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Como montar um blog para a sua loja virtual

O blog é uma ferramenta poderosa para encontrar e fidelizar clientes no ecommerce Poderíamos apresentar dezenas de boas razões para sua loja virtual ter um blog. Três delas, no entanto, bastam para convencer

Keslen Deléo

Keslen Deléo

O blog é uma ferramenta poderosa para encontrar e fidelizar clientes no ecommerce

Poderíamos apresentar dezenas de boas razões para sua loja virtual ter um blog. Três delas, no entanto, bastam para convencer qualquer lojista virtual preocupado com o seu novo negócio a investir tempo e esforço nos retornos que um blog bem feito proporciona. Não necessariamente nessa ordem, temos:

– Autoridade

Se sua loja virtual vende roupas, por exemplo, espera-se que você entenda de moda (no mínimo, né). As marcas podem (e devem) ter experiência e conhecimento nos nichos em que atuam, e um blog pode ser um ótimo meio de demonstrar aos seus clientes que você é autoridade naquele assunto. Assim, os leads ficarão impressionados com sua expertise no tema e a chance de tornarem-se clientes aumenta muito mais.

– SEO friendly

As ferramentas de busca têm um monte de regrinhas que determinam se a sua página da web vai aparecer mais ou menos bem colocada quando um potencial cliente busca pelo seu produto ou serviço. Ter um blog atualizado com frequência e com conteúdo interessante e relevante (nada de ctrl c + ctrl v, portanto) é um dos fatores que faz o Google cair de amores pela sua loja virtual. Só isso já é motivo suficiente para escrever e atualizar um blog – a quantidade de pessoas que vai passar a acessar sua loja virtual com esse investimento já compensa qualquer esforço.

– Relacionamento

Poucos canais são tão efetivos para fidelizar clientes quanto o blog. Lá, você pode fazer todo tipo de ação promocional, além de entrar em contato com leads e potenciais clientes pelos comentários e posts, mostrar em detalhes os produtos da sua loja virtual – e contextualizá-los, coisa que nem sempre dá para fazer na descrição do produto –, além de mostrar partes do dia a dia da sua marca. Todo esse conjunto de ações é tão importante para o branding da sua loja virtual e a fidelização de clientes quanto toda a parte visual e operacional da marca e dos produtos.

Como montar um blog para a sua loja

Há vários serviços gratuitos para montar um blog na internet. Para começar, eles podem ser um bom caminho – é claro que esperamos que seu blog tenha tantos acessos mensais que seja necessário pagar um super plano de hospedagem, mas todo mundo precisa começar de algum lugar, certo? Separamos três plataformas que podem te ajudar: dê uma olhada em cada uma delas e veja qual serve melhor aos objetivos da sua marca. Depois, você pode colocar um link para o blog na sua loja virtual da minestore – é bem simples e rápido fazer isso mexendo no código HTML pelo editor de temas.

Ah! Seja qual for a plataforma escolhida, é bacana utilizar um domínio próprio para o endereço do blog – um subdomínio do endereço da sua loja virtual ajuda, inclusive, a melhorar o ranking das páginas nas ferramentas de busca.

WordPress

O WordPress é utilizado por 24% da Internet. Vinte-e-quatro. De-toda-a-internet. É mole? Além disso, eles têm plug-ins ótimos para otimização de SEO, o que ajuda bastante a indexar melhor nas páginas de busca. Para criar seu blog por lá, basta seguir alguns passos simples:

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Clicando em ‘criar site’, você já começa com o endereço do blog da sua loja virtual. Esse endereço pode ser trocado, depois, pelo domínio que você comprou para a sua loja virtual.

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Depois, você completa aquela coisa básica de login/senha/cadastros…

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E pode adicionar seu domínio personalizado, comprar um domínio ou pular essa parte.

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Aí, basta escolher um dos temas – vários são gratuitos e, se você achar necessário, pode pagar por um tema específico depois.

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Aí, você escolhe um plano (pode começar no gratuito e depois, ver qual é a demanda e a necessidade de fazer upgrade para outro plano)…

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… e pronto! Está feito e pronto seu blog :)

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Tumblr

O Tumblr também é utilizado por grande parte da Internet – principalmente o público mais jovem e alternativo, prafrentex. Um das vantagens de lá é a facilidade para compartilhar conteúdo visual – aquelas fotos lindas dos seus produtos, por exemplo – com um alcance bem grande. Para criar o blog, também, é muito muito fácil:

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Un-dos-tres, un pasito adelante, Maria:

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Encontre um username e uma senha forte…

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… deixe bem claro que você tem mais de 18 anos e não é um robô, e pronto:

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Pode começar a compartilhar conteúdo :)

Blogger

O Blogger é um serviço bem popular do Google para criar e compartilhar conteúdo na Internet. Ainda que seja usado com mais frequência para blogs pessoais, vale dar uma olhada e ver se pode ser útil para a sua loja virtual. Para criar um novo blog, basta estar logado com sua conta do Google e, lá da página inicial do Blogger, clicar em “Novo blog”.

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Vale também dar uma olhada no Guia de primeiros passos do Blogger, que explica em detalhes como fazer novas postagens, customizar temas etc. etc.