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Como transformar uma venda simples em venda recorrente?

Quer entender como conquistar vendas recorrentes para o seu negócio e explorar essa demanda dos seus consumidores? Te explicamos nesse post completo!

Redação

Redação

O mercado de vendas recorrentes está em expansão nos últimos anos e o consumidores seguem buscando soluções como assinaturas, planos, contratos e mensalidades para deixar mais prática sua rotina.

A venda recorrente é um formato com um vínculo mais forte entre consumidor e empresa do que uma venda simples e avulsa, já que acontece com uma frequência determinada entre as duas partes. Os pagamentos e a entrega de produtos ou serviços também são frequentes dentro desse modelo de consumo e podem ser mensal, bimensal, semestral, até anual.

Essa recorrência nas vendas é um modelo muito interessante para o empreendedor! Afinal, a aquisição de um cliente novo é muito mais custosa do que a fidelização dos clientes que já compraram com a sua loja.

Já para o consumidor, é uma oportunidade de ter as demandas individuais atendidas de forma prática e com comodidade. Vamos imaginar, por exemplo, que você seja um apreciador de cervejas e que adora conhecer novos tipos e sabores. Porém, nem sempre tem o tempo que gostaria para ir até uma loja especializada com frequência. Não seria muito legal receber uma seleção de acordo com os seus gostos pessoais no conforto da sua casa? Esse é o modelo de um clube de assinaturas, um dos tipos de venda recorrente já muito bem aceito pelo mercado.

Acompanhe no post que preparamos mais alguns tipos de vendas recorrentes que podem ampliar os números de faturamento da sua loja.

Por que investir em um modelo de venda recorrente?

A essa altura você com certeza já percebeu que o principal atrativo da venda recorrente é a fidelização de clientes. O consumidor procura algo que ofereça uma facilidade para o dia a dia ou uma solução para algum problema, se identificam com o que a sua empresa oferece, constrói um vínculo com a marca e tem uma experiência de consumo a longo prazo.

Mas essa não é a única vantagem que o modelo de vendas recorrente apresenta para o empreendedor:

  • Com pagamentos recorrentes e assinaturas, fica mais simples prever a receita mensal e lucros das vendas;

  • A previsão das vendas também ajuda a alinhar a gestão de compras e estoque;

  • A facilidade também acontece em relação à facilidade na contratação, cancelamento e pagamento.

Modelos de venda recorrente: Qual faz sentido para o seu negócio?

O formato de venda recorrente está atrelado à satisfação do cliente e com a experiência de consumo a longo prazo. Mesmo que estejamos falando sobre a venda de produtos, a compra recorrente é sentida pelo consumidor como algo maior do que uma compra simplificada e avulsa, a percepção é mais de contratar um serviço contínuo.

As vendas recorrentes podem acontecer de algumas formas, adaptadas para cada demanda de mercado e cada perfil de negócio. Te apresentamos aqui algumas delas:

Software as a Service (SaaS)

Um dos modelos que funcionam muito bem como venda recorrente é contratação de planos, normalmente mensais, para a utilização de um software, plataforma, hospedagem, etc. Nesse formato, a empresa oferece a utilização da ferramenta contratada e o suporte para o usuário.

Serviços Recorrentes

Outra forma é a contratação de serviços frequentes que são úteis para os consumidores. Aqui, estamos falando desde serviços de streaming, até contratações dos mais diversos tipos de serviços prestados fisicamente e com uma necessidade de repetição.

Clube de Assinatura

Os clubes de assinatura atendem às necessidades que os consumidores têm no dia a dia, muitas vezes utilizando produtos que o lojista já disponibiliza para compras individuais. Funcionam com a frequência na entrega de uma mesma categoria de produtos e podem oferecer aos clientes outros benefícios como a personalização, exclusividade, curadoria de kits, etc.

Se colocar no lugar do seu consumidor e pensar em como a sua marca poderia ser útil para ele em sua rotina ou até mesmo iniciar um negócio diretamente focado em venda recorrente para nichos específicos são alternativas interessantes para explorar a venda recorrente através de assinaturas.

Como montar um clube de assinatura?

Ok, você já está visualizando uma oportunidade para o seu e-commerce? Então chegou a hora de colocar essa ideia em prática!

Defina os detalhes do seu novo produto

O primeiro passo é definir como o seu clube de assinaturas irá funcionar. Que demanda de mercado ele vai suprir? Que tipo de produtos ou serviços sua empresa irá oferecer? Com que frequência? Quais serão as vantagens que o consumidor terá?

Se preocupe em responder essas perguntas e pensar se oferecer o clube é de fato viável para o seu negócio.

Entenda quem é o seu público

Que tipo de consumidor se interessaria pelo seu clube de assinaturas?
Isso será norte para tanto para definir detalhes como preço, planos, tipos de entrega e modalidades de pagamento, como será também o direcional de todos os esforços de comunicação e vendas, para que a divulgação dessa nova opção de compra seja efetiva.

Seu clube de assinaturas precisa ser atrativo, para que o cliente tenha interesse em fechar uma compra de longo prazo, ao invés de fazer compras avulsas na sua loja ou na de algum concorrente. Para isso, você precisa se colocar no lugar desse cliente e entender o que ele quer e precisa.

Quer saber como definir esse público? Dá uma olhada no nosso artigo sobre este tema aqui.

Ofereça seu clube de assinaturas na plataforma correta

Pronto, você já tem todos os detalhes do seu clube de assinatura definidos, bem como já sabe exatamente para quem quer vender.

A disponibilização da venda precisa seguir as vantagens que já citamos e oferecer comodidade ao consumidor, por isso uma plataforma de e-commerce pode ser a melhor opção.

Além disso, como o cliente estará se comprometendo com um pagamento frequente, é fundamental que ele se sinta seguro para fechar a compra. Então selecionar uma plataforma robusta, de fácil navegação e que ofereça proteção à compra fará toda a diferença. Mais do que uma simples venda, o clube de assinaturas precisa ser entendido como uma nova forma de consumo.

Pronto para transformar suas transações em vendas recorrentes e se beneficiar desse formato?

A minestore oferece a funcionalidade de clube de assinaturas e vendas recorrentes na plataforma, possibilitando ao lojista oferecer no mesmo e-commerce diversas experiências de compra para o consumidor.

Clube de assinaturas da minestore

Conheça essa funcionalidade completa aqui

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