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Como a venda online auxilia as vendas da loja física?

O processo de decisão do consumidor antes da compra passa por uma série de fatores. Entender essas etapas e como se beneficiar delas é a chave do sucesso.

Redação

Redação

Se você ainda tem dúvidas sobre abrir uma loja virtual pois acha que ela irá roubar as vendas que você poderia ter na sua loja física, está na hora de rever os seus conceitos.

Uma pesquisa encomendada pelo Google mostrou que as vendas pela internet no Brasil vão dobrar até 2021. E o que isso tem a ver com a sua loja física? Muita coisa.

A parte que nos interessa da pesquisa diz que 19% das vendas off-line já sofrem influência do meio digital, o que representa um total de R$ 165 bilhões. Até 2021, estima-se que essa influência deve crescer, chegando a 32% das vendas.

Eletrônicos, livros e eletrodomésticos são as categorias onde o on-line mais exerce influência nas vendas na loja física, participando da venda de 6 em cada 10 produtos. Até 2021 esse número deve subir para atingir 8 em cada 10 vendas.

Portanto, o que você está esperando para começar a fazer parte desses números?

A primeira coisa a entender é que a loja virtual e a loja física servem a propósitos diferentes.

Se o cliente tem urgência e precisa daquele produto imediatamente, ele certamente irá até a loja física, pois sabe que ali encontrará o que precisa e poderá sair com ele em mãos.

O tipo de produto também vai influenciar esse comportamento. Muita gente não gosta de comprar roupa pela internet pois não sabe como ela irá ficar no corpo. Essas pessoas preferem ir até a loja só para experimentá-las, e aí sim, confirmarem a compra. A AMARO, entendeu esse movimento e criou uma loja física dentro de um shopping apenas para que suas clientes pudessem experimentar as roupas ofertadas no e-commerce, embora a venda continue sendo totalmente online.

Porém, se estamos falando de uma compra planejada, que o consumidor pode fazer com mais antecedência, pensando em alguma data específica, como um aniversário ou uma data comemorativa, a loja virtual pode ser de excelente ajuda, especialmente se lembrarmos da sua principal vantagem: o cliente pode fazer a compra em qualquer horário! Saber que a loja estará sempre "aberta" para que ele faça o pedido quando tiver um tempinho, depois do expediente ou aos finais de semana, ainda é uma das principais vantagens do e-commerce para o consumidor.

Para o lojista, a principal vantagem de abrir um canal de vendas online tem nome e sobrenome: inteligência de dados. Saber quem são seus clientes, o que consomem, como se comportam e como respondem às mudanças da sua loja é o tipo de informação que pode influenciar até mesmo o seu negócio físico. Um bom exemplo é essa história da Ponto X Tecidos, que teve que trocar de nome quando o nome fantasia da loja virtual acabou se tornando mais conhecido do que o da própria loja física.

Então, podemos dizer com toda a certeza: a loja virtual auxilia a sua loja física a se tornar mais conhecida. Ter uma loja bem posicionada na internet com o endereço da sua loja física bem visível nada mais é do que um cartão de visitas sendo passado de cliente em cliente que realiza as compras com você por ali, o que acaba expandindo seu nome e ultrapassando as barreiras geográficas de um jeito que apenas a loja física jamais conseguiria.

Por isso, que tal aproveitar essa onda de crescimento do comércio online que promete durar até 2021 para abrir sua loja virtual com a minestore hoje mesmo?

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Que tal considerar a minestore?

Leia também: Custos, dificuldades e vantagens de uma loja física X uma loja virtual

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Referências:

https://blog.minestore.com.br/como-transformar-sua-loja-fisica-em-virtual/
https://workconnection.com.br/blog/quais-sao-as-reais-vantagens-de-se-ter-um-canal-de-venda-online/
https://blog.quantosobra.com.br/estrategias-de-venda-para-lojas-fisicas/
https://blog.gs1br.org/venda-online-entenda-como-ela-influencia-nos-resultados-do-seu-negocio/
https://exame.abril.com.br/pme/venda-muito-mais-pela-internet/
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/10/1823568-vendas-na-internet-devem-dobrar-ate-2021-indica-google.shtml