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Como melhorar o relacionamento com os seus clientes?

Pequenos detalhes fazem uma diferença enorme quando o assunto é relacionamento com o cliente! Como anda o seu relacionamento com os clientes da sua loja virtual? Você considera que eles estejam satisfeitos com

Keslen Deléo

Keslen Deléo

Pequenos detalhes fazem uma diferença enorme quando o assunto é relacionamento com o cliente!

Como anda o seu relacionamento com os clientes da sua loja virtual? Você considera que eles estejam satisfeitos com o seu atendimento? Você costuma criar ações especiais para quem já comprou alguma vez no seu e-commerce?

Manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para que eles voltem a consumir na sua loja, e ainda falem bem de você para os amigos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Gartner, o investimento para conquistar um novo cliente é de 5 a 12 vezes maior do que para manter um atual.

Sabendo disso, selecionamos algumas dicas que você pode botar em prática ainda hoje para melhorar o relacionamento com os seus clientes. Confira!

O seu consumidor é único!

Na hora de atender o seu cliente, faça com que ele se sinta único e especial. Trate-o pelo primeiro nome, procure ser informal ao conversar com ele (quando for possível, é claro) e sempre tenha a urgência de respondê-lo o quanto antes. É provável que alguma vez na vida você já tenha precisado falar com o serviço de atendimento ao consumidor de alguma empresa e loja, certo? Vai dizer que não é terrível quando eles demoram para te responder ou demonstram pouco caso? Não seja assim com os seus clientes! =)

Mantenha bons canais de comunicação

Procure deixar visível na sua loja virtual como o seu consumidor pode entrar em contato com você em caso de dúvidas. Pode ser uma página do Facebook, um número de Whatsapp ou então um e-mail.
Não precisamos nem dizer que você precisa checar com frequência esses canais para garantir que todas as perguntas sejam respondidas com agilidade, não é mesmo?

Entregue mais do que o cliente espera

Ao comprar uma camiseta, o consumidor está esperando receber apenas uma camiseta. Porém, você pode surpreendê-lo e entregar muito mais do que isso, oferecendo uma experiência e um atendimento sensacional! Você pode entrar em contato assim que descobrir que o produto já chegou na casa dele, por exemplo. Pode ser por meio de uma mensagem, uma breve ligação, ou então um e-mail. Seja criativo e faça o seu consumidor ficar feliz!

Mesmo que o seu consumidor já tenha efetuado a compra, procure manter um diálogo com ele. Eventualmente, mande newsletters da sua loja virtual, convide-o para eventos, etc. Lembre-se que fazer com que um cliente que já comprou de você adquira um novo produto é muito mais barato do que ir atrás de novos compradores.

E você, lojista, que outra dica pode compartilhar conosco? Como você faz para deixar o seu consumidor feliz e oferecer um bom relacionamento? Não deixe de nos contar através dos comentários! =D