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Como conquistar os primeiros clientes do seu e-commerce?

Confira as dicas que preparamos para ajudar a tirar a sua loja virtual do anonimato e realizar suas primeiras vendas online.

Redação

Redação

A lista de clientes é uma das partes essenciais de qualquer negócio. Mas o que acontece se você acabou de abrir sua loja?

Mesmo com tudo registrado e organizado, não dá para depender apenas daquele amigo que conhece seus produtos ou dos comentários entre pessoas da família. Esse tipo de propaganda boca a boca é importante, mas existem algumas táticas que ajudam você a conquistar seus primeiros clientes de um jeito profissional. Descubra quais são e comece a tomar iniciativas diferentes para o seu e-commerce!

Conheça o público dos seus fornecedores.

Afinal, eles provavelmente têm interesse no que você vai vender. Converse com seus fornecedores, descubra quais canais eles utilizam e pergunte se existe a possibilidade de uma parceria, em que eles divulgam a sua marca como uma revendedora ou cliente.

Esteja presente nas redes sociais.

De graça e muito eficientes, as redes sociais são canais importantes para quem tem um e-commerce. Crie uma página no Facebook, um perfil no Twitter, uma conta no Instagram ou em outra rede que combine com seu negócio e possa atingir o público. Esses canais funcionam como uma vitrine, ajudam na fidelização de clientes e na disseminação do seu nome, contanto que sejam atualizadas constantemente.

Invista em ações de marketing digital.

Os anúncios do Facebook, links patrocinados e táticas de Growth Hacking podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua loja. Separe parte do seu tempo e investimento para essas ações de comunicação ou converse com profissionais que podem ajudar você a criar estratégias eficazes.

Crie boas experiências.

O cliente precisa se sentir bem no processo de compra – do primeiro contato com a marca até receber o produto. Aposte em um bom atendimento, tenha clareza e cuidado na hora de tirar dúvidas, otimize seu site, seja organizado e profissional. Assim, você vai fazer o consumidor confiar na marca, ter uma experiência prazerosa e fechar negócio.

Experimente as redes de comparação de preço.

Esse tipo de serviço permite que o internauta compare os preços e condições de um mesmo produto em diferentes lojas. Utilize esses canais para oferecer um preço bacana e ganhar visibilidade. Os sites de compra coletiva também são uma alternativa, já que podem atrair consumidores de diferentes lugares.

Ofereça descontos.

Um código de desconto para a primeira compra no site, oportunidades para inscritos da sua newsletter ou condições de pagamento atrativas são boas maneiras de chamar a atenção. Mas tome cuidado e planeje bastante esse tipo de ação, para não sair distribuindo descontos por aí e acabar tendo prejuízo no seu caixa.

Melhore o seu SEO.

O SEO é a forma que você trabalha para que seu site apareça em destaque nos buscadores, sem ter que pagar por isso. Melhore as descrições dos produtos, use palavras-chave adequadas ao público (pensando sempre naquilo que seus clientes pesquisariam) e invista em conteúdo, para mostrar às pessoas (e aos buscadores) que você cuida constantemente do que publica e entende dos assuntos relacionados ao seu segmento.

Peça feedbacks e comentários.

Sempre que tiver uma venda na loja, peça que esses primeiros clientes falem sobre os produtos, sua experiência de compra e avaliem a imagem que a marca passa. Isso transmite confiança, atrai novos consumidores e ajuda você a saber quais pontos do e-commerce precisam melhorar.

Invista em parcerias.

Fazer trocas com outras marcas e e-commerces do seu segmento pode ser muito valioso! Vocês poderão criar ações conjuntas de divulgação, como cupons, promoções ou posts nas redes sociais, ganhando a atenção do público das duas lojas.

Deixe sua loja autêntica.

Ser você mesmo e construir uma boa imagem de marca é importante para conseguir cada vez mais clientes. Não tente impressionar sem objetivos definidos, não ofereça algo que não possa cumprir, fique sempre de olho na demanda e esteja sempre alinhado aos valores da empresa. Só assim você vai inspirar confiança no cliente e trazer novos cliques para o seu site.

E, o mais importante: não desista! Depois de criar seu e-commerce, ter um domínio registrado e organizar o estoque, as divulgações e ações para conquistar clientes devem ser feitas com calma e tranquilidade, para que o planejamento saia do jeito certo e você comece a ganhar visibilidade nesse universo digital.

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