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Como usar o Google Trends para saber o que as pessoas querem comprar

Use as tendências de pesquisa para planejar o que vender online No começo de 2014, uma onda de calor que passou pelo Brasil fez com que as buscas no Google pelos termos ‘ar-condicionado’

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Use as tendências de pesquisa para planejar o que vender online

No começo de 2014, uma onda de calor que passou pelo Brasil fez com que as buscas no Google pelos termos ‘ar-condicionado’ e ‘ventilador’ aumentassem vertiginosamente. Falamos disso por aqui, inclusive. O post de hoje é mais específico para falar do Google Trends, uma ferramenta que te permite consultar o volume de buscas por determinados termos, no Google, desde 2005 (mais ou menos) até agora. E como você pode usar esses dados de buscas na internet? Bem, uma das maiores fontes de visitantes para a sua loja virtual é o Google, portanto aparecer bem lá garante que mais pessoas chegarão até sua loja para dar uma olhada (e podem acabar comprando alguma coisa!). E você só vai conseguir aparecer bem lá se oferecer o que as pessoas estão procurando. E, para saber o que as pessoas estão procurando… bem, chega de lógica barata. É isso: consultando o Trends, você pode conferir e ver que termos geram mais buscas, comparar dois ou mais termos (ou produtos) e decidir quais serão os rumos da sua loja virtual – seja sobre o que vender ou como apresentar os produtos. Na página inicial do Trends, você ainda pode ver as tendências principais de busca para o período atual (o que ajuda a planejar suas campanhas de Adwords, por exemplo). Se, por exemplo, eu quero vender mochilas escolares (do Star Wars), fazendo uma busca por mochilano Google Trends aparecem esses dados:

Daí, o que se pode perceber é que o interesse por mochilas no Google é maior em determinadas épocas (os picos são todos em janeiro e julho, época de volta às aulas). Nessas letras, o Google mostra as principais notícias relacionadas às buscas por esse termo (e, aí, você pode descobrir que o pico de buscas foi ocasionado tanto pela volta às aulas quanto por uma notícia envolvendo armas e mochilas). Buscando especificamente por mochila star wars, você vê esse gráfico que parece muito com um Imperial Walker:

E é possível, ainda, comparar dois termos – *mochila Star Wars *com mochila Ben 10 – para descobrir que a força não está exatamente nas mochilas escolares, porque o Ben 10 arrasa nesse quesito:

Outra coisa bacana é verificar o interesse regional e as buscas relacionadas, que aparecem logo depois do gráfico:

Interesse regional por região…

…ou por cidade.

Pesquisas relacionadas. Pela quantidade de termos em espanhol aí, dá pra ver que as buscas em espanhol são bem grandes – o que deve ter a ver com essa novela mexicana sobre uma menina e sua mochila azul. Caso você não queira ver esses dados, é possível refinar sua busca por região e período:

Ah! Importante: é preciso ter um volume de buscas significativo para que um termo apareça no Trends. Por isso, você pode ter de usar um termo mais genérico, dependendo do que estiver pesquisando.