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Como usar o Instagram para divulgar a sua marca (e vender mais!)

Você ainda está em dúvida se deve ou não criar uma conta de Instagram para a sua marca? Então esse artigo vai ajudar a clarear a sua mente.

Redação

Redação

Você ainda está em dúvida se deve ou não criar uma conta de Instagram para a sua marca? Então esse artigo vai ajudar a clarear a sua mente.

Comprado pelo Facebook, o Instagram é uma rede social de fotos e vídeos que está chegando na casa do bilhão de usuários ativos todos os meses. E adivinha qual o segundo país do mundo como mais usuários? Somos nós mesmo, o Brasil. Por isso, você precisa aprender como usar o Instagram para divulgar a sua marca.

Quer saber mais?

Já falamos diversas vezes sobre como promover a sua marca no Facebook. Agora, é a hora de entender melhor como usar o Instagram para que a sua marca vire uma queridinha entre a galera.

Segundo um estudo recente da empresa Emarketer que leva em conta como as marcas americanas utilizam as redes sociais para se promover, 74,2% delas pretendem usar o Instagram como como canal de divulgação em 2017, valor que perde apenas para o Facebook, que tem 85,8%.

Com todos esses dados e números você ainda tem dúvida que o Instagram é uma boa plataforma para alavancar os seus negócios? Não, né! Então confira as dicas a seguir.

Como usar o Instagram para vendas e negócios

A primeira pergunta que você tem que se fazer antes de criar um perfil para a sua marca é: faz sentido estar no Instagram? Se você tem produtos que são realmente visuais (como roupas, objetos de decoração, acessórios, artesanatos, etc.), a resposta é definitivamente sim.

Vale lembrar que você também precisa pensar na sua persona (alô, já falamos aqui sobre como criar uma). Os conteúdos que você vai publicar vão ficar legais no Instagram?

Se você estiver confiante de que faz sentido publicar o seu negócio no Instagram, bora fazer um perfil por lá!

E aqui vai a primeira dica:

Se você tem uma URL personalizada no Facebook, tente registrar exatamente o mesmo nome de usuário no Instagram e utilize a mesma logo para facilitar a comunicação entre as duas plataformas.

Afinal, o usuário que está no Instagram pode também estar no Facebook, portanto quanto mais próxima a identidade, melhor a visibilidade da sua marca perante ao público.

Além disso, não se esqueça de vincular o seu Facebook à conta do Instagram. Basta ir na fanpage da sua marca, clicar em Configurações e em seguida Anúncios de Instagram.

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Você então precisará adicionar a nova conta criada inserindo o nome de usuário e senha:

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O que eu ganho com isso?

Sincronizando ambas as redes sociais, quando você impulsionar um post do Facebook visando gerar tráfego em sua loja será possível exibir o anúncio opcionalmente no Instagram. Esta estratégia é poderosíssima em artigos de moda que geram compras por impulso, por exemplo.

Na descrição do seu perfil do Instagram, seja bem direto a respeito de quem você é e o que você faz. Se você é uma marca de moda, esclareça que naquele canal as pessoas vão poder conferir novidades do mundo da moda. Se você é uma marca de itens de decoração, avise que ali as pessoas vão encontrar boas referências sobre o assunto. Ser sincero é a melhor prática para criar laços de confiança.

O que postar no Instagram da sua marca

1. Fotos

O Instagram é uma rede social inicialmente criada para fotos. E fotos bem-feitas! Diferente de outras redes sociais, o que mais chama atenção aqui são imagens com alto apelo visual. Mesmo que os produtos da sua loja sejam muito legais (e nós temos certeza de que eles realmente são), evite só postar isso no seu perfil.

A persona é fundamental para que você pense no conteúdo que será publicado. Leve em consideração o que ela gostaria de saber e acompanhar. Entre de cabeça no estilo de vida da pessoa e venda uma percepção de marca, não apenas produtos.

Se a sua loja é de produtos de decoração, por exemplo, procure imagens de ambientes inspiracionais, referências de casas famosas, imagens que tragam paletas de cores diferentes, sempre focando no estilo de vida das pessoas cujo o seu produto se encaixa.

Além disso, capriche no enquadramento das fotos e use aplicativos de edição de imagens legais. Alguns aplicativos interessantes são o VSCO, PicFrame e InstaBox.

