loja virtual?

Antes de você pegar o seu celular e começar a mandar mensagens para os seus clientes, pera lá! Preste atenção nos seguintes pontos:

1- Pergunte se os clientes querem receber mensagens

O Whatsapp é um canal de comunicação extremamente pessoal. Sua campanha pode dar muito errado se você fizer da maneira incorreta. Antes de enviar mensagens para os seus clientes você precisa ter certeza de que eles não vão ficar aborrecidos com esses recebimentos. Ao fazer um cadastro com o dado dos seus compradores, sempre pergunte se eles aceitam receber mensagens por e-mail e também Whats 😉

2- Mande mensagens com moderação

Use o Whatsapp como um artifício para deixar a sua campanha de marketing ainda mais interessante. Cada mensagens que você encaminhar deve ser pensada em detalhes, e ter relação com as outras ações que você está criando para vender mais. Portanto, nada de ficar mandando diversas mensagens para o seu cliente, porque em vez de comprar da sua loja ele vai é te bloquear no aplicativo, ok?

3- Preste atenção no conteúdo

Você pode ter achado aquele meme engraçadíssimo, mas, sinceramente, o seu consumidor pode não gostar de receber esse material. Só encaminhe conteúdos que realmente tenham relação com a sua marca e com o seu cliente.

Então… que ações fazer no Whatsapp para vender mais?

Canal de relacionamento e feedback

Um dos melhores usos do Whatsapp é, sem dúvida, ser uma ferramenta de contato rápido de você com o seu cliente (e do seu cliente com você!). Caso o comprador tenha qualquer dúvida, pode te mandar uma mensagem pelo app. Ao responder prontamente, você demonstra credibilidade e ainda pode acelerar o processo de compra.

Efeito surpresa

Consumidores gostam de ser surpreendidos. O Whatsapp vai muito além das mensagens de texto. Ele conta com os famosos emojis, com a possibilidade de enviar vídeos e também áudios.

Crie algo diferente que tenha relação com as outras ações da sua campanha e arranque um sorrisinho do seu cliente.

Canal para novidades

Não tem nada mais irritante do que descobrir que a passagem aérea para aquele destino que você queria estava em promoção e ninguém te contou, certo? Agências de viagem estão usando o aplicativo para anunciar para os seus clientes próximos justamente essas promoções.

Na sua loja você pode fazer algo parecido. Ao lançar um produto novo, ou então fazer uma promoção imperdível, o Whatsapp é uma boa ferramenta de divulgação.

Sugestões de ações de marketing no Whatsapp

  • Assim que você mandar a encomenda pelo correio, envie uma mensagem amigável falando que ela já está a caminho. Além disso, você pode sugerir na mesma conversa que o cliente te encaminhe uma foto usando o produto, para que você divulgue nas suas redes sociais.
    Saber que o produto está chegando é uma coisa que todo mundo quer, e um bom motivo para iniciar uma conversa.
  • Quando você já tiver certeza de que o produto chegou, pode encaminhar uma mensagem perguntando o que o consumidor achou dele e questionar se o cliente tem interesse em receber novidade sobre outros itens.
  • Se o seu e-commerce vende itens de moda ou decoração, por exemplo, selecione os seus principais consumidores para um grupo exclusivo. Nele, você pode trazer dicas e imagens que vão ajudar essas pessoas no dia a dia (novamente, só faça isso com a autorização da galera!).

Lembre-se de uma coisa: a criatividade é muito importante na hora de fazer uma ação de marketing pelo Whatsapp. Se você for realmente inovador, seus clientes vão adorar, afinal todo mundo gosta de algo novo e diferente.

Bora pensar em ideias legais?

Esses sites trazem outras dicas para quem deseja começar uma estratégia de Whatsapp Marketing. Confira: Endeavor, Talk2, Salesforce.