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Como criar um email personalizado para a sua loja virtual

Veja como criar um email personalizado para a sua loja virtual e divulgar sua marca para o mercado passando uma imagem com mais profissionalismo.

Redação

Redação

Toda empresa precisa ter uma conta de email, seja para contato com os clientes ou com os fornecedores. Muitas vezes, principalmente no início do negócio, esse email é genérico, como, por exemplo, o email pessoal do dono da empresa. Nesse artigo, vamos falar sobre como criar um email personalizado para a sua loja virtual e como isso pode ajudar a divulgar sua marca para o mercado passando uma imagem com mais profissionalismo.

Um email personalizado demonstra que sua loja possui a preocupação em ser profissional, ou seja, que realiza seu trabalho de forma competente e bem planejada. Isso também é transmitido por meio do domínio único do seu site. Então, se o seu negócio já possui um domínio só dele, não faz sentido não ter um email personalizado também!

Não há problema nenhum em você usar na esfera pessoal uma conta de email do Gmail, do Hotmail, do Outlook.com, do Yahoo e de muitos outros serviços. Entretanto, não ter um email com o domínio da sua loja (a parte depois do “@”) não passa a credibilidade necessária aos possíveis clientes. Como assim? Simples, pode ser interpretado como fraude.

Quer um exemplo? Digamos que você seja cliente do Banco do Brasil. Tudo bem para você se no site estivesse como email de contato ouvidoria_bb@gmail.com? Não, certo? E por quê? Porque você quer ter certeza que está REALMENTE mandando um email para o Banco do Brasil. Já o email ouvidoria@bb.com.br é bem mais profissional. Então, por que seria diferente com sua loja?

O que é email personalizado?

É um endereço de email que contém o nome de sua loja, mais precisamente o domínio da sua loja ou negócio (é o que vem antes do .com.br, como em casabela.com.br). Personalizado porque a sua loja deterá o nome com exclusividade. Por exemplo: contato@casabela.com.br, e não mais casabela@nomedoprovedor.com.br, o que certamente gera mais credibilidade.

O email personalizado leva o nome que é único, o nome da sua loja, que você criou mediante pesquisa de não duplicidade de marca, de singularidade.

Quais as vantagens para sua loja

Ter email personalizado é um fator que gera mais confiança aos olhos do cliente, porque ele vai perceber uma organização profissional, com facilidade no contato, gerando seriedade e segurança. Ele tem agora a certeza de falar com quem queria, sua loja.

Ainda, com palavras-chaves selecionadas, sua loja é mais facilmente encontrada dentro da rede. E mais, você pode usar este diferencial para seu blog, fórum ou site pessoal. E as vantagens se estendem no uso pelos colaboradores, onde cada um poderá ter o email individual.

Outra vantagem é que se você mudar de provedor ou até de país, seu email ainda será o mesmo, e isso evita que passe aos clientes uma imagem de desorganização. Caso ele precise entrar em contato, não ficará decepcionado por enviar um email para quem não existe mais!

Como criar um e-mail personalizado

Antes de criar o seu email personalizado, escolha como ficará o nome de domínio, de preferência sem modismos ou tendências. Palavras curtas, coloquiais, de fácil pronúncia são eficientes.

É óbvio que utilizar o nome da sua loja é o mais indicado, pois é referência para seus clientes, mas também pode ser usado uma combinação do nome com o slogan da marca, por exemplo: nomedaloja@lojado****seujeito.com.br. Enfim, se um nome de domínio com o nome da sua loja não estiver disponível, vai ter que abusar da criatividade, tá?

Agora, com o nome já definido, é preciso conferir se já existe um igual. Se estiver disponível é só registrar. Mas como fazer isso?! Calma, é claro que já escrevemos sobre isso, é só conferir nos artigos: Como ter um domínio próprio para a sua loja e Qual a importância de ter um domínio próprio.

Bom, para criar o email personalizado você vai, basicamente, ter 2 caminhos. Vamos falar deles:

O primeiro, se você comprou seu domínio próprio em algum serviço como GoDaddy, HostGator e afins, pode usar o serviço deles de email. Nesse caso, seus emails algumacoisa@seudominio.com.br vão ficar nesse mesmo serviço.

Nós, aqui na minestore, não gostamos nenhum pouco dessa abordagem, porque as ferramentas de email desses serviços costumam não ser lá grande coisa. Grande coisa comparado com o quê? Com os excelentes serviços de email do Google (como o Gmail) e da Microsoft (como do Office 365).

Caso você tenha usado apenas o Registro.br, por exemplo, terá que instalar e configurar um serviço de email no seu servidor ou pedir para a empresa responsável pela hospedagem criar o email com o endereço desejado.

Isso nos leva ao segundo caminho possível: contratar como serviço de email o G Suite do Google ou o Office 365 (esse link do Office 365 é de uma oferta, com um descontão). Só esses? Sim, só esses. Claro que há muitos outros, mas os que conhecemos e achamos mais legais são esses.

Achamos legais porque são os mais conhecidos, mais fáceis de usar e, de longe, aqueles que acreditamos que funcionam melhor. Na minestore, por exemplo, utilizamos o G Suite do Google. Por isso, usamos um Gmail personalidade. Veja só:

email personalizado

Ok, você contratou um serviço “profissa” de email. E agora? Agora, você vai ter que fazer algumas configurações no serviço que você usa para gerenciar o DNS do seu domínio. Por exemplo, no caso do G Suite, veja aqui as configurações. Aí você se pergunta: como fazer isso?

Depende de onde comprou seu domínio, de qual serviço está usando para gerenciar as entradas de DNS do domínio e por aí vai. Resumindo: é um assunto mais técnico. Mesmo sendo algo um pouco mais complicado, acredite, vale muito a pena para melhorar a credibilidade do seu negócio, da sua loja.

Conclusão

Em meio a tanta tecnologia em que estamos inseridos, é necessário que cada empresa se diferencie no mundo online, sendo mais convidativa e profissional. Para isso, o email personalizado funciona como um cartão de visitas, demonstrando que sua loja se preocupa com todos os aspectos funcionais do negócio, até mesmo o email.

Esta técnica de personalizar o canal de comunicação com o cliente é uma das formas eficientes e indispensáveis para elevar a credibilidade do negócio. Credibilidade é um item chave para ter uma vida longa no mundo das lojas virtuais.

Créditos da Imagem: Freepik