2. Textos

Apesar de as fotos serem importantes, dê uma atenção especial para o texto das suas publicações. Traga sempre legendas criativas, que não sejam muito longas e com hashtags (vamos falar mais delas daqui a pouquinho).

3. Vídeos

Fazer pequenos vídeos, de até 60 segundos, pode ser uma ótima maneira de engajar seu público e demonstrar um produto. Uma ferramenta muito divertida e que pode te ajudar no engajamento é o Boomerang que permite a criação de curtas repetições.

Como gerenciar o Instagram mais facilmente?

Nós sabemos o quanto difícil é gerenciar sua conta do Instagram somente pelo celular. Tudo é mais demorado que no Facebook, não é mesmo? Mas saiba que existem diversas soluções online que são sensacionais:

Crowdfire: neste serviço gratuito, você pode agendar publicações pelo computador. Ao instalar o app do Crowdfire no celular, tudo que for agendado vai notificar você na hora certa para só enviar ao Instagram o que você programou no computador. Além disso, ele tem um sistema inteligente que verifica o melhor horário do seu público. Altamente recomendado.

Later: neste serviço você pode criar um cronograma automático muito mais visual. Além disso, conta com ferramentas de coleta, busca e aprovação. Também é uma excelente escolha!

Sproutsocial: focado principalmente em marcas maiores, o Sproutsocial contém diversas ferramentas de análise, relatórios e personalização para quem precisa ter uma visão completa do seu negócio.

Hootsuite: o canivete-suíço das redes sociais. Embora seja repleto de recursos e por isso não seja tão intuitivo, se você quer organizar todas as suas redes sociais em uma única ferramenta, o Hootsuite é uma boa pedida.

Como conseguir seguidores no Instagram

Se você entrar em perfis famosos, como por exemplo o Instagram da Marina Ruy Barbosa ou então de atores globais, vai ver uma coisa em comum na maior parte dos comentários. Tem muita gente (muita gente meeesmo) que fica escrevendo SDV nas fotos das popstars. Essa sigla significa Sigo De Volta e é a maior furada que você pode entrar no mundo.

Essa galerinha vai te seguir se você as seguir de volta. Aparentemente, é uma ótima estratégia para conseguir seguidores, mas só temos uma coisa para te dizer: não, não e não. Melhor ter uma base menor que uma base mal qualificada, que depois não vai interagir com suas publicações.

Um bom número para você ter em mente é 10%. Isso mesmo, os melhores perfis do Instagram são aqueles que conseguem chegar mais próximo da regra dos 10%.

E o que são esses 10%?

Se você tem uma base de mil seguidores, o ideal é que cada foto ou vídeo publicado consiga chegar próxima de 100 curtidas (10%). É claro que este valor por si só já é dificílimo de alcançar, mas quanto mais você perseguir ele como meta, mais saudável será a sua base de fãs.

Para conseguir seguidores no Instagram de uma forma que seja realmente efetiva, você vai ter que suar a sua camisa sem usar artifícios. Veja ações válidas:

1. Interaja com a sua persona

Não tem como pensar em estratégias de comunicação e divulgação sem levar a persona da sua marca em conta. A partir do momento em que você tem bem claro quem é o seu público, você sabe onde o encontrar.

Procure as marcas e os outros perfis que a sua persona acompanha no aplicativo. Depois disso, interaja com esses potenciais consumidores. Você pode começar a curtir algumas das suas fotos, fazer alguns comentários no perfil da pessoa (mas sem exagero, pelo amor!) ou então começar a segui-la.

Lembre-se que não é somente de posts de conversão que sua base precisa. Utilize a estratégia da gangorra, intercalando posts que falem dos seus produtos com outros focados em engajamento para que as pessoas sintam empatia.

Se um seguidor interage de alguma forma com a sua foto, é mais provável que o algoritmo do Facebook mostre mais do seu conteúdo nas próximas semanas. Por isso, realizar posts de engajamento apenas com o intuito de movimentar a base é fundamental.

2. Use hashtags

A hashtag (aquele símbolo de jogo da velha) é uma das melhores amigas do bom estrategista no Instagram. Elas funcionam como hiperlinks na rede, e quando alguém clica nelas pelo Instagram é “magicamente” transportado para uma tela que traz todas as imagens que receberam aquela determinada marcação/tema.

Ainda levando em consideração a sua persona, faça uma lista das coisas que ela provavelmente deve gostar e que tenham relação com a sua marca. Se você é uma marca de roupa de academia, então provavelmente a sua persona é alguém que gosta de academia. Pesquise quais são as hashtags mais usadas por essas pessoas e coloque-as nas fotos que você publicar.

Alguns exemplos são: #academia #fitness #gym #gymlife (sim, quando o assunto é hashtags no Instagram, as pessoas também usam palavras em inglês).

Além de usar essas hashtags mais genéricas, é legal que você também crie alguma exclusiva para a sua marca. A marca de roupas carioca Farm (que inclusive é um bom benchmark para as lojas que querem ter ideias de ações para o Instagram) criou a #tonoadorofarm. Além de usar essa hashtag nas suas publicações, a marca incentiva que as consumidoras também a coloquem, o que gera uma publicidade gratuita para a Farm.

3. Conteúdo relevante

Se você colocar conteúdos e imagens realmente interessantes, o seu Instagram vai começar a receber visitas de uma forma orgânica. Uma pessoa que segue a sua marca e que gosta muito do que você posta, certamente vai marcar os amigos nas sua publicação. Eles, por sua vez, podem começar a te seguir, marcar novos amigos nas suas fotos, e assim por diante.

4. Promoções no Instagram

Uma outra maneira de conseguir seguidores no Instagram é fazer ações promocionais no perfil da sua marca. Você pode fazer isso impulsionando produtos no Facebook e no Instagram.

A dica aqui é nunca colocar muito dinheiro de uma só vez. Comece devagar, com pouco, e acompanhe a conversão das suas publicações. Ao descobrir uma delas que esteja indo bem, então adicione mais dinheiro de investimento e também busque entender porque esta campanha se deu bem.

Será que era a foto? O texto? Ou mesmo o produto tinha mais a ver com a persona da sua base?

5. Tête-à-tête

Essa dica não é necessariamente para conseguir novos seguidores, mas sim para manter os atuais (afinal, de que adianta um trabalhão para conseguir novas pessoas se as antigas vão embora, né?).

Sempre que alguém fizer qualquer tipo de pergunta no seu perfil, responda rápido. Isso vai passar uma ótima impressão para quem te acompanha, mostrando que você é ativo(a).

Além dessas ações, você pode divulgar o link do Instagram da sua marca de várias maneiras, como por exemplo:

  • Colocar ele na assinatura do seu e-mail profissional
  • Compartilhar as fotos da conta do Instagram da sua loja em outras redes sociais e no seu blog
  • Adicionar na etiqueta dos seus produtos o endereço dos canais da sua loja na internet
  • Incentivar que os seus clientes tirem fotos usando os seus produtos e publiquem no aplicativo com a hashtag da sua marca

Com que frequência postar no Instagram

No Instagram, não existe horário comercial. O perfil da sua loja não pode deixar de funcionar nos finais de semana, ou então depois do expediente. Lembre que quem te acompanha na rede social são pessoas, que trabalham, comem, dormem, etc. Procure pensar na rotina da sua persona e adeque os horários das publicações conforme o interesse delas.

Um estudo realizado pelo TrackMaven descobriu que as pessoas usam o Instagram com mais frequência nos finais de semana, principalmente das 13h às 18h. Nos dias de semana, o horário preferido da galera é das 17h às 18h.

Você também tem que tomar certo cuidado para não estressar sua base. Portanto, o ideal é não ultrapassar duas publicações por dia, como você notará em diversas ferramentas de agendamento que utilizam esta regra.

Em serviços como o Crowdfire, mencionado acima, utilize o serviço de rastrear os usuários da sua base para verificar em que momentos do dia eles estão online no Instagram. Esta é uma dica fundamental para se alcançar os 10% de curtidas em cada publicação realizada.

Perfis para se inspirar

Você está morrendo de vontade de colocar o Instagram da sua loja no ar, mas precisa de referências? Então confira esses perfis de lojas que mandam muito bem na rede social.

Farm Rio

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Free People 

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Oppa Design

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Créditos da Imagem: Freepik