e-commerce |

Como se destacar nas redes sociais em 2017?

Que as redes sociais são fundamentais para uma empresa, ninguém duvida. Mas que tal aproveitar o início do ano para repensar as suas estratégias nesses canais? No fim do ano, além de colocar

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Que as redes sociais são fundamentais para uma empresa, ninguém duvida. Mas que tal aproveitar o início do ano para repensar as suas estratégias nesses canais?

No fim do ano, além de colocar em práticas as estratégias para as vendas de Natal e Ano Novo, quem tem e-commerce também precisa avaliar, com cuidado, quais foram os resultados da loja e como mudar isso daqui para a frente.

Essa avaliação é uma boa forma de repensar o formato, o conteúdo e as ações da sua lojinha nos diferentes canais pela internet –  principalmente nas redes sociais.Confira quais são as principais tendências e o que você pode fazer para se destacar no mercado digital:

Avalie o que funcionou (ou não) em 2016.

Descubra como foi o engajamento com as publicações, que tipo de conteúdo foi mais interessante para o público e quais formatos realmente funcionam. Lembre-se que, além de curtidas, é preciso entender o que gerou acessos e leads para o seu e-commerce.

Estabeleça um cronograma.

Planejar os posts e conteúdos que você pretende colocar nas suas redes sociais facilita tanto a criação quanto a mensuração dessas publicações. Liste, agora mesmo, quais são as datas essenciais para colocar conteúdos diferenciados no Facebook, avisar o público sobre promoções no Twitter ou divulgar um produto pelo Instagram.

Aprenda a lidar com dúvidas, críticas e problemas.

As redes sociais ajudam o cliente a conhecer e interagir com a loja, mas também podem ser um mural de críticas e reclamações. Para não deixar um cliente insatisfeito afetar a imagem da loja, saiba trabalhar com cuidado, atenção e respeito, levando discussões ou problemas para o inbox e oferecendo soluções que beneficiem os dois lados.

Utilize o Messenger como um canal de atendimento.

O Facebook Messenger otimiza o contato com o seu cliente, devido à rapidez, dinamismo e praticidade dessa plataforma. Com os **Bots para Messenger **(robôs que ajudam as empresas em diferentes canais digitais), por exemplo, você pode facilitar o atendimento do consumidor e criar uma central totalmente automatizada.

Invista em vídeos.

Esse é um dos formatos mais efetivos para as redes –  principalmente no Facebook e no Instagram. Para o próximo ano, a principal tendência entre os vídeos é o conteúdo de fácil compreensão – mesmo sem áudio, o usuário vai poder entender a mensagem e se interessar pelo que está sendo mostrado. Outra aposta são os vídeos 360°, que ajudam a visualizar produtos e explorar locais com mais detalhes, gerando visibilidade para o que você divulga.

Explore o anúncio Canvas.

Esse formato, lançado neste ano pelo Facebook, é uma forma de trazer conteúdo do seu site para a rede social, explorando as funcionalidades do mobile. No Canvas, você consegue criar uma experiência imersiva completa, explorar vídeos, imagens e textos, direcionar o conteúdo para clientes ou consumidores em potencial e conseguir acessos que realmente trazem resultado para a sua loja.

**Cuide bem do seu *****feed ***do Instagram.

Hoje, o número de usuários no Instagram já ultrapassa 500 milhões e, só no Brasil, são 35 milhões de pessoas conectadas à rede. Um dos focos da sua loja para 2017 precisa ser o desenvolvimento de bons conteúdos para o Instagram, com vídeos e imagens que deixem o feed bonito, interessante e que levem as fotos além de anúncios de produtos: tudo o que for publicado no Insta da marca deve servir como inspiração visual para o cliente.

**Entenda o comportamento dos usuários. **

Centrais de pesquisa, como o Facebook IQ, e questionários voltados ao comportamento do consumidor são ferramentas essenciais para pequenas e médias empresas que querem entender os usuários nas redes. No próximo ano, transforme esses dados em informações relevantes para a empresa, que podem render insights para anúncios, ideias para otimizar o site e lançar novos produtos.

**Já começou a planejar como vai ser o próximo ano do seu e-commerce? Está com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui no **blog!