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Como saber se você está pronto para começar a vender pela internet?

Identificar o momento certo para começar uma loja virtual pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Mas, como ter certeza de que a hora chegou?

Redação

Redação

Você pensa todos os dias em criar uma loja virtual ou começar a oferecer serviços de forma online, mais ainda tem dúvidas se consegue tirar essa ideia do papel?
Pode ser complicado dar o primeiro passo e se aventurar no mundo do e-commerce. Mas esse primeiro passo precisa ser dado! Comece entendendo alguns pontos que podem fazer diferença no caminho que você irá percorrer.

Você certamente já ouviu essa história antes. Muitas vezes, um negócio não dá certo porque "não era a hora dele acontecer". Parece que o universo conspira para que nada daquilo vá pra frente e você, por consequência, acaba abandonando o barco também.

Porém, mesmo sem bola de cristal para te ajudar a determinar o momento exato para começar uma loja virtual, é possível entender os fatores que ajudam a compor essa "equação do destino" para te ajudar a responder se esse é o momento ideal para você.

1. Qual é o seu perfil?

Não precisa saber responder logo de cara, só comece sendo honesto. Como está a sua motivação em relação a esse negócio? O quanto você entende do mercado que quer entrar? O quanto você está disposto a estudar para aprender sobre aquilo que ainda não conhece? Do que está disposto a abrir mão para que isso dê certo? São perguntas difíceis, mas são também um excelente termômetro para você testar a sua resistência para levar esse negócio a sério.

2. O quanto você conhece o seu público?

Pesquisar, perguntar, investigar... Não basta achar que seu público são todas as pessoas que podem pagar pelo seu produto. É preciso dar nome e cara a elas. Quanto mais características você souber sobre a sua persona, maiores são as chances do seu negócio encontrá-las usando a internet. E acredite: elas estão lá. Você só precisa saber por quem procurar.

3. Qual o diferencial do seu produto?

E não se engane: para responder a essa pergunta, você precisa olhar mais para fora do que para o seu produto. Pois aquela coisa incrível que você acredita que o torna único pode estar sendo anunciada pelo seu concorrente nesse exato momento. Por isso, pesquisa é fundamental aqui também. Olhe desde o maior concorrente do mercado até os concorrentes indiretos, que ofertam soluções alternativas ao problema que você também quer solucionar. Só assim você vai poder dizer com certeza qual é a única coisa que o seu produto tem que os outros não possuem.

4. Você tem capital para investir em uma loja virtual?

A questão financeira é importante para definir esse momento. Mesmo que você conte com uma plataforma de e-commerce que possui um plano de entrada sem mensalidade, como o plano Trend da minestore, você ainda precisará contar com um investimento para a compra da matéria-prima ou importação do seu produto, embalagem, logística, divulgação da loja... Ou seja, quanto disso está separado para você poder investir? Só começar por começar pode causar uma primeira impressão no seu cliente em relação à sua loja difícil de ser corrigida mais para frente.

5. Qual o seu nível de conhecimento sobre marketing digital?

É importante deixar claro que isso não é uma obrigatoriedade. Até porque o foco aqui é o seu negócio. Mas, uma coisa você precisa ter em mente antes de abrir uma loja virtual: a compreensão de que a loja sozinha não vende. Assim como no conceito de uma loja física, a loja virtual também é o local onde a venda acontece, mas essa venda não se concretiza se você não levar pessoas até esse espaço. E nesse aspecto, o marketing digital é um grande aliado, pois, quando feito da maneira correta, ele pode direcionar muito mais gente para a sua loja do que uma divulgação para loja física jamais seria capaz de fazer. Portanto, pense com carinho a respeito disso.

E se depois de toda essa reflexão você chegar à conclusão de que esse é, de fato, o momento certo para você abrir sua loja virtual, venha conhecer os planos da minestore. Ou ainda, as histórias de outros lojistas que já contam com a plataforma para tocar seus negócios.

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Então, que tal começar a pensar em contratar uma plataforma de e-commerce?

Leia também: Quais os principais pontos para escolher uma plataforma para loja virtual?

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Referências:

https://casadaconsultoria.com.br/vender-pela-internet/
https://www.escoladeecommerce.com/artigos/como-vender-pela-internet/