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Como transformar sua loja física em virtual?

O poder do e-commerce também está influenciando as lojas físicas. Saiba como migrar e aliar os dois formatos.

Redação

Redação

Lojas físicas trazem diferentes despesas, como aluguel, luz, telefone, IPTU e outros gastos que acabam influenciando o fluxo de caixa do e-commerce. Por outro lado, as lojas virtuais conseguem reduzir um pouco esses custos –  além de ser um formato que está crescendo cada vez mais.

Quer saber como levar a sua loja física para o mundo virtual, manter os clientes e impactar novos consumidores com o e-commerce? Dá uma olhada nas nossas dicas:

Tenha uma boa estrutura.

A localização e estrutura também é importante em uma loja virtual. Apesar de não ter custos tão altos quanto a loja física, é necessário encontrar um local que permita a armazenagem correta dos produtos e seja de fácil acesso para veículos da empresa ou transportadoras.

Avalie se vai precisar de novos funcionários.

Você vai precisar contar com empacotadores e entregadores, além de responsáveis pelo atendimento online e pela logística. Avalie quem precisará contratar, se vai terceirizar alguma das etapas e quais funcionários da loja física podem trabalhar, também, nesse novo formato.

Tenha uma comunicação voltada à web.

As estratégias de comunicação, para aumentar as vendas e captação de clientes, precisam ser repensadas para o universo digital. A equipe ou agência responsável deve monitorar constantemente o site, manter as redes atualizadas e criar anúncios que conversem com quem está interessado em comprar virtualmente.

Calcule os custos com entrega, frete e devolução.

Você precisa colocar entre as despesas da loja virtual toda a logística da entrega, que inclui os custos com a entrega dos produtos, o valor a ser cobrado no frete e, também, o processo necessário em caso de trocas ou devoluções. Lembre-se que toda a negociação acontecerá pela internet e o cliente não vai poder buscar ou levar o produto até você.

Reavalie a concorrência.

Os concorrentes da sua loja física não são, necessariamente, os mesmos da loja online. A quantidade de e-commerces na internet é grande e, nesse canal, o interesse do consumidor pode ir facilmente de uma loja para a outra. Estude bem o mercado virtual e crie estratégias para fazer o seu site se destacar.

Invista no design e no conteúdo.

A estrutura de um site com e-commerce não pode ser o mesmo que um site institucional. É preciso ter praticidade, oferecer facilidades para o usuário e otimizar a forma que os produtos são mostrados. Invista em um bom design, com uma aparência sofisticada e que transmita muito profissionalismo. E não basta ter fotos bonitas: o conteúdo também é essencial para atrair novos clientes e melhorar a sua posição nas buscas do Google.

Esteja presente nas redes sociais.

Além de publicar novidades sobre a marca e os produtos, é muito importante interagir com os clientes nas redes. Seja respondendo comentários, tirando dúvidas por inbox ou incentivando os usuários a conversarem com a marca, o engajamento da empresa mostra que entende o público e sabe se posicionar nos canais digitais.

Essa mudança deve ser muito bem planejada, com muita atenção para não prejudicar o nome da marca e os negócios. Se ficar com alguma dúvida nesse processo, conte com a minestore!