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Como anunciar sua loja virtual no Google

Veja os primeiros passos para anunciar sua loja virtual no Google e garantir um bom posicionamento com as palavras-chave corretas

Sueida Johann

Sueida Johann

Veja os primeiros passos para anunciar sua loja virtual no Google e garantir um bom posicionamento com as palavras-chave corretas

Já sabemos que o Google é uma ferramenta que ajuda muito na hora de mostrar os produtos para potenciais consumidores que estão efetuando buscas na internet. Então, veja os primeiros passos para anunciar sua loja virtual no Google e garantir um bom posicionamento com as palavras-chave corretas.

No geral, é possível associar seu produto a termos exatos, fazendo com que os consumidores certos sejam alcançados na hora mais importante: quando estão prontos ou praticamente prontos para comprar.

Site bem organizado e preparado para Mobile

A primeira coisa importante para anunciar é ter uma plataforma de e-commerce que seja prática de se administrar, que lhe permita editar os produtos e suas informações rapidamente. Isso dará flexibilidade para fazer ajustes e deixar as páginas dos produtos mais atrativas para os consumidores que pesquisam no Google.

Ter uma versão mobile é imprescindível, uma vez que mais de 50% do tráfego no Google atualmente já é Mobile. Lembre que os consumidores que buscam no Google, irão entrar em diversos outros sites, concorrentes do seu, portanto é importante que você forneça informações claras sobre os produtos, bons preços e estoque disponível, além de ser honesto sobre frete e entrega.

Ter uma conta no Adwords e um orçamento mensal

Para anunciar no Google, o primeiro passo é ter uma conta no Google Adwords. Esse serviço permite a qualquer lojista criar campanhas para anunciar seus produtos.

É importante lembrar que o Google é uma ferramenta de mídia e, portanto, precisa ter uma manutenção mensal para gerar maior visibilidade das mercadorias e alcançar os consumidores a qualquer momento, seja na primeira busca que ele faz sobre o produto, seja na hora que ele está disposto a comprar. Portanto, um investimento constante é muito importante, pois lhe permite ficar na frente.

Quando anunciar, vai depender muito do seu produto, quantidade de palavras que irá comprar e quantidade de concorrentes. O Google funciona num sistema de leilão. Os anunciantes disputam pelas palavras-chave, ou seja, quem tiver a melhor qualidade de suas campanhas e site, além de estar disposto a pagar mais, provavelmente aparecerá nas primeiras posições e ganhará a atenção dos consumidores.

A ferramenta Planejador de palavras-chave permite pesquisar termos que possam ser interessantes para seu negócio, bem como estimar o custo por clique que você irá pagar. Assim, é possível planejar quanto será necessário investir com o objetivo de aparecer para a maioria das pessoas que buscarem os termos que sua loja deseja comprar.

Uma coisa importante é que o Google é completamente flexível quanto ao investimento. Ou seja, você pode anunciar R$10 ou R$15 reais por dia, por exemplo. O problema, muitas vezes, é que com este valor sua loja aparecerá pouco, pois poderá ter um potencial de 20 a 30 cliques no máximo. Ou seja, quanto menos aparecer, menor é a chance dos consumidores visualizarem e comprarem seu produto. E isso não é bom.

Um valor interessante seria em torno de R$ 1.000,00, para conseguir uma boa visibilidade para sua marca e começar uma campanha com menos palavras e com foco no negócio e no aumento da clientela.

Escolher o tipo e campanha ideal para seu negócio

Existem diversas formas de fazer campanhas no Adwords. A mais comum é a campanha de texto na Rede de Pesquisa. Nesta, você cria grupos onde escolhe palavras-chave, escreve 2 ou 3 variações de anúncios para cada tipo de produto que vende. Assim, quando os consumidores buscarem pelas palavras-chave que você escolheu, seus anúncios poderão aparecer e os clientes verão sua loja.

Outro formato muito usado para lojas virtuais é o Google Shopping, sobre o qual já falamos aqui no blog. Através dele, seu inventário de produtos é enviado ao Google, que automaticamente, cria anúncios e escolhe palavras-chave conforme seus produtos. Assim, quando alguém buscar por termos relacionados a eles, verá imagens, preços e descrições, direto na busca. Você pode ver como configurar o Google Shopping na minestore através deste tutorial.

Escolher palavras-chave boas, organizar sua conta e fazer manutenção

Na hora de criar uma campanha na rede de Pesquisa, é importante saber quais palavras-chave escolher para evitar desperdício. Escolha termos bem relacionados aos seus produtos, pensando em como o consumidor iria procurá-los no Google.

Por exemplo, digamos que você vende uma camiseta da banda U2. Termos como camiseta, camiseta de banda ou U2 são muito genéricos, pois podem ser pesquisadas por pessoas que estão buscando por outras coisas que não necessariamente uma camiseta. Portanto, termos mais focados seriam muito mais funcionais, tais como: camiseta U2 ou camiseta estampa U2, seriam muito mais precisos.

É importante, para cada produto, criar um grupo de anúncios dentro do Adwords. Estes grupos terão palavras relacionadas aos anúncios e direcionarão os clientes à página do produto.

Voltando ao exemplo do U2, as palavras seriam colocadas dentro de um grupo de anúncio. Este grupo deve ter 2 ou 3 anúncios diferentes, com mensagens diferentes para testar qual terá melhor resultado. É importante que nesses anúncios a URL final seja a dos produtos que sua loja anuncia, ou seja, das camisetas do U2.

Feito isso, é importante olhar sempre para as campanhas, principalmente para as palavras-chave. Quando na interface do Adwords, é possível escolher uma campanha e grupo de anúncio e, ao visitar a aba “palavras-chave”, visualizar como está a performance de cada palavra-chave comprada. Também é possível, nesta mesma aba, visitar uma sub-aba (que fica no topo da página), chamada “termos de pesquisa”.

Esta sub-aba mostra o que as pessoas realmente digitaram. Este relatório pode ser importante para ver os termos que as pessoas estão buscando e se seus anúncios estão aparecendo. Você pode ter grandes surpresas ao visitar esta área, pois pode ver que os clientes buscam por coisas que não tem a ver com seu negócio.

Você pode marcar estes termos e na parte superior da ferramenta, acionar o botão “adicionar como palavras-chave negativas”. Esta manutenção deve ser feita periodicamente para evitar que se gaste dinheiro com impressões e cliques desnecessários.

Bom, depois desses primeiros passos tão importantes, aproveite as informações e garanta que sua loja virtual esteja nos primeiros resultados de buscas do Google! 😊