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Como sua loja virtual pode usar o Snapchat

<span data-sheets-userformat="[null,null,769,[null,0],null,null,null,null,null,null,null,1,0]" data-sheets-value="[null,2,"O app u00e9 sucesso absoluto u2013 e, sim, du00e1

Keslen Deléo

Keslen Deléo

<span data-sheets-userformat="[null,null,769,[null,0],null,null,null,null,null,null,null,1,0]" data-sheets-value="[null,2,"O app u00e9 sucesso absoluto u2013 e, sim, du00e1 pra usu00e1-lo na sua loja virtual tambu00e9m!"]">O app é sucesso absoluto – e, sim, dá pra usá-lo na sua loja virtual também!

O Snapchat é um aplicativo de mensagens por imagem e funciona assim: você tira uma foto (ou faz um vídeo), pode adicionar textos ou rabiscar por cima dessa foto, e aí envia para os seus contatos. Só que essa imagem só vai aparecer pra eles por 1 a 10 segundos (você escolhe) e, depois disso, some pra sempre do aplicativo e dos servidores.

Esse negócio instantâneo e que se esvanece para sempre pode dar origem a várias metáforas, conversas sobre a efemeridade pós-moderna ou blá-blá-blá. Mas não é disso que falaremos aqui agora. Vamos chamar sua atenção para o fato de que muita gente usa o app e eles estão fazendo um sucesso estrondoso. Os dados falam de (nos EUA, mas se aplica bastante ao Brasil) 26 milhões de usuários ativos, 400 milhões de snaps enviados todo dia, 18% dos usuários do iPhone também utilizarem o Snapchat e uma faixa etária bem jovem de pessoas que enviam snaps (entre 13 e 22 anos).

Toda essa estatística pode revelar que, se o público-alvo da sua marca está nesse balaio, tem sido bem mais fácil encontrá-los no Snapchat do que no Facebook, por exemplo. E, ao mesmo tempo em que é um desafio absurdo encontrar esse povo por lá, a recompensa pode ser bem grande.

Entre os fatores que tornam o Snapchat um desafio para o marketing digital, estão a dificuldade de construir uma base de seguidores (já que as pessoas escolhem te seguir, e aí poderíamos falar disso como uma vantagem também); os problemas para quantificar os investimentos e a dificuldade de anexar links ou redirecionar as pessoas para sua loja virtual, por exemplo.

Um jeito bem legal de usar esse app pode ser para anunciar novidades deixando tudo bem exclusivo – o que aproxima seus seguidores de você. Dê uma olhada no que o pessoal tem feito:

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A HBO mandou vários teasers da nova temporada do seriado Girls, com imagens internas (e aproveitou muito as crises de ansiedade de quem assiste seriados).

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O McDonalds anunciou seu username do Snapchat em outras redes sociais, como o Twitter, e mandou uma imagem exclusiva de uma nova campanha publicitária e de um novo produto – antes de todo o resto do mundo vê-los.

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A Tacobell foi uma das primeiras marcas a usarem o Snapchat, e fez vários anúncios de produtos e serviços lá antes dos outros canais – o que ajudou a construir relacionamento com os clientes e aumentar a ansiedade das pessoas pelos novos serviços.

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