anúncios de fanpage |

Como promover sua fanpage com o Facebook Ads

Um guia básico para divulgar sua fanpage em anúncios pagos + vários links de referência Tudo começou lá por 2003 por perto de Harvard: um pequeno gênio da programação, Mark Zuckerberg, vira as noites

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Um guia básico para divulgar sua fanpage em anúncios pagos + vários links de referência

Tudo começou lá por 2003 por perto de Harvard: um pequeno gênio da programação, Mark Zuckerberg, vira as noites dando origem ao que se tornaria o assunto preferido das pessoas no almoço de domingo: o feice. Que ele ganhou vários inimigos nessa empreitada, é outra história – e que todo mundo está no Facebook, você também já sabe. O que interessa aqui é que o gênio empreendedor do Zuckerberg fez com que ele se tornasse o bilionário mais jovem da história e muito desse sucesso está no sistema de propaganda do Facebook para páginas e negócios – o Facebook Ads.

Com o Ads, empresas e negócios podem publicar aqueles anúncios pagos que aparecem na sua timeline – e a parte boa é que é possível segmentar absurdamente quais pessoas verão o anúncio, uma mão na roda se você já sabe quem é seu público-alvo (ou quer testar vários públicos diferentes e ver quais deles dão mais resultado). Essa segmentação pode chegar a um nível do tipo: mulher, de 18 a 24 anos, da capital do Rio de Janeiro, que curte longboards. Controvérsias à parte – muitas pessoas já criticaram, por exemplo, a promoção de páginas para ganhar mais likes, dizendo que essas curtidas vêm de perfis meio duvidosos (de pessoas da Índia ou de Bangladesh) e que não têm nada a ver com o público do negócio promovido –, depois que você montou sua loja virtual, divulgá-la por meio dos anúncios da rede social ajuda bastante a aumentar o tráfego e as vendas.

Para fazer um anúncio de sucesso no Facebook, primeiro, é necessário ter uma fanpage facilmente localizável e analisar os dados das pessoas que mais interagem nela, através do Insights, para saber quais publicações são mais populares. Depois de promover sua página entre seus amigos, é importante pensar em um público específico que você queira atingir (considere que é possível segmentar bastante) e em qual mensagem você dará a esse grupo (ou ‘como sua loja melhora a vida deles’, especificamente). Daí para criar conteúdo interessante a esse público e postá-lo com consistência no Facebook, é só um passo – e você pode continuar conquistando cada vez mais fãs parecidos com os seus. Depois que você promoveu, analisar os dados te permite criar mais anúncios, pensar melhor seu público-alvo e suas value propositions. Além de divulgar sua fanpage, esse serviço te permite promover um post específico, um evento ou fazer uma oferta exclusiva para quem curte sua página.

Na página de anúncios do Facebook, você tem acesso direto a todos os tipos de campanha que pode fazer dentro da sua fanpage. Lá dentro da sua fanpage, há o caminho direto para impulsionar publicações, promover a página com o objetivo de conseguir mais curtidas, fazer uma promoção ou divulgar um evento.

Screen Shot 2015-06-09 at 10.24.55 AM

Para impulsionar uma publicação específica, você deve escolher posts que tenham feito mais sucesso e que chamem mais a atenção do seu público-alvo – e, se eles forem imagens, melhor ainda. Selecionando um orçamento máximo, você limita o quanto vai pagar pelo anúncio – no entanto, como o Facebook trabalha com um preço por clique (cerca de R$0,30), quando você atingir a quantidade de cliques que fechar seu orçamento, o anúncio para de ser veiculado.

Screen Shot 2015-06-09 at 10.25.38 AM

Para promover sua fanpage e obter mais curtidas, você pode segmentar o anúncio de acordo com sexo, idade, localização e interesses. Assim, garante que as pessoas que têm mais chance de curtirem sua página vão vê-la por ali, na timeline.

Screen Shot 2015-06-09 at 10.26.50 AM

Anunciar um site no Facebook é uma boa alternativa para divulgar sua loja – embora o anúncio de um post específico, como uma imagem direcionando para alguma página específica da loja virtual, tenha mais chances de funcionar. De qualquer maneira, nesse caso, você vai pagar por clique novamente (então, dá pra estabelecer quando o anúncio será veiculado ou se você quer que ele fique aparecendo até esgotar seu orçamento). Ofertas são outra boa maneira de dirigir tráfego para a sua loja virtual – basta criar uma nova oferta no mesmo lugar em que você posta seu status, fotos ou vídeos.

Outros links úteis:

Como anunciar sua loja virtual no Facebook

Ebook completo com melhores práticas, passo a passo para montar um anúncio e erros mais comuns – material de referência útil e gratuito :)

Como vender mais online divulgando sua loja no Facebook

Post introdutório do blog com dicas para criar e manter uma fanpage.

O acesso orgânico do Facebook morreu – e você tem que lidar com isso

Parte do ebook gratuito da minestore sobre Divulgação de Lojas Virtuais no Facebook

Os erros mais comuns ao divulgar sua loja virtual no Facebook

Mais um capítulo do ebook sobre Divulgação de Lojas Virtuais no Facebook (só pra dar um gostinho :